TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade Etpa 4 Passo 1

Casos: Teoria Da Contabilidade Etpa 4 Passo 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

PASSO 1

Segundo a legislação brasileira, considera-se no Art.981 as seguintes palavras: “Celebram contratos de sociedade as pessoa que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício da atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados”, mas os colaboradores, não necessariamente gestores da empresa, só são donos da empresa, tendo bens distintos, mas se essa pessoa jurídica cair em inadimplência os colaboradores saudarão a divida, mas só é necessário executar os bens dos colaboradores quando os bens da empresa são insuficientes para sanar o déficit financeiro.

A sociedade anônima ocorre quando alguém, que não dispõe de meios ou recursos para fundar uma empresa, soma esforços com outra pessoa física, formando uma pessoa jurídica. Assim, dão início a exploração de algum objetivo econômico em comum, segundo o código civil da uma noção de o que seria uma sociedade.

Neste tipo de sociedade, os colaboradores (sócios) não precisão, necessariamente, se conhecer pessoalmente, pois essas atividades ocorrem por meio de ações. Os acionistas,são chamados de sócio minoritário, porque que têm menor poder de opinar sobre as decisões tomadas em relação à empresa. Em contra partida, são chamados de sócios majoritários aqueles que retêm as maiores partes das ações da empresa. As sociedades anônimas podem ser classificadas em 2 tipos:

I) Abertas: aquelas que permitem a negociações de ações na bolsa de valores.

II)Fechadas:aquelas que não emitem ações negociáveis nesse mercado.

Denomina-se AÇÃO a fração do capital social da empresa, podendo esta ter valores diferenciados, como:

1 – VALOR PATRIMONIAL

Quando se divide o patrimônio líquido pelo número de ações.

2 - VALOR ECONÔMICO

Quando se analisa o valor das ações para que o investidor possa pagar um preço interessante. O cálculo deve se feito por profissionais capacitados devido a complexidade das contas que devem ser realizadas.

3 – VALOR NOMINAL

Evita que investidores mais antigos tenham prejuízo, uma vez que as ações não podem ser vendidas abaixo do valor nominal das anteriores para que não ocorra o fenômeno econômico da diluição. Este acontece quando são emitidas mais ações de uma sociedade empresária por valor inferior ao seu valor patrimonial.

4 – VALOR DE NEGOCIAÇÃO

Ato de compra e venda negociado pelas pessoas, não seguindo padrões descritos anteriormente e essa transação termina quando as duas partes estão satisfeitas

5 – PREÇO DE ADMISSÃO

O valor da ação no ato de subscrição (privilégio concedido a um acionista de participar com prioridade no aumento de capital), ou seja, é o preço que o investidor paga à sociedade pela ação.

As ações também podem ser classificadas em classes, seguindo três critérios básicos: espécie, forma e classe.

I) ESPÉCIE

Classificar uma ação segundo, a sua espécie, releva-se os direitos de vantagens dos acionistas, que podem se dividir em três: ordinárias, preferenciais ou de fruição.

I.I)Ordinárias: não dão direito e nem restringe o acionista, que tem os mesmos deveres e obrigações como qualquer outro sócio.

I.II)Preferenciais: são aquelas que dão tratamento diferenciado a quem as possui. Esses privilégios são tipificados no estatuto social, mas geralmente são impostas algumas condições, por exemplo, perda do direito ao voto parcial ou total.

I.III) Fruição: são as ações ordinárias e preferenciais que foram amortizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com