TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Monografias: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  2.733 Palavras (11 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é mostrar a todos a importância que a contabilidade possui para cada um, mostrar como é semelhante à necessidade na vida pessoal e também dentro de uma empresa.

Mostrar a cada leitor que temos que saber balancear despesas e ganhos e registrar nossas ações para que facilite nossa compreensão em relação ao que consumimos, traz experiências de como um negócio, seja em grandes ou pequenas empresas, necessita de um profissional ou pessoa que entenda de contabilidade para organizar os negócios.

Auxiliar com os registros uma tomada de decisão, para que antes de qualquer movimentação, possamos analisar nossas economias e verificar se não pode ser prejudicial para nossas finanças. E com isso através das demonstrações financeiras, saber qual é a situação da empresa em termos econômicos, analisando se retém lucros ou possui prejuízos e com base nessas informações o administrador evita o falecimento precoce da organização.

ETAPA 1 – Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil; Introdução aos Relatórios Contábeis.

PASSO 1

A Contabilidade é um sistema que visa à demonstração e analise dos seus usuários sendo eles pessoas físicas e jurídicas, contribuindo para o processo decisório destes usuários. Estes usuários tem um interesse em comum que é avaliar como esta aplicando o seu patrimônio e como ele é gasto, os usuários são: acionistas, credores em geral, integrantes do mercado e usuários secundários administrativos da entidade e o físico.

Na contabilidade deve ser considerado as informações de natureza econômica, que é a demonstração do resultado. A de natureza física que são os valores gerados de produtos ou serviços. Natureza de produtividade que é a utilização de conceitos de avaliação e quantitativos, como receita e depósitos por cliente. O objetivo principal da Contabilidade é avaliar a situação financeira para uma tomada de decisão, deve haver clareza nas descrições do consumo para que não haja nenhuma duvida.

Existem dois pontos que devem ser observados. O primeiro é evidenciar as informações que contribuem para uma demonstração do resultado patrimonial de forma mais explicita e adequada para a empresa. A segunda deve se seguir a essência ao invés da forma, isto é a empresa deve estar atenta na forma que acontece uma operação de financiamento, por exemplo. Quando as informações não são utilizadas de forma corretamente na contabilidade, tem os seguintes resultados: deficiência no modelo informativo, limitação do próprio usuário e entre outras.

Uma vez que se tenha um contador de confiança, a empresa registrará suas movimentações corretamente, ela terá sucesso em seus registros contábeis e vai ter o controle dos seus gastos. E a Contabilidade é parcialmente quantitativa que segue uma equação patrimonial básica ( ativo=passivo+ patrimônio Líquido).

PASSO 2

Hoje, as pessoas físicas têm uma vida contábil muito semelhante à de uma empresa, pois buscam registrar e detalhar os seus gastos para ter um controle simplificado de suas economias. As semelhanças são os detalhamentos financeiros, que para a pessoa física seriam as anotações, o controle que é o balanço da empresa ou até mesmo quanto posso gastar no meu cartão de crédito. Os resultados nem sempre são os esperados, porém, fazem a pessoa planejar o próximo mês .

Assim como as empresas, as pessoas físicas possuem objetivos como, ampliar a empresa, comprar maquinário, aumentar sua casa, fazer uma reforma, enfim, todos temos um motivo para economizar .

Outras semelhanças de uma empresa e de uma pessoa física são as responsabilidades, de pagar credores, fornecedores ou de pagar uma empregada domestica, ou até mesmo uma loja de roupa. Como podemos ver, as semelhanças são muitas. Tanto na vida pessoal como em uma grande empresa é necessário a contabilidade para o balanço geral das movimentações realizadas.

Para deixar mais clara estas semelhança pode- se dar um exemplo, imaginem uma pessoa que faz compras, utiliza cartão de crédito, talões de cheque, empréstimos e não anota as informações necessárias para ter um controle destes gastos, esta pessoa vai ter grandes problemas com pagamentos. Por estes motivos é tão importante a contabilidade.

PASSO 3

1- A empresa possui sócios?

R: Sim é uma negocio de família trabalham o total de três irmãos. .

2- Como gerencia suas despesas?

R: Tenho uma pessoa responsável por organizar entradas e saídas de mercadoria que faz as anotações e nos passa os gastos lucros e despesas.

3- Separa o dinheiro pessoal do organizacional?

R: Sim, para ter um controle, pois como tenho sócios,

nós temos que dividir os lucros e contabilizar os ganhos, separo esses dois lados para não me confundir ou ter problemas futuros.

4- Utiliza a contabilidade gerencial para auxiliar na tomada de decisões dentro da empresa?

R: Sim, pois tenho que ter uma base do quanto posso investir, gastar e de quanto preciso vender, pois na minha empresa só tomamos uma decisão após analisar os nossos relatórios.

5- Como o senhor vê seu negócio sem o registro contábil?

R: Eu não iria saber se estou indo bem ou mal em meu negócio e talvez até tivesse fechado, eu levo muito a sério minha empresa e desejo que ela cresça, e para isso preciso dos meus registros para ter controle da situação e sempre me atentar com minhas despesas.

6- Qual porcentagem o senhor investe na contabilidade?

Eu invisto na contabilidade a porcentagem de 15%. Considero importante para o meu comércio e pretendo investir um pouco mais futuramente.

ETAPA 2 - Definição de Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido; Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com