TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidde

Ensaios: Teoria Da Contabilidde. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  2.271 Palavras (10 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO:

Introdução…............................................................................................................................ 03

Etapa 04:

Passo 01- Traços da personalidade de cada personagem do Pet Glamour............................... 04

Passo 03- Dificuldade de Percepção dos personagens do Pet Glamour.................................. 04

Passo 04- Relatório contendo todas as informações da etapa 01............................................. 05

Conclusão................................................................................................................................. 32

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS…............................................................................. 33

INTRODUÇÃO:

Etapa 4

Passo 1

Importância das sociedades anônimas no cenário corporativo brasileiro.

A formação de uma sociedade acontece pela necessidade de uma pessoa se unir a outras para alcançar os seus resultados esperados, pois sozinho não acontece.

Quando falamos sobre sociedade empresária estamos nos referindo a uma união de esforços juntos para uma finalidade comum. Para o nosso momento econômico é de grande importância pois as relações econômicas atingiram um grau muito elevado.

O código civil nos traz isso com clareza Art. 981

“Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício da atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados.”

Desta forma quem exerce a empresa a empresa é a sociedade e não seus integrantes. Com a constituição da sociedade empresária junto com o registro de seus atos surge uma outra pessoa que exerce a atividade empresaria – pessoa jurídica, sendo assim existe uma separação entre o patrimônio dessa pessoa e o de seus sócios o que chamamos de autonomia patrimonial.

Apesar de serem patrimônios distintos, tanto o patrimônio da sociedade quanto o do sócio responderiam pelas dividas da empresa, seria o debito e a responsabilidade, ou seja, na falta do pagamento (débito) entraria a responsabilidade possibilitando o Estado de executar o patrimônio do devedor para satisfazer o credor, caso não fosse suficiente entraria também o patrimônio de cada sócio. Surge então a possibilidade de limitação da responsabilidade do sócio.

Atualmente as sociedades trabalham com total separação entre os patrimônios, são as chamadas sociedades limitadas e as sociedades anônimas. O sócio responde apenas com a parte que entrou para a constituição da sociedade ficando seu patrimônio totalmente livre.

Após três fases as sociedades anônimas passam do regime da autorização para o da liberdade, o que parece mais adequado porque essa liberdade está subordinada às observações dos regulamentos do poder publico.

Sociedade anônima é aquele tipo de societário no qual o capital social é dividido em ações onde o sócio responde pelas obrigações sociais até o valor das ações que possue.

Vale citar alguns elementos desse conceito:

- Capital social: soma do capital que os sócios disponibilizaram;

- Ação: uma parcela do capital dessas mesmas sociedades podendo ter variados valores como valor nominal, patrimonial, de negociação, econômico e preço de emissão;

- Responsabilidade: o sócio só pode perder o valor de emissão das ações que detém, ficando seu patrimônio livre caso a sociedade venha a falência.

Essas sociedades podem ser classificadas como abertas e fechadas, as abertas são aquelas que permitem a negociação no chamado mercado de valores enquanto as outras não emitem ações negociáveis nesses mercados.

As sociedades abertas proporcionam maior capacidade de reunião de recursos uma vez que os sócios acionistas possam nem se conhecer e estarem apenas interessados em lucro.

A companhia aberta só pode acontecer com a autorização do governo e apresentam maior liquidez do que as fechadas, também elas estão sujeitas a fiscalização do governo.

A companhia se desdobra em vários órgãos por exigência jurídica e objetivos administrativos, são eles:

- Assembléia Geral: órgão Maximo da sociedade anônima, essa assembléia pode apreciar qualquer interesse e só é reunida nos casos em que a lei das sociedades anônimas estabelece sua competência privativa tendo como principal importância a transição de uma sociedade de controle total para majoritário e minoritário;

- Conselho Administrativo: Obrigatório apenas a companhia aberta, é um órgão deliberativo e tem como principal objetivo a tomada de decisões rápidas e ao mesmo tempo representa a vontade dos acionistas. Pode deliberar sobre qualquer matéria e é responsável por eleger a diretoria;

- Diretoria: Responsável pela manifestação da vontade da pessoa jurídica pratica atos e negócios jurídicos, deve dirigir a companhia visando o melhor resultado econômico.

- Conselho fiscal: órgão de assessoramento da assembléia geral na apreciação das contas dos administradores e na votação das demonstrações financeiras da sociedade anônima. Sua analise compreende apenas a legalidade e a regularidade dos atos executados. Representa os sócios minoritários e os acionistas.

Por direito os acionistas possuem alguns direitos: Participar dos lucros sociais; Participar do acervo da companhia em caso de liquidação; Fiscalizar a gestão dos negócios sociais, Preferência para subscrição de ações e Retirar-se da sociedade nos casos previstos.

As sociedades anônimas têm tanta importância em nossa realidade econômica atual que muitos economistas dizem que elas inauguraram uma nova era para o capitalismo, a do capitalismo com capital.

Essa nova fase finalmente chega ao Brasil. O numero

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com