TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Exames: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  2.230 Palavras (9 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO

Acadêmicos: Ivanete Alves Felix Ra: 403129:

Luana Ramos Gonçalves Ra: 367660

Valquiria Leite de Almeida Ra: 349687

Veridiane Alves Bormann Ra: 387299

Tutor (a): Ivonete Melo de Carvalho

Tutor presencial: Geovana Cardoso

MATEMÁTICA FINANCEIRA

Cuiabá – MT, 20 de novembro 2013.

SUMÁRIO :

ETAPA 01........................................................................................................................04

ETAPA 02..............................................................................................................................15

ETAPA 3.........................................................................................................................20

ETAPA 04.......................................................................................................................................31

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................38

Introdução

Os juros são as principais fontes de renda do sistema econômico mundial, todas as operações a curto e longo prazo são computadas através das taxas de juros. Os bancos, as credoras e o comércio com crediários próprios utilizam os juros na negociação com seus clientes.

Os juros existem porque as maiorias das pessoas preferem o consumo imediato, e está disposta a pagar um preço por isto.

Por outro lado, que for capaz de esperar até possuir a quantia suficiente para adquirir seu desejo, e neste ínterim estiver disposta a emprestar esta quantia a alguém, menos paciente, deve ser recompensado por essa abstinência na proporção do tempo e risco, que operação envolver. O tempo, o risco e a quantidade de dinheiro disponível no mercado para empréstimos definem qual deverá ser a remuneração, mais conhecida como taxa de juros.

Etapa 1

Passo 1

Conceitos fundamentais da Matemática Financeira – regime de capitalização simples e composta.

As operações financeiras, em sua maioria, sem apóiam em duas formas de capitalização: a simples e a composta. Muitas decisões tomadas pelo Banco Central (Bacen), por exemplo, afetam diretamente tais operações.

Aplicações no cotidiano

A capitalização simples está mais relacionada às operações com períodos de capitalização inferiores a 1 e a descontos de títulos nos agentes financeiros. Por exemplo: a taxa de juros do cheque especial cobrada dentro de um mês e o descontos de cheques pré-datados nos bancos.

O regime de capitalização composta está mais ligado aos casos em que o período de capitalização é superior a 1. Por exemplo: um empréstimo de CDC (crédito direto ao consumidor) disponibilizados pelos bancos, o financiamento de um imóvel ou veículo e a remuneração das aplicações capitalizadas mensalmente dentro de um ano.

Qualquer operação financeira deve estar estruturada em função do tempo e de uma taxa de juros (remuneração) os componentes de uma operação, seja a juros simples, seja a juros compostos, têm nome:

P: valor Presente. É o valor inicial de uma operação. Está representado no instante ‘zero’. Também pode ser chamado de valor de origem O, valor Principal P ou mesmo de Capital C.

I: taxa de juros periódicos. Vem do inglês interest rate (taxa de juros). Geralmente está relacionada à sua forma de incidência. Pode ser diária, semanal, quinzenal, mensal, semestral, anual, entre outras. Essa taxa é representada na forma percentual. Exemplo 5%.

i: a letra ‘i’ minúscula indica que a taxa I foi dividida por cem. Exemplo 0,05.

n: número de períodos envolvidos na operação. É o tempo, que deve estar de acordo com a taxa de juros.

Fn: valor Futuro, representado no instante n. É composto de amortização mais juros. Também pode ser chamado de valor de resgate, montante M ou saldo futuro S.

A determinação da taxa de juros e a regra de Taylor

O principal instrumento à disposição do Bacen para a condução da política monetária é a taxa de juros do mercado de reservas bancárias (taxa Selic). A importância da definição da taxa de juros pelo Bacen é a capacidade que essa variável possui para influenciar o comportamento do nível de preços e a atividade da economia. Também se deve ressaltar que é por meio da taxa Selic que as demais taxas, por arbitragem, são determinadas.

Desde junho de 1996, as diretrizes da política monetária e a definição da taxa Selic têm sido um encargo do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil.

O principal objetivo da criação do Comitê foi a tentativa de aumentar a transparência para a definição da taxa de juros. Esse é um ponto que merece atenção, porque a necessidade do aumento da transparência na condução da política monetária se tem constituído em um dos principais argumentos favoráveis à adoção de metas inflacionárias. O argumento central é que, na maioria dos países que utilizam o sistema de metas para inflação, a transparência se torna maior, devido ao anúncio de uma meta explícita e ao aumento da comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com