TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Trabalho Escolar: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria da Contabilidade

1) Diferença entre Regime de Caixa e Regime de Competência.

No Regime de Competência as receitas e despesas são apropriadas ao período em função de sua incoerência e da vinculação da despesa a receita,independentemente de seus reflexos no caixa,já o Regime de Caixa é o oposto ao regime de competência pois considera as saídas e entradas de caixa como gatilho para o registro contábil da transação.Trata-se de um sistema utilizado em microempresas ou somente com objetivo gerencial.

2) O que são despesas e Receitas.

Receitas-São aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada de recurso ou aumento de ativo ou diminuição do passivo,que resultam em aumento do Patrimônio Liquido e que não seja provenientes de aporte dos proprietários da entidade.

Despesas-São decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de saída de recursos ou redução de ativos ou incrementos em passivo que resultam em decréscimos do Patrimônio Liquido e que não sejam provenientes de distribuição aos proprietários da entidade.

3) Conceitue: DRE, DMPL, DVA, DFC e Notas Explicativas.

DRE- Demonstração do Resultado do Exercício

Deve ser apresentada na forma dedutiva, com os detalhes necessário das receitas,despesas,ganhos e perdas e definindo claramente o lucro ou prejuízo liquido do exercício,e por ação,sem confundir-se com conta de lucros acumulados,onde é feito a distribuição ou alocação do resultado.

DMPL-Demonstrações das Mutações do Patrimônio Liquido (DMPL) e de Lucros ou Prejuízos Acumulados

A Lei por ações aceita uma ou outra,a primeira é mais completa e uma de suas colunas é a Lucros ou Prejuízos Acumulados.

Evidência a mutação do Patrimônio Liquido em termos globais,e em termos de mutações internas.

Na coluna de Lucros Acumulados, é feita toda a destinação de resultados do exercício.Assim,a formação do lucro é na Demonstração do Resultado e sua destinação é nessa coluna ou demonstração.

DVA-Demonstração do Valor Adicionado

A DVA tem como objetivo principal informar o valor da riqueza pela empresa e a forma de sua distribuição.Não deve ser confundida com a demonstração do resultado do exercício ,pois esta tem suas informações voltadas quase que exclusivamente para os sócios e acionistas,principalmente na apresentação do Lucro Liquido,enquanto a DVA está dirigida para a geração de riquezas e sua respectiva distribuição pelos fatores de produção(capital e trabalho) e ao governo.

DFC-Demonstração Fluxo de Caixa

Visa mostrar como ocorreram as movimentações de disponibilidades em um dado período de tempo.Essa demonstração não tem obrigatoriedade de divulgação, porém varias empresas aevidenciam voluntariamente.

Notas Explicativas

As demonstrações Contábeis devem ser complementadas por notas explicativas, quadros analíticos ou outras demonstrações contábeis necessárias á plena avaliação da situação e da evolução patrimonial da empresa.

A Lei enumera o mínimo dessas notas e induz á sua ampliação quando for necessário para o devido “esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício”.

4) Quais são os tipos de sociedades existentes?

- Sociedade Comum

- Sociedade em Conta de Participação

- Sociedade Simples

- Sociedade em Nome Coletivo

- Sociedade em Comandita Simples

- Sociedade Limitada

- Sociedade Anônima

- Sociedade em Comandita por Ações

- Sociedade Cooperativa

5) Descreva os tipos de S/A existentes e quais são os tipos de ações existentes.

Companhia Aberta

Nela, a captação de recursos é realizada junto ao publico. Os valores mobiliários (ações ou debêntures) são admitidas em negociações em bolsas ou no mercado de balcão.

Companhia Fechada

É a companhia que não recorre a poupança publica e obtém recursos entre os próprios acionistas para formação de seu capital próprio.Sua ação não é cotada em bolsa.É a sociedade tradicional,restrita a pequenos grupos

Sociedade de Capital Autorizado

Contém,no estatuto,disposição que autoriza o aumento de capital até certo teto(capital autorizado)sem necessidade de anuência da Assembleia geral nem de reforma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com