TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Trabalho Escolar: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  3.134 Palavras (13 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera Uniderp

Administração2º Semestre

Polo Bonito-MS

Professor: Juliana Leite Kirchner

Tutor: Tânia Trelha da Silva

Teorias da Contabilidade

Bonito, 22 de Novembro de 2013

ClaudiaBelgara RA: 416480

Cleitonj. Piazzon RA: 411297

Rosangela de FatimaBenites: RA 438103

Gabrielle Lins Dias RA: 447735

Samara: RA 7984727473

Sumário:

1. Introdução

2. O objetivo da contabilidade

2.1 Semelhanças entre a vida financeira particular e a de uma empresa

3. Conceito de Patrimônio

4. Referencial Teórico

5. Sociedades anônimas e sua importância

6. Linhas gerais das sociedades econômicas

7. A história das sociedades anônimas

8. Conclusão

9. Referências Bibliográficas

1. Introdução

O propósito deste trabalho é conhecer o conceito de contabilidade e sua aplicação no nosso dia-a-dia. Pois a contabilidade está presente em todos os momentos de nossa vida,tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Através deste trabalho serão apresentados alguns conceitos e as definições de alguns autores sobre os mesmos. Será abordado também a respeito das sociedades, como se iniciaram, suas principais características, tipos e suas responsabilidades jurídicas e também sobre a sua importância econômica na atualidade.

2. O objetivo da contabilidade

Contabilidade: sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.

Usuários podem ser pessoas físicas ou jurídicas. Usuários preferenciais ou externos (acionistas, credores, integrantes do mercado de capitais). Usuários secundários (administradores da entidade e o Fisco).

As informações de natureza financeira e econômica constituem o Núcleo Central da Contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são complementares ás demonstrações contábeis tradicionais.

O objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma , deve ser um instrumento útil á tomada de decisões

Para tal, devem ser observados dois pontos:

1. As empresas devem evidenciar ou divulgar todas as informações que contribuem para a avaliação de sua situação patrimonial e de resultados, permitindo inferências em relação o futuro. As informações não explícitas nas demonstrações, devem constar em Notas Explicativas ou Quadros Complementares.

2. A contabilidade tem íntimo relacionamento com aspectos jurídicos os quais, muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica. Visando bem informar, a contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma.

A contabilidade é uma ciência social no que se refere ás suas finalidades, mas, quanto a metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo. Quanto as finalidades social permite conhecer a posição de rentabilidade e financeira. Como metodologia, é parcialmente social pois seus critérios de avaliação envolvem muitas vezes subjetividade e incerteza, oriundas do próprio ambiente onde as entidades estão operando.

É parcialmente quantitativa, por materializar-se pela equação patrimonial básica

(ATIVO = PASSIVO +PATRIMÔNIO LIQUIDO ).

2.1 Semelhanças entre a vida financeira particular e a de uma empresa

A vida financeira particular de uma pessoa é de fato muito semelhante ao de uma empresa, pois quando se perde o controle, ambas poderão contrair grandes dívidas, no caso de uma empresa pode-se decretar até falência, enquanto pessoas, ter o nome restrito. Um erro muito comum entre as pessoas é gastar mais do que podem pagar, isso gera grande desconforto e até constrangimento quando se tem o nome restrito.

Para ter o controle financeiro, tanto pessoal quanto profissional é necessário ter um objetivo, grande força de vontade e também muita disciplina. É necessário também seguir uma certa rotina , as pessoas devem adquirir o hábito de anotar tudo o que se gasta, para que possam ter controle de suas finanças . Isso não é diferente de uma empresa onde todas as entradas e saídas são controladas, somente assim a empresa sabe se tem lucros ou prejuízos, se pode investir em novos recursos ou não.

Gastos exagerados levam as dívidas a se tornarem grandes bolas de neve. Por mais que pareça ser um sonho distante quitar um grande débito, não é impossível realiza-lo. É ai que entra uma boa negociação com seus credores onde possam discutir formas de pagamentos e até descontos. A partir daí é só adquirir uma boa educação financeira, controlar seus gastos, e fazer uma poupança

3. Conceito de Patrimônio

O termo patrimônio significa, o conjunto de bens pertencentes a uma empresa ou a uma pessoa. Compõe-se também de valores a receber denominados direitos a receber , é necessário também evidenciar as dividas ou obrigações.

Bens são as coisas úteis capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e empresas.

Podem ser imóveis (edifícios, construções, etc.) ou móveis (máquinas, equipamentos, etc.)

Direitos são valores a receber, títulos a receber, duplicatas a receber, etc.

Obrigações são dividas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com