TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Artigos Científicos: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  6.093 Palavras (25 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 25

1. INTRODUÇÃO

Contabilidade: setor de uma organização que controla o patrimônio da mesma. Setor que cuida da saúde financeira, pois é através dela que um gestor saberá quando poderá dar mais um passo a frente!

Por uma contabilidade feita corretamente, dados econômicos e financeiros são demonstrados através de análises feitas por especialistas, que pode ser pelo setor dentro da própria organização, ou terceirizados por um escritório contábil. Esses dois dados, econômico (resultado do exercício, capital e patrimônio) e financeiro (fluxo de caixa, capital de giro, etc.), constituem o Núcleo Central da contabilidade.

Além destes, a organização usa a contabilidade para demonstrar uma natureza física, que serve como um complemento aos valores monetários (por exemplo: para demonstrar números de clientes e de funcionários), e natureza de produtividade, que usa conceitos de avaliação (financeiro) e quantitativos (físico). Essas duas servem de complemento às duas anteriores.

O usuário pode ser uma pessoa física ou jurídica, que visa à evolução de uma entidade. Têm se Usuários preferenciais ou externos, que são: acionistas; credores em geral e prestadores de recursos; e integrantes do mercado de capitais; e os Usuários secundários, que são os administradores e o Fisco.

A Contabilidade é uma ferramenta muito importante para uma Gestão Estratégica, já que permite, aos seus usuários, uma visualização do futuro da organização. Para isso, deve-se observar dois pontos:

• A empresa deve divulgar todas as informações referentes à situação patrimonial e de resultados;

• Elabore uma redação de no máximo 20 linhas a respeito da evolução da Contabilidade no mundo?

A linha histórica mostra que a contabilidade é de fato uma ciência fundamental as necessidades humanas. A contabilidade estuda objetos, fenômenos e fatos resultantes de ações humanas. A contabilidade surgiu das necessidades dos dados de bens de patrimônio que desejavam mensurar, acompanhar variação e controlar, um homem que é dono de uma empresa de um patrimônio a contabilidade é fundamental.

Hoje em dia a contabilidade é uma área que cresce a cada dia devido à modernidade econômica as empresas estão se desenvolvendo rapidamente, tornando-se de grande porte de um crescimento tecnológico no mercado e de alta qualidade.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. Etapa 1 – Apuração de Resultados do Exercício (ARE)

2.1.1. Passo 1

2.1.1.1. Conceito

Chamamos de contas de resultado, as contas representativas de despesas e receitas. A cada exercício social (normalmente, um ano) a empresa deve apurar o resultado dos seus negócios. Para saber se obteve lucro ou prejuízo, a contabilidade confronta a receita (vendas) com as despesas. Essas contas terão, obrigatoriamente, ao final de um período contábil, seus saldos zerados contra a conta de Apuração de Resultado do Exercício (ARE) e o resultado econômico obtido (lucro ou prejuízo) irá diferenciar o valor do Patrimônio Líquido para mais ou para menos. É importante ressaltar que a confrontação dos saldos dessas contas ocorre em função do consumo de despesas, custos e perdas, pagos ou incorridos correspondentes a receitas realizadas e rendimentos ganhos no mesmo período de tempo, não importando o encaixe ou o desembolso (recebimento ou pagamento).

2.1.1.2. Objetivo da Apuração do Resultado do Exercício

As receitas e despesas de uma empresa representam, respectivamente, acréscimo e diminuição de seu patrimônio líquido. Essas receitas e despesas são controladas em contas específicas que, em geral, são de grande volume, chamadas contas de resultado. Ao final de cada exercício, é necessário que essas contas sejam encerradas para que:

• Possa ser conhecido o resultado do exercício;

• Esse resultado possa ser apresentado de modo ordenado e de fácil entendimento.

2.1.1.3. Encerramento das contas de resultado

O encerramento das contas de receitas e despesas consiste em fazer um lançamento em todas as contas envolvidas de modo a deixá-las com saldo igual a zero, cuja contrapartida seria dada em uma única conta, denominada “Resultado do exercício”. Consequentemente, as receitas serão creditadas e as despesas, debitadas na conta “Resultado do exercício”. A diferença entre os débitos e créditos da conta “Resultado do exercício” será:

• Lucro, se for credor;

• Prejuízo, se for devedor. Naturalmente, se o total das receitas for igual ao das despesas, a empresa não terá obtido nem lucro nem prejuízo, isto é, obterá resultado nulo.

Confronto entre Receitas e Despesas:

Receitas > Despesas = Lucro

Receitas < Despesas = Prejuízo

2.1.1.5. Como se calcula a Apuração do Resultado do Exercício?

Para apurar o resultado (lucro ou prejuízo) obtido pela empresa no período, é necessário encerrar as contas de resultado (receitas e despesas).

Sistemática de apuração do resultado:

1º. Passo: Apurar saldo final das contas de resultado

Os valores das despesas, quando incorridas, são levados a débito da conta que representa o gasto correspondente, portanto, no final do exercício, terão sempre saldo devedor.

Despesas

Débito Crédito

Saldo Devedor

Os valores das receitas, quando realizadas, são levados a crédito da conta que representa a geração do recurso, portanto, no final do exercício, terão sempre saldo credor.

Receitas

Débito Crédito

Saldo Credor

Apurados os saldos devedores de todas as contas de despesas e os saldos credores de todas as contas de receitas, podemos partir para o 2º passo.

2º.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com