TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Trabalho Escolar: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  9.019 Palavras (37 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 37

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

ETAPA 1 4

OBJETIVO DA CONTABILIDADE 4

SEMELHANÇA ENTRE VIDA FINANCEIRA PARTICULAR E DE UMA EMPRESA. 5

ETAPA 2 7

CONCEITOS RELEVANTES DE ATIVO, PASSIVO, GOODWILL, RECEITAS, DESPESAS, GANHOS E PERDAS 7

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 9

QUADRO DE CONTAS CONTÁBEIS 10

ETAPA 3 13

DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS 13

ETAPA 4 17

A IMPORTÂNCIA DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS NO CENÁRIO CORPORATIVO BRASILEIRO 17

FORMAS DE CONSTITUIÇÃO JURÍDICA E COMENTÁRIOS SOBRE AS CONSTITUIÇÕES 18

AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE AS EMPRESAS “SOCIEDADES EMPRESÁRIAS” E “SOCIEDADES ANÔNIMAS. 19

RELATÓRIO FINAL 22

REFERÊNCIAS SITOGRÁFICAS 23

INTRODUÇÃO

Contabilidade é dada como a ciência que estuda, interpreta e registra o estado e a situação patrimonial de uma Organização. Tem como finalidade registrar e analisar todos os fatos relacionados a movimentação e variação do patrimônio administrativo, vinculado à entidade, afim de orientar e acompanhar os administradores com a finalidade de assegurar o controle da organização alem fornece-los as informações necessárias à ação administrativa. A contabilidade utiliza diversas técnicas para que suas atividades sejam atingidos seus princípios e objetivos tendo como base a utilização de escrituração para o registro de ocorrências patrimoniais, as demonstrações contábeis que por sua vez fornecem informações não apenas sobre a posição patrimonial e financeira, mas também dos resultados do gerenciamento da Administração e por fim, a análise de balanços que é a atividade que busca identificar fatores positivos e negativos sobre a saúde financeira e administrativa das empresas nos números divulgados nos balanços patrimoniais.

PALAVRA CHAVE

Contabilidade, Objetivo, Conceito, Demonstrativos contábeis, Tipos de Sociedades

ETAPA 1

OBJETIVO DA CONTABILIDADE

O principal objetivo da contabilidade é fornecer informações estruturadas através de informes contábeis de qualidade e que permitam ao usuário tomar decisões gerenciais. Levando em conta que os informes gerados pelo profissional contábil serão apenas uma forma de fornecer os dados necessários para que o usuário, seja qual for seu objetivo, tome a melhor decisão possível.

Usuário: pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade. Usuários preferenciais ou externos são:

• Acionistas;

• Credores em geral e emprestadores de recursos;

• Integrantes do mercado de capitais.

Usuários secundários são os administradores da entidade e o Fisco. Objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma.

A contabilidade é uma ciência social no que se refere ás suas finalidades , mas, quanto a metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo.Como metodologia, é parcialmente social uma vez que seus critérios de avaliação envolvem muitas vezes subjetividade e incerteza, oriundas do próprio ambiente social e econômico no qual as entidades estão operando.

É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equação patrimonial básica (Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido). A Contabilidade utiliza também, uma serie de técnicas próprias para atingir os seus objetivos, são elas:

• Escrituração é a técnica pela qual os fatos ocorridos na empresa e com efeitos nos seu patrimônio são registrados.

• Demonstrações contábeis servem para apresentar os resultados obtidos pela empresa em um determinado período ou a situação do patrimonio em determinada data. São relatórios que agrupam e divulgam os fatos ocorridos na empresa. Cada relatótio é feito para atingir uma finalidade específica.

• Análise das demonstrações contábeis é a técnica usada para determinar a situação economico-financeira de uma empresa. Demonstra a sua capacidade de pagamento, a sua evolução e a estrutura patrimonial, dentre outras medidas de desempenho.

• Auditoria é a técnica usada para verificar e atestar a qualidade da informação prestada, podendo confirmar, ou não, se os demosntrativos apresentados representam a situação patrimonial de forma fiel.

SEMELHANÇA ENTRE VIDA FINANCEIRA PARTICULAR E DE UMA EMPRESA.

A vida financeira particular pode estar interligada com a vida financeira de uma empresa. Ambos têm o foco de controle com gastos e lucros, sempre com a finalidade de se manter estável. Na mesma medida em que se dever ter um controle financeiro como pessoa, também se deve ter como empresário, pois ao mesmo tempo em que uma empresa tem como objetivo efetuar a compra de um bem de alto custo, ela tem de economizar para alcançar tal façanha.

A pessoa não é diferente, pois para novos investimentos ela precisa de economia e cortar muitos gastos para que consiga se mantiver estável. O pagamento das contas as despesas são outro ponto onde existem poucas diferenças, em geral tanto a empresa quanto a pessoa física pagam despesas básicas de energia elétrica, água, internet e telefonia. As Receitas são um ponto onde há muita semelhança e pequenas divergências entre Pessoa Jurídica e Pessoa Física.

Ao passo que nós temos geralmente uma só fonte de renda, as empresas se munem de vários clientes sejam eles outras empresas ou até mesmo o consumidor final. As entradas se dão uma ou duas vezes ao mês para nós PF’s, já para as PJ’s essas entradas podem variar conforme os acordos entre a empresa que fornece o produto ou serviço e o cliente. Isso influi no pagamento das contas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com