TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Trabalho Universitário: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  4.550 Palavras (19 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

RELATÓRIO ETAPA 1

1- Introdução

2 - Objetivos da contabilidade

3 - Utilização da informação contábil

4 - Introdução aos relatórios contábeis.

5 - Relatórios contábeis

6 - Visão do empresário sobre a importância da contabilidade A - B - C

RELATÓRIO ETAPA 2

7 - Teoria da contabilidade

Objetivo, finalidades, entidades, campo de ampliação, interessados na informações contábeis.

8 - Técnicas contábeis

Escrituração, demonstrações contábeis, auditoria, analise de balanço, patrimônio.

9 - Conceito contábil de patrimônio

Componentes básicos, ativo, passivo, patrimônio liquido, equação básica patrimonial,

Despesas, receitas e resultados.

10 - Conceitos de receitas

Lucro, prejuízo, fatos contábeis, fatos permanentes, fatos modificativos, fatos mistos, contas e escriturações, registros e transações, meio de registros, conta, lançamentos, convenções para registros, credito e debito.

Exercícios de fixação 1 ao 5 da Etapa 2 e a Tabela, disciplina e teoria da contabilidade.

11 - Conclusão

12 - Referências bibliográficas

13 - ANEXO - Tabela - Descrição Ativo e Passivo

1 - INTRODUÇÃO

A Contabilidade é a ciência que tem como finalidade registrar, coletar, resumir, informar e interpretar dados e fenômenos que afetam as situações patrimonial, financeira e econômica de qualquer entidade.

Possui três requisitos para ser considerada Ciência: o campo de atuação que são as entidades; o objeto que é o patrimônio; e o método das partidas dobradas.

São através da Contabilidade que se evidenciam os aspectos qualitativo e quantitativo do seu patrimônio. O patrimônio pode ser um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações vinculados às entidades econômico-administrativas.

ETAPA 1

2 - OBJETIVOS DA CONTABILIDADE

A existência de objetivo específico não é essencial à caracterização de uma ciência, pois, caso o fosse, inexistiria a ciência “pura”, aquela que se concentra, tão somente, no seu objeto. Aliás, na própria área contábil, encontramos muitos pesquisadores cuja obra não apresenta qualquer escopo pragmático, concentrando-se na Contabilidade como ciência. De qualquer forma, como já vimos, não há qualquer dificuldade na delimitação dos objetivos da Contabilidade no terreno científico, a partir do seu objeto, que é o Patrimônio, por estarem concentrados na correta representação deste e nas causas das suas mutações.

O objetivo científico da Contabilidade manifesta-se na correta representação do Patrimônio e na apreensão e análise das causas das suas mutações. Já sob ótica pragmática, a aplicação da Contabilidade a uma Entidade particularizada, busca prover os usuários com informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do Patrimônio da Entidade e suas mutações, o que compreende registros, demonstrações, análises, diagnósticos e prognósticos, expressos sob a forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas e outros meios. As administrações públicas encontram-se perante o desafio de melhorar a eficiência, a produtividade e a qualidade dos seus serviços. No entanto, todos esses desafios têm de ser vencidos com orçamentos inalterados ou mesmo reduzidos. O tema, tão claro no quadrante científico, comporta comentários mais minuciosos quando direcionados aos objetivos concretos perseguidos na aplicação da Contabilidade a uma Entidade em particular. Adentramos, no caso, o terreno operacional, regulado pelas normas. Assim, ouve-se com frequência dizer que um dos objetivos da Contabilidade é o acompanhamento da evolução econômicas e financeira de uma Entidade.

Em contabilidade ele se apresenta sob três formas: Ativo, Passivo Exigível e Patrimônio Líquido. O Ativo representa todos os Bens e os Direitos de uma entidade, como por exemplo, dinheiro em Caixa ou em Bancos, Duplicatas a Receber, Estoque de Mercadorias, Móveis, Veículos, Imóveis, Máquinas, etc. Já o Passivo Exigível representa todas as obrigações financeiras que uma entidade tem para com terceiros. É tudo aquilo que a empresa deve; as dívidas que ela contraiu, como por exemplo, fornecedores, impostos a pagar. Por fim, o Patrimônio Líquido é o valor aplicado pelos proprietários do patrimônio na entidade.

É o patrimônio das entidades econômico-administrativas

É o estudo e o controle do patrimônio e de suas variações visando ao fornecimento de informações que sejam úteis para a tomada de decisões econômicas.

Aspectos qualitativos e quantitativos do patrimônio:

O aspecto qualitativo refere-se à expressão dos componentes patrimoniais segundo a natureza de cada um. O aspecto quantitativo refere-se à expressão dos componentes patrimoniais em termos monetários.

Usuários das informações contábeis:

Compreendem todas as pessoas físicas ou jurídicas que direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação da situação e do desenvolvimento da entidade tais como:

Sócios ou acionistas, Administradores, Governo, Fornecedores, Clientes, Investidores que atuam no mercado de capitais, Bancos e etc.

Técnicas Contábeis:

São inúmeras as técnicas utilizadas pela contabilidade, sendo as mais expressivas:

Escrituração: registro de todos os fatos administrativos bem como dos atos administrativos relevantes.

Demonstrações contábeis: são os relatórios técnicos que dados extraídos dos registros contábeis da empresa.

Auditoria: é a verificação da exatidão dos dados contidos nas demonstrações contábeis.

Análise de balanços: compreende o exame e a interpretação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com