TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Daminsitração

Trabalho Escolar: Teoria Da Daminsitração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 2

Identificando razões das abordagens: Humanísticas, Neoclássica e Estruturalistica da administração.

ABORDAGEM HUMANÍSTICA Através do inicio da abordagem humanística, a partir de 1932, começava-se a enxergar as empresas pelas perspectivas que, apesar de os recursos financeiros, tecnológicos, etc., fossem de extrema importância, as organizações eram formadas por pessoas.

ABORDAGEM NEOCLÁSSICA A Teoria Neoclássica surgiu após o grande crescimento das organizações, com o intuito de utilizar idéias da Teoria Clássica fazendo uma releitura para as organizações atuais. Ela chega tentando trazer métodos mais práticos à administração e ênfase pela busca por resultados mais concretos e estabelecimento de objetivos. As principais características da Teoria Neoclássica são:

Ênfase nos aspectos práticos. Essa teoria dá mais valor ao ato de alcançar os objetivos traçados de uma forma prática e que obtenha resultados rápidos e concretos; A abordagem neoclássica traz a idéia de que administrar consiste em orientar, dirigir e controlar grupos buscando um objetivo comum. E que o bom administrador é aquele que alcança os objetivos da empresa com menor atrito, desgaste e esforço. Administrar é coordenação de atividades grupais. Um dos fenômenos marcantes é a sociedade de organizações, onde a sociedade confia tarefas importantes a grandes instituições, difundindo poderes e diversificando instituições.

Reafirmação de grande parte da Teoria Clássica, adaptando às novas organizações, tornando uma teoria bastante versátil;

Ênfase nos princípios gerais da administração, tendo a capacidade de orientar o administrador no desenvolvimento de suas funções e estabelece uma série de objetivos como: departamentos e objetivos da empresa claramente estabelecidos por escrito e de forma simples e flexível; as responsabilidades devem ser designadas da forma mais limitada possível; as funções devem ser distribuídas de forma semelhante para que se obtenha a operação mais eficiente e econômica; hierarquia clara e seguida à risca; responsabilidade de cada cargo deve ser claramente definida por escrito; a responsabilidade vem acompanhada de decorrente autoridade; delegação de funções o mais próximo possível da cena de ação; mínimo número de níveis de autoridade; pequeno número de funções, facilmente supervisionado por apenas um indivíduo; único supervisor; o cargo mais elevado tem autoridade total sobre os subordinados;

Ênfase em alcançar objetivos e produzir resultados de forma rápida e econômica. Enfatiza fins e resultados em busca da maior eficácia.

ABORDAGEM ESTRUTURALISTA: A Teoria Estruturalista é um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação com a Teoria das Relações Humanas. É baseada no movimento estruturalista, influenciado pela sociologia organizacional. Estrutura é o conjunto de elementos estáveis que se relacionam no tempo e espaço para formar uma totalidade. Na administração, essa estrutura corresponde à maneira como as empresas são organizadas e estruturadas. A Teoria Estruturalista teve diversos fatores para que surgisse:

A necessidade de uma maior compreensão sobre os aspectos que eram considerados pela Teoria Tradicional e omitidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com