TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Monografias: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso: Administração

Desafio Profissional

Teoria da Contabilidade

Ciências Sociais

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Tutor (a): Anivelte Siqueira

Angra dos Reis

Novembro de 2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 Impactos da construção civil para o meio ambiente 5

2.2 Sustentabilidade Econômica 6

2.3 Sustentabilidade Ambiental 7

3 CONCLUSÃO 9

4 REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA 10

RESUMO

Com a crescente preocupação mundial com as questões ambientais, como aquecimento global e uso sustentável dos recursos naturais, as empresas precisam estar atentas a reduzir os impactos causados ao meio ambiente. A indústria de construção civil responsável por metade dos resíduos sólidos produzidos no Brasil e utilização de grande parte dos recursos naturais, estão buscando ações para da melhor forma reduzir os impactos provocados no meio ambiente aliado a lucratividade e competitividade no mercado, se baseando nos três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico, que nos ajuda a conhecer sobre a importância da sustentabilidade. Pensando nisso a indústria de construção civil, L&Construção está buscando ações como: coleta seletiva do material utilizado na obra, reutilização dos materiais, uso consciente da água e energia, reflorestamento e ações sociais em ONGs e escola. Entendendo a sustentabilidade como um desafio essencial para o planeta.

1 INTRODUÇÃO

Com a crescente preocupação mundial com o aquecimento global e seus efeitos sobre o planeta terra e a população mundial, além da preocupação com a redução dos recursos naturais, como a água, criou-se uma febre ecológica que vem se espalhando por todos os ramos da economia. E a construção civil não poderia estar fora, responsável por metade dos resíduos sólidos produzidos no Brasil, esta é responsável por uma grande parcela dos impactos ambientais. Segundo Ângulo (2005 apud FREITAS I. M.) no Brasil, estima-se um montante de 68,5 milhões de resíduos de construção produzido por ano. O impacto causado por esse montante de resíduos produzido se refletem no meio ambiente e na qualidade de vida da população quando não é dada a destinação final correta a estes.

A construção civil é o setor de produção responsável pela transformação do ambiente natural em meio construído, adequado ao desenvolvimento das mais diversas atividades. Essa cadeia produtiva é uma das maiores da economia e, consequentemente, possui enorme impacto ambiental (JOHN, 2000 apud FREITAS I. M.)

O desenvolvimento sustentável está fundamentado em três pilares que nos ajuda a conhecer sobre a importância da sustentabilidade. O primeiro pilar diz respeito ao âmbito social, que se refere ao elemento humano que visa à melhoria na qualidade de vida dos cidadãos, como melhoria na área de lazer, educação e segurança. O segundo pilar diz respeito ao âmbito ambiental, estabelecido como pilar do desenvolvimento sustentável na ECO 92 (conferencia das nações unidas sobre o meio ambiente e desenvolvimento) que aconteceu no Rio de Janeiro e marcou uma mudança dos valores sociais. Este pilar busca a preservação do meio ambiente, buscando minimizar os impactos provocados pelo uso indiscriminado dos recursos naturais e pelo desperdício. A construção civil deve se apoiar nesse pilar para minimizar os impactos que causa ao meio ambiente. O terceiro pilar diz respeito ao âmbito econômico, que vai alem de só ganhar dinheiro, diz respeito às causas e efeitos de decisões de negócios feitos no âmbito ambiental dentro do contexto econômico. Unindo esses três pilares busca-se reduzir os impactos causados ao meio ambiente e a sociedade.

Tomando conhecimento de todos os impactos causados pela construção civil, Manoel, gerente de negócios da empresa de construção civil L&Construção quer elaborar um programa de sustentabilidade para a empresa que colabore com o meio ambiente, com a sociedade e com a valorização da marca da empresa aumentando assim seus lucros e competitividade no mercado, já que vem crescendo o publico que procura empreendimentos verdes preocupados com o meio ambiente.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Impactos da construção civil para o meio ambiente

A construção civil é considerada uma das mais importantes atividades para o crescimento da sociedade, no entanto é também uma atividade que causa diversos impactos ambientais, pois utiliza recursos naturais, modifica o meio ambiente e gera um grande volume de resíduos.

Metade dos resíduos sólidos produzidos no país vem da construção civil, o que vem gerando um grande impacto sobre o meio ambiente. A construção civil causa impactos não só no meio ambiente, mas também sobre a vida das pessoas que moram ou transitam pelo entorno da construção. Impactos visuais, poeira,barulhos causados, geração de resíduos da construção, dentre outros. Sem contar que a indústria da construção civil destaca-se por números entre 20 e 50% do total de recursos naturais consumidos pela sociedade (SANTOS, 2007 apud FREITAS I. M.)

“Durante a ECO 92 foi definida a Agenda 21 onde destacou-se a necessidade de implantação de um sistema de gestão ambiental para os resíduos sólidos (GUNTHER, 2000) Uma das formas de solução para os problemas gerados é a reciclagem de resíduos, em que a construção civil tem um grande potencial de utilização dos resíduos, uma vez que ela chega a consumir até 75% de recursos naturais (JOHN, 2000; LEVY, 1997; PINTO,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com