TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Exames: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  4.959 Palavras (20 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 20

Introdução

Esta atividade prática tem como objetivo apresentar a evolução da contabilidade e sua importância dentro das organizações, bem como suas mudanças até os dias atuais, seu objetivo e seus princípios básicos. Iremos mostrar as semelhanças financeiras existentes em uma empresa e na vida pessoal.

Abordaremos os conceitos relevantes de ativo, passivo, Goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas. Mostraremos também alguns exercícios para fixação do conteúdo e através de uma planilha com uma lista de contas contábeis daremos alguns exemplos do que vem a ser ativo passivo e patrimônio liquido em uma entidade ou até mesmo em nossa vida pessoal, mostraremos também algumas considerações sobre as sociedades anônimas e seu regramento legal, história das sociedades anônimas, principais características e tipos de sociedades anônimas, a ação, órgãos societários, direitos e deveres dos acionistas, a Importância das sociedades anônimas no cenário Corporativo Brasileiro, veremos também um quadro informando quais tipos de empresas são criadas sob a forma jurídica e outro quadro mostrando as principais diferenças entre “Sociedades Empresarias” e “Sociedades Anônimas”.

O objetivo da Contabilidade

A contabilidade é o sistema de informação que prioriza o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade de seus usuários.

O sistema de informação é o armazenamento de dados, técnicas de acumulação, emissões de relatórios e ajustes.

O usuário é a pessoa física ou jurídica que tem interesse na avaliação e na evolução de uma entidade, os usuários externos são: acionistas, credores e emprestadores de meios, integrantes do mercado de capitais e os administradores da entidade e o Fisco são chamados de usuários secundários.

Informação da natureza econômica é a visão do que seja econômico para a contabilidade.

Informação da natureza financeira são os fluxos de caixa, capital de giro e etc.

Informação de natureza física são quantidades geradas de produto ou serviços, número de depositantes num banco, número de clientes numa empresa e etc.

Informação de natureza de produtividade são conceitos de avaliação mista (financeiros) e quantitativos (físicos) ex. receita bruta per capita.

Dois pontos importantes a serem observados:

1. A empresa tem que divulgar todas as informações que ajudam para a avaliação de sua situação patrimonial e de resultados, se caso não estiverem explicitas nas demonstrações devem constar em Notas Explicativas ou Quadros Complementar.

2. A contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma. Quando não se utiliza a informação contábil ou utilização restrita pode ser resultado de deficiências na estrutura do modelo informativo, limitações do próprio usuário, baixa credibilidade por parte dos usuários, linguagem inadequada nas demonstrações contábeis.

As semelhanças existentes em nossa vida financeira particular e a de uma empresa.

A contabilidade é considerada uma ciência social a qual fornece informações patrimoniais, seu objetivo é demonstrar a situação financeira atual, já em nossa vida pessoal ela pode nos ajudar a controlar nossos gastos através de um fluxo de caixa que nos diria como esta nossa situação, se podemos e como faremos, por exemplo, para adquirir um carro novo sem ficar “enforcado” com as dividas em atraso, pois o fluxo de caixa aponta tudo que entra e sai de nosso bolso nos dando mais segurança para investimentos futuros.

Sem a contabilidade uma empresa jamais conseguiria alcançar seus objetivos e saber quais as suas obrigações, pois a contabilidade demonstra a situação financeira da empresa e em nossa vida pessoal não é diferente, é claro que a contabilidade de uma organização compara a nossa vida pessoal tem suas diferenças, mas se pelo menos começássemos a controlar nossas finanças e fizéssemos um balanço de como estamos cuidando do nosso salário, sem duvida alguma, obteríamos nossa auto realização e veríamos um grande crescimento em nossa vida financeira.

Uma organização mantém sua contabilidade em dia, pois ela busca obter lucros futuros, já em nossa vida pessoal ela serve para nos dar uma base do que temos que pagar e como vamos fazê-lo (mais como um fluxo de caixa mesmo). Nossos investimentos e gastos são para garantir conforto para nós e nossos familiares, já as organizações investem e gastam para obter novos serviços e produtos e com isso obter lucros para o crescimento continuo de sua empresa.

Desta forma podemos concluir que a contabilidade de uma empresa é essencial para seu desenvolvimento e tem sim algumas semelhanças com nossa vida pessoal, e que a diferença é que a empresa busca lucro e nós a usamos para controlar nossos gastos e manter nossas contas em dia, porem, tanto a contabilidade de uma organização como a pessoal tem como objetivo principal o controle financeiro de seus bens para evitar preocupações futuras e de ampliar uma visão de evolução, seja esta evolução pessoal ou de uma empresa.

Entrevista

Empresa: Sinacon Construções e Sinalização

Entrevistado: Waldyr Bastos Filho

Cargo: Diretor

1)Qual é a importância da Contabilidade na sua empresa?

R: A Contabilidade é o que diz como esta a saúde financeira da empresa e por isso tem grande importância.

2)Quais os benefícios que a Contabilidade traz para o desenvolvimento da atividade empresarial?

R: Traz benefícios em nossas atividades, nos dando conhecimento de como esta o financeiro da empresa para investir em equipamentos, maquinas e matéria-prima parta produzirmos.

3)Para tomada de decisão você utiliza a Contabilidade? Por quê?

R: Sim, pois é a Contabilidade que nos da o sinal de como devemos proceder diante da situação da empresa.

4)Como seria a gestão da sua empresa sem a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com