TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Artigos Científicos: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  3.903 Palavras (16 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 16

HISTÓRIA, CONCEITO E A EVOLUÇÃO DA TEORIA DA CONTABILIDADE.

ATPS – CONTABILIDADE

TABOÃO DA SERRA

SETEMBRO 2012

Conteúdo

ETAPA 1 3

AS PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES CONTÁBEIS E SUA EVOLUÇÃO 3

AS EVOLUÇÕES HISTÓRICAS DA CONTABILIDADE E AS PRINCIPAIS ESCOLAS 4

ESCOLA EUROPÉIA OU ITALIANA 5

ESCOLA NORTE-AMERICANA OU ANGLO-SAXÔNICA 5

NO BRASIL 6

ETAPA 2 7

TEORIA DA CONTABILIDADE 7

ETAPA 3 10

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE 10

ETAPA 4 11

BALANÇO PATRIMONIAL 12

ATIVO 13

AVALIAÇÃO DO ATIVO 13

PASSIVO 14

PATRIMÔNIO LÍQUIDO 14

CONTAS RESERVAS 15

RECEITAS, DESPESAS, PERDAS E GANHOS. 15

CONCLUSÕES FINAIS 17

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19

ETAPA 1

AS PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES CONTÁBEIS E SUA EVOLUÇÃO

O homem primitivo já praticava uma contabilidade rudimentar ao contar seus investimentos de caça, pesca e seus rebanhos. Antes mesmo de o homem aprender a ler, escrever e calcular a história nos mostra indícios de que o homem já se manifestava, através de inscrições e pinturas, as suas noções de qualidade e quantidade das coisas ao seu redor e que pelos historiadores datam de 3.000 a.C. Os historiadores provam que os primeiros registros incessantes e crescentes nascem das decorrências comerciais, portanto, das transações e movimentações da riqueza patrimonial. E quando o homem começou a registrar seu patrimônio era a origem do “diário”.

Com o surgimento do “papiro”, com os egípcios, onde os escribas registravam grandes movimentações efetuadas pelo seu governo mesmo que de forma rudimentar, nasciam ali “os livros contábeis”. Há registros que datam de 2.000 a.C., onde mostra um escriba egípcio contabilizando os negócios efetuados pelo seu governo.

Com as navegações dos egípcios pelo Mediterrâneo expandindo suas redes de comércio, eles começam a desenvolver as trocas de mercadorias por bases monetárias e simplificaram os registros por símbolos.

Com o surgimento do maior e o mais desenvolvido império, o Império Romano, surge o que podemos chamar de “Sistema Jurídico da Contabilidade Organizada”.

Com a queda do grande Império Romano, final da Idade Média e o começo do Renascimento, os árabes invadiram a Península Ibérica e trazem com eles obras manuscritas de contabilidade que influenciaram o comercio Europeu. Os comerciantes necessitavam de uma escrituração capaz de refletir os interesses dos credores e investidores e que era ao mesmo tempo, útil com suas relações com consumidores e fornecedores. Estava ali o inicio de “Sistematização da Contabilidade”.

Com o Renascimento as artes e a ciência se desenvolviam pelo mundo. E nesse mundo se desenvolvendo surge a figura de Luca Pacioli, frade franciscano e autor da obra que expõe o “método das partidas dobradas”, onde foi à primeira exposição dos procedimentos contábeis.

Princípio Contábil segundo qual todo lançamento a crédito numa conta faz com que surja outra conta onde é registrada a mesma importância a débito.

Com a descoberta do Brasil, em 1500, e com a instituição do governo geral chegaram os provedores da fazenda que se intitulavam o “Contador” eram os primeiros profissionais na área.

Com o desenvolvimento da Colônia cartas régias (nome dado ao documento oficial assinado por um monarca que segue para uma autoridade sem passar pela chancelaria geralmente contendo determinações gerais e permanentes), passaram a regulamentar os princípios contábeis, instituindo cargos e funções na administração fazendária.

Em Portugal, no ano de 1770, era baixada a lei que regulamentava o exercício da profissão contábil. E a partir da vinda da família real para o Brasil iniciava o ensino contábil com a instalação em 1810, da aula de “Comércio da Corte”.

A partir daí novas escolas eram fundadas, disseminando o ensino e desenvolvimento de normas e métodos contábeis.

A mais antiga instituição profissional e cultural da ciência contábil no Brasil é a Associação dos Guarda-livros da Corte, fundada em 18 de Abril de 1869 no Rio de Janeiro. Era a classe contábil se organizando

AS EVOLUÇÕES HISTÓRICAS DA CONTABILIDADE E AS PRINCIPAIS ESCOLAS

As evoluções contábeis têm fases distintas e podemos classificar assim:

• Primórdios da Contabilidade: a existência da contabilidade desde o inicio da civilização (contabilidade com inventário), sem escrita, sem número e sem moeda, conhecida com fase empírica. Que era representada por desenhos, figuras e imagens para a identificação do patrimônio;

• Fase pré-científica da contabilidade: século xv, conhecida como fase lógica racional. A contabilidade atinge um desenvolvimento notório com o desenvolvimento econômico. Surge a necessidade de se estudar a contabilização.

• Idade Moderna/Renascimento: século XIV a XVI acontecimentos no mundo propulsionaram desenvolvimento à Ciência Contábil. A valorização desse tipo de profissional cresce com o desenvolvimento no mundo. Onde o grande marco foi feita por Luca de Pacioli, consolidando o método das partidas dobradas. A era do inicio do pensamento cientifico da contabilidade

ESCOLA EUROPÉIA OU ITALIANA

Fase caracterizada como por desenvolver as teorias contábeis. Onde se teve o primeiro grande estudo e exposição quanta Ciência. Destacam-se:

• Luca Pacioli: período cientifico/romântico Foi o criador do método das partidas dobradas na obra a “Summa de Aritimetica”, em 1494, primeira exposição dos procedimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com