TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa1

Passo 1

O Objetivo da Contabilidade

A contabilidade é uma base de informação que avalia as questões financeiras, física, e de produtividade aos seus usuários permitindo assim que possam avaliar o futuro da empresa inferindo sobre os negócios futuros.

Para tal, devem ser observados dois pontos:

1. As empresas devem evidenciar ou divulgar todas aquelas informações que contribuem para a adequada avaliação. As informações que não estiverem explicitas nas demonstrações, devem constar em Notas Explicativas ou quadros complementares.

2. A contabilidade tem íntimo relacionamento do com os aspectos jurídicos os quais, muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica. Visando bem informar, a contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma.

Etapa1 Passo 2

A semelhança financeira de Pessoa Física e Empresa

Tem vários pontos que podemos dizer que são iguais a uma empresa e deveres que nos implicam a serem feitos. Uma das semelhanças que se pode citar é o fluxo de caixa, pois temos que ter um planejamento de quanto vamos receber e pagar, para manter um controle financeiro.

Assim como as empresas procuramos observar o futuro, para podermos investir esses são necessários para que com o passar do tempo possamos obter o lucro. Pessoas físicas também fazem investimentos, por exemplo: um imóvel, aplicações bancárias, faculdade, cursos e especializações.

As receitas são semelhantes com pequenas diferenças, entre Pessoa Jurídica e Pessoa Física. Nesse caso nos temos uma só fonte de renda, enquanto as empresas têm vários clientes sejam outras empresas ou consumidor final.

Ainda temos entradas e saídas, isso influi no pagamento das contas que não podem deixar de ter um controle rigoroso para ambos os lados. Outro ponto que tem pouca diferença entre empresa e Pessoa Física é que pagam as despesas básicas de energia elétrica, água, internet, e telefonia.

Os fornecedores têm uma pequena diferença, e no nosso caso podem ser considerados até mesmo uma loja de roupas ou o supermercado, que são fatores importantes para podermos produzir. Enquanto precisamos estar vestidos e alimentados para produzirmos no mercado de trabalho, e as empesas necessitam de matéria-prima para gerar lucro.

Etapa 1 passo 3

Não basta ser um bom empreendedor ser um visionário, a empresa precisa de suporte preparo e sempre um bom planejamento. Mas para conseguir que a empresa consiga cada vez melhores resultados, o trabalho do contabilista é fundamental.

A contabilidade mostra como a empresa vai nos negócios, os registros contábeis irão fornecer informações sobre custos, giro de capital e dos encargos e tributos.

Ter um bom conhecimento do mercado implica também em preparo dos contabilistas no atendimento de seus clientes. O contato pessoal e a confiança, são apontados pelos empresários como requisitos para a relação de parceria. Entrevistado: Francisco Cordeiro

Etapa 2 passo 1.

O goodwill é um ativo intangível que surge, na maioria das vezes, decorrente da aquisição de uma empresa por outra. Assim o goodwill é normalmente a diferença entre o que uma empresa paga para adquirir outra e o valor patrimonial dessa mesma empresa (Capital Próprio).O goodwill é o reflexo do valor intangível de uma empresa , por exemplo, no valor da sua marca, na sua carteira de clientes, nos seus recursos humanos, etc.

Uma empresa que tenha um Capital Próprio (valor patrimonial) reduzido mas que tenha uma vasta clientela, ou inovações tecnológicas na sua produção que permitam ter uma visão futura, ou seja, um grande crescimento, terá um grande goodwill.

O ativo é muito importante pois este está ligado diretamente a receitas e despesas. É muito útil também para definição de passivo, perdas e ganhos. Também definidos como benefícios econômicos futuros prováveis, onde o ativo é um recurso controlado pela empresa, do qual se espera um benefício futuro.

Segundo Perez e Famá (2006), para a Contabilidade Básica, são considerados ativos os bens e os direitos de uma entidade, expressos em moeda e à disposição da administração; já sob uma ótica econômica e financeira, os ativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com