TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Artigos Científicos: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  216 Palavras (1 Páginas)  •  287 Visualizações

BALANCETE DE VERIFICAÇÃO

O balancete de verificação é um relatório que concilia os saldos das contas remanescentes no diário.

A escrituração é baseada no método das partidas dobradas cada débito deverá corresponder a um crédito de mesmo valor, cabendo ao balancete verificar se a soma dos saldos devedores é igual a soma dos saldos credores.

Por ser prático e objetivo, poder ser utilizado pelas empresas para fins gerenciais. O grau de detalhamento do balancete de verificação deverá estar adequado a finalidade do mesmo. Caso o demonstrativo seja destinado a usuários externos o documento deverá ser assinado por contador habilitado pelo conselho regional de contabilidade (CRC).

Geralmente o balancete é disponibilizado mensalmente, servindo assim como suporte aos gestores para visualizar a situação da empresa diante dos saldos mensurados, sendo um demonstrativo de fácil entendimento e de grande relevância e utilidade prática.

APURAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO.

Em determinado período, chamado de Exercício Social, deve-se apurar o seu resultado, isto é, verificar se houve lucro ou prejuízo.

Para fazer a avaliação da empresa, é preciso comparar a Receita, o Custo e a Despesa do período de acordo com o período da competência.

O resultado apurado é destacado na Demonstração do Resultado do Exercício, este demonstrativo apresenta um resumo ordenado das receitas, custos e despesas do período, o que facilita a tomada de decisão.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com