TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Dissertações: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 4

O objetivo deste capitulo é apresentar uma breve revisão da evolução histórica da Contabilidade, de forma estrutural.

Não é descabido afirmar-se que a noção intuitiva de conta e, portanto, de Contabilidade seja, talvez, tão antiga quanto a origem do Homo Sapiens. Alguns historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência de contas a aproximadamente 2.000 anos a.C. É possível localizar os primeiros exemplos completos de contabilização, portanto, seguramente no terceiro milênio antes de Cristo, na civilização da Suméria e da Babilônia, no Egito e na China. Mas é provável que algumas formas mais rudimentares de contagem de bens tenham sido realizadas bem antes disto, talvez por volta do quarto milênio antes de Cristo. É claro que a Contabilidade teve evolução relativamente lenta até o aparecimento da moeda.

A Contabilidade reflete um dos aspectos mais dominantes no homem hedonista, isto é, põe ordem nos lugares em que reinava o caos, toma o pulso do empreendimento e compara uma situação inicial com outra mais avançada do tempo.

Pode-se facilmente verificar que um sistema simples de registro e análise contábil não falta, nem mesmo na mais rudimentar das organizações. Em certas organizações pequenas, poderão faltar o economista, o engenheiro ou o técnico em administração, mas certamente não faltará o técnico em contabilidade para “tocar” a escrituração. Isto caracteriza a essencialidade da função contábil.

Como dizem, é difícil ocorrer um período muito longo em que os desafios práticos e institucionais e os progressos teóricos na Contabilidade se dissociam. Após o surgimento inicial do método contábil, na Itália, provavelmente no século XIII ou XIV, da disseminação da “escola italiana” por toda a Europa, surge no século XIX um período que muitos denominam de cientifico, e ao qual preferimos chamar de “romântico”. É neste período que, talvez pela primeira vez, a teoria avança como relação as necessidades e às reais complexidades das sociedades. Esta fase também teve seus expoentes máximos na Itália, que dominou o cenário contábil provavelmente até os primeiros vinte anos do século XX. Este fato demonstra o interesse com que camadas de estudantes acompanhavam o desenvolvimento da Contabilidade.

Os italianos e alemães fizeram da Contabilidade ou quiseram dar-lhe, talvez, uma roupagem excessivamente vistosa, mas, assim mesmo, conseguiram, na época, vender ao mundo esta imagem. O enquadramento da Contabilidade como elemento fundamental da equação aziendalista teve o mérito incontestável de chamar a atenção para o fato de que a Contabilidade é muito mais do que mero registro.

Em virtude de peculiaridades da legislação comercial, principalmente na Itália, o grau de confiabilidade e a importância da auditoria não eram ainda tão enfatizados, comparativamente aos Estados Unidos. Um corpo de auditores externos de alto gabarito é essencial para testar os demonstrativos e para discutir, à luz da praticabilidade e da objetividade, as várias práticas contábeis.

O surgimento do American Institute of Certified Public Accountants, e o ano de 1930 quando se tornou mais ativo, têm uma importância decisiva no desenvolvimento da Contabilidade e dos princípios contábeis. O Financial Accouting Standards Board têm promovido inúmeros estudos, pesquisa e emitindo opiniões sobre áreas de interrese da Contabilidade. O Fasb consegue até congregar profissionais em tempo integral. Alguns eram influentes na profissão contábil e de auditoria.

Uma característica atual do estágio de desenvolvimento da Contabilidade no Brasil é paradoxal: a qualidade das normas contábeis à disposição ou editadas por órgãos governamentais é claramente superior. Nossa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com