TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Casos: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  2.849 Palavras (12 Páginas)  •  1.131 Visualizações

Página 1 de 12

TEORIA DA CONTABILIDADE

TRABALHO 1 - OK

Estudo de caso

Três amigos encontram-se no campus de uma universidade. Eles se conheciam, mas nenhum sabia que os outros iriam começar os estudos naquele período na mesma instituição de ensino. Após os cumprimentos iniciais, os amigos tiveram a seguinte conversa:

Fernando: Mas, então, digam aí. Vocês passaram para qual curso?

Artur: Eu passei pra matemática. Não sei se vocês se lembram, mas eu sempre gostei de números.

Otávio: É claro que me lembro disso. Eu passei pra Sociologia. E você, Fernando?

Fernando: Eu vou cursar Ciências Contábeis.

Artur: Você perdeu, Otávio. São dois contra um.

Otávio: Como assim?

Artur: São dois cursando ciências exatas e você estudando uma ciência social.

Fernando: Não. Acho que você está enganado, Artur. Contabilidade não é uma ciência exata.

Otávio: É verdade. Dependendo do ponto de vista, ela pode ser classificada como ciência exata ou social aplicada.

Artur: Como a contabilidade pode ser uma ciência social se está cercada de números por todos os lados. Vejam que o profissional é reconhecido como contador, ou seja, aquele que faz contas.

Otávio: Mas uma ciência deve ser reconhecida pelo seu propósito e não pela maneira como se desenvolve.

Por fim, os colegas se despediram rapidamente, porque as aulas iriam começar. Nenhum deles, porém, saiu inteiramente convencido do resultado desse impasse.

Diante da situação, pergunta-se:

a) Quem está com a razão na situação?

O Fernando esta com a razão, pois ele diz que a contabilidade não é uma ciência exata.

A contabilidade é uma ciência social aplicada, pois o objetivo é o patrimônio que envolve pessoas dentro da sociedade, com implicações interna e externas. A contabilidade é uma ciência que cuida da área de finanças de empresas e instituições por meio de registros, informando sobre a gestão do patrimônio e dando suporte para tomada de decisões.

b) Que argumentos você utilizaria para explicar aos colegas o que é contabilidade e quais são os seus objetivos?

A Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, objetivando representá-lo graficamente, evidenciar suas variações, estabelecer normas para sua interpretação, análise e auditagem e servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os setores direta ou indiretamente envolvidos com a empresa.

Contabilidade é um estudo que envolve todos os bens de uma empresa, no caso seu patrimônio. Esse patrimônio, pode ser terrenos, imóveis, matérias de escritórios, veículos é ai que a contabilidade entra, ela demostra tudo que é empresa tem, tanto que entra como o que sai da empresa ou entidade.

Seu objetivo é estudar avaliar o patrimônio da empresa ou entidade, registando os fatosde natureza econômico, financeira e, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos a entidade.

c) Por que você acha que esse tipo de confusão é presente entre alunos e a sociedade de modo geral?

A sociedade em si conclui que a contabilidade por mais que seja uma ciência social ela tem números assim como a matemática que é uma ciência exata, Como a matemática e a contabilidade á números, grande parte das pessoas acham que tanto contabilidade quanto matemática é a uma ciência exata.

d) Que interfaces podem ser encontradas entre contabilidade e matemática e contabilidade e sociologia?

Entre contabilidade e matemática as interfaces são os números e as maneiras de chegarem no resultado, para que a contabilidade seja feito é necessário colocar os números nos lugares corretos e fazer a resolução correta, assim como na matemática.

Entre contabilidade e sociologia a interface parte da sociedade, onde em ambas é preciso analisar a sociedade e o que ocorre nela.

Fonte de pesquisa: PLT – 146 – Teoria da Contabilidade – José Carlos Marion - Capítulo 1

TRABALHO 2

a) A falência da empresa Enron trouxe uma crise no mundo dos negócios norte-americano. Jornais, filmes, livros e reportagens de revistas (especializadas ou não) discutiram o assunto. Buscava-se entender o que tinha ocorrido, de quem era a culpa e como o sistema legal e a Contabilidade facilitaram os problemas dessa empresa de energia. A acusação caiu sobre a empresa de auditoria, responsável pelas demonstrações financeiras. A Arthur Andersen era uma empresa com mais de 100 anos de funcionamento. Nem a tradição impediu que fosse acusada de obstrução da Justiça por ter destruído documentos referentes ao escândalo. O escândalo fez com que a empresa de auditoria perdesse clientes e funcionários qualificados para empresas concorrentes. A partir dessa situação, discuta a relação entre uma empresa de auditoria e os outros usuários da informação contábil.

A auditoria tem como objetivo estudar as demonstrações contábeis e indicar onde estão os problemas, no caso da Enron a empresa falhou, pois não indicou os problemas, obstruindo a real situação.

Uma empresa de auditoria tem que ter um trabalho sério e agir com ética, pois se o trabalho não for feito com seriedade pode deixar que a empresa transmita informações que não são verdadeiras, por falta de analises e lançamentos corretos, deixando que algumas empresas hajam de maneira inadequada querendo esconder a real situação. O auditor tem que avaliar e instruir para que a empresa siga as normas contábeis e tenham suas demonstrações de acordo com a realidade.

b) No dia 7 de outubro de 2005, os jornais divulgaram que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu audiência pública de duas minutas para tornar mais clara a publicação de alguns itens dos demonstrativos financeiros das companhias abertas. As duas minutas foram elaboradas pelo Instituto Brasileiro de Auditores Independentes (Ibracon). Pesquise sobre a CVM e o Ibracon e responda às questões a seguir:

b.1) A CVM é um órgão regulador? Em caso afirmativo, que tipo de empresa ela regula? E o Ibracon?Sim, a CVM é um órgão regulador. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com