TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contigência

Dissertações: Teoria Da Contigência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  2.110 Palavras (9 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 9

APRECIAÇÃO CRÍTICA DA TEORIA DA CONTINGÊNCIA

A Teoria da Contingência representa a mais recenet abordagem integrada na Teoria da Administração. Muito embora suas raízes remontem aos primeiros estudos de Woodward, de Bruns e Stalker, de Chandler, de Emery e Trist, de Sherman, de Evan, somente em 1967, com o trabalho de Lawrence e Lorsch é que passou a constituir uma preocupação consolidada e coerente.

A Teoria da Contigência é eminentemente eclética e integrativa, já que tende a assimilar os conceitos das diversas teorias da Administração. A abordagem contigencial é a mais eclética e integrativa de todas as teorias administrativas. Além de considerar todas as contribuições das diversar teorias anteriores, a Teoria da Contigência consegue abranger e dosar todas as cinco variáveis básicas da teoria administrativa, a saber: as tarefas, as pessoas, a tecnologia e o ambiente. É principalmente com a Teoria da Contigência que se nota com mais saliência um fato que desde a Teoria Estruturalista foi levantando: as fronteiras entre as diversas teorias e escola tornam-se cada vez mais incertas e permeáveis com um crescente e pujante intercâmbio de idéias e de conceitos.

A Teoria da Contigência leva em conta todas as teorias sobre a administração, dentro do prisma da Teoria de Sistemas. Os conceitos de todas as teorias administrativas anteriores são redimensionados, atualizados e integrados dentro da abordagem sistêmica, para permitir uma visão conjunta, molar e abrangente.

Como dizem Scott e Mitchell, “a visão contigencial das coisas parece ser algo mais do que simplesmente colocar vinho velho em botijas novas”. Dizem aqueles autores que a relação existente entre a abordagem contigencial e a Teoria de Sistemas é paralela à relação existente entre a abordagem contigencial e a Teoria de Sistemas é paralela à relação existente entre a abordagem neoclássica e a abordagem clássica. Os neoclássicos tentaram estender a Teoria Clássica. A abordagem contigencial fez a mesma coisa com relação á Teoria de Sistemas: aceitou as premissas básicas da Teoria de Sistemas a respeito da interdependência e natureza orgânica da organização, bem como o caráter aberto e adaptativo das organizações e a necessidade de preservar a flexibilidade em face das mudanças ambientais. Porém, como a Teoria de Sistema é muito abstrata e de difícil aplicação a situações gerenciais prática dentro de uma integração sistêmica.

1- CONSENSO DOS AUTORES QUANTO AO RELATIVISMO EM ADMINISTRAÇÃO

A Teoria da Contigência rechaça os princípios universais e definitivos de administração. A prática administrativa é eminentemente stuacional e circunstancial. Em outros termos, ela é totalmente contigente, pois depende de situações e circunstâncias altamente diferentes e variadas. Para a teoria contigencial tudo é telativo e tudo depende. Nada é absoluto ou universalmente aplicável. Se uma variável situacional existe, então há provavelmente um caminho adequado para tomar frente a ela. A abordagem contingecial, representa, de fato, a primeira tentativa séria de responder à questão de como os sistemas intercambiam com o seu ambiente. Ela tenta proporcionar algo mais útil e prático para a administração das organizações complexas. A visão contigencial requer habilidades de diagnóstico situacional e não somente habilidades de aplicar ferramentas ou esquemas de trabalho. Administrar não é somente indicar o que fazer, mas principalmente, analisar por que fazer as coisas. O enfoque contigencial proporciona conceitos, instrumentos, diagnósticos, método e técnicas apropriadas para a análise e resolução de problemas situacionais.

2- BIPOLARIDADE CONTÍNUA

Na Teoria da Contigência, quase todos os conceitos são utilizados em termos relativos, como em um continuum. Os autores desta abordagem não utilizam conceitos únicos e estáticos, em termos absollutos e definitivos, mas como conceitos dinâmicos e que podem ser abordados em diferentes situações e circunstâncias e, sobretudo, em diferents graus de variação.

3- A TEORIA CONTIGENCIAL PÕE ÊNFASE NO AMBIENTE

Ela focaliza a organização de fora para dentro. De todas as teorias administativas, a abordagem contigencial desloca o eixo da atenção para fora da organização. Muito embora, alguns autores mais exacerbados tenham pregado um verdadeiro determinismo ambiental – o ambiente determina e condiciona fortemente as características e o comportamento das organizações que nele atuam –, o que certamente é um exagero, o fato é que a abordagem contigencial reflete a influência ambiental na estrutura e no comportamento das organizações.

A Teoria Contigencial enfatiza a necessiadde de consonância entre a organização requer sua própria estrutura organizacional dependendo das características de seu entorno e de sua tecnologia. Para os autores da contigência, a organizaçao, para ser bem sucedida, precisa ajustar-se para ser bem sucedida, precisa ajustar-se contínua e adequadamente as demandas e características do ambiente onde estpa operando. De um lado, o ambiente oferece aportunidades e recursos para a organizacão, oganização, mas de lambuja, o ambiente impõe coações, contigências e ameaças à organização.

Para ser bem sucedida, a organização deve localizar e aproveitar rapidamente as oportunidades antes que outras organizações o façam antes e, simultaneamente, localizar e neutralizar as ameaças que provêm do ambiente. Esse jogo de cintura – ir de embalo a favor das favorabilidades ambientais e ao mesmo tempo, evitar e escapar dos perigos e dificuldades ambientais constitui o aspecto cental da estratégia organizacional.

4- A TEORIA CONTIGENCIAL PÕE A MAIS FORTE ÊNFASE NA TECNOLOGIA

A visão contigencial focaliza a organização como um meio de utilização racional da tecnologia. Alguns autores neo-estruturalistas e da abordagem contigencial apregoam um imperativo tecnológico: a tecnologia constitui a variável independente que condiciona a estrutura e o comportamento organizacional, que constituem as variáveis dependentes do sistema. Embora se trate de evidente exagero, não resta duvida de que a tecnologia impacta fortemente as características organizacionais. Até certo ponto, a organização se manifesta como um meio de se utilizar adequadamente a tecnologia que proporciona os produtos / serviços da organização. E até certo ponto, a tecnologia influencia fortemente as características pessoais que os membros organizacionais deverão oferecer do ponto de vista profissional.

De um lado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com