TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Artigos Científicos: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  3.771 Palavras (16 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Pólo presencial de Jacareí

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISONADA

CURSO: Administração

DISCIPLINA: Teoria da Administração

Professor (a): Juliana Leite

Tutor à distância: ****

Tutor presencial: ****

COMPONENTES

*************

**************

Jacareí, 17 de Novembro de 2013.

SUMÁRIO

1. Contabilidade 2

1.1 - Objetivos da Contabilidade

2

1.2 - Comparativos entre controle financeiro pessoal e empresarial

3

2 - Conceitos de patrimônios empresariais 4

2.2 - Questões propostas sobre o conteúdo

5

2.3 - Planilhas com operações de contas empresariais

6

3 - Modelo de demonstrativo contábil empresarial

8

4 - Formas de constituições jurídicas

10

4.1 – Diferenças em relação a empresas de sociedades empresárias e anônimas

12

1. CONTABILIDADE

1.1 Objetivos da Contabilidade

A Contabilidade é, um sistema de informação e avaliação destinado a demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação a saúde financeira da empresa.

Sendo assim podemos dizer que a contabilidade é a cartilha a ser seguida em qualquer negócio, pois é dela que vêm as orientações se o negócio está indo bem ou não, e onde se devem tomar ações de melhoria.

Podemos dizer em uma forma figurada que a contabilidade são todos os departamentos de uma empresa que quando todos se junta se torna um balanço, de onde se pode ter um micro visão do negócio e até avaliar as tendências que pode implicar divisar ou admitir configurações econômicas, sociais e institucionais novas, para o futuro, em que não se permite estimar com razoável acurácia os resultados das operações, pois a previsão das próprias operações é insegura. A Contabilidade pode, sim, ajudar a avaliação de tendências se:

1. As conjunturas do passado se repetirem, mesmo que numa perspectiva monetária diferente (inflação ou deflação, sem alteração profunda do mercado); ou

2. O agente (usuário) conseguir transformar o modelo informativo contábil num modelo preditivo, o que somente será possível dentro do esquema mental de conhecimento e da sensibilidade do previsor. O modelo informativo-contábil e o modelo preditivo são duas peças componentes, não mutuamente exclusivas do processo decisório.

Os objetivos da Contabilidade, pois, devem ser aderentes, de alguma forma explícita ou implícita, àquilo que o usuário considera como elementos importantes para seu processo decisório. Não tem sentido ou razão de ser a Contabilidade como uma disciplina "neutra", que se contenta em perseguir esterilmente uma "sua" verdade ou beleza.

O fato de determinado grupo, todavia, estar utilizando-se, num menor grau de intensidade do que imaginaríamos, de informação contábil pode ter vários significados, a saber:

* Deficiências estruturais do modelo informativo contábil para tal tipo de decisão;

* Restrições ou limitações do próprio usuário;

* Ambiente decisório em que a profissão contábil está laureada por baixo status de credibilidade, influenciando a não utilização por parte de grupos sofisticados de usuários, mesmo que a informação objetiva tenha alguma ou bastante significância;

* Falhas de comunicação e evidenciação decorrentes de problemas de linguagem inadequada por parte das demonstrações contábeis.

Antes de iniciar uma consultoria financeira levantar quais situações, portanto, é necessário avaliar muito bem a participação de cada fator nas limitações de utilização. Somente se grande parte da não-utilização for atribuída ao significado a é que poderemos inferir pela não-adequação. Por exemplo: fornecer demonstrações baseadas em regime de competência, quando o usuário está tentando prever fluxos futuros de caixa.

Os principais conceitos-chave são:

• contabilidade;

• sistema de informação;

• informação econômica e financeira;

• usuário da informação contábil;

• modelo informativo;

• modelo decisório;

• objetivos;

• evidenciação; e

• essência sobre a forma.

Portanto, para nosso estudo entendemos que a contabilidade é um fator principal e necessário para uma empresa assim, tornando seus negócios fonte de produtividade e sucesso.

1.2 Comparativos entre controle financeiro pessoal e empresarial.

A vida de uma pessoa envolve diversos fatores; embora ela trabalhe precisa ter controle de sua social financeira. Em uma casa tem gastos mensais como em uma empresa, ou seja, para o cidadão a vida financeira envolve muitos gastos domésticos, como água, luz, telefone, alimentação, aluguel, carro, gasolina, gás, etc. Com tudo isso os gastos se tornam mensais, portanto é preciso manter um bom equilíbrio e uma boa organização para que possa ter uma vida financeira saudável.

Podemos perceber que nas maiores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com