TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Evolução

Artigo: Teoria Da Evolução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

Charles Darwin nasceu no ano de 1809, na cidade de Shrewsburry, Inglaterra. Quando jovem ingressou em um curso de medicina, mas logo o abandonou. Aconselhado por seu pai, decidiu fazer faculdade de teologia. No ano de 1831, embarcou como um dos tripulantes do navio inglês H. M. S. Beagle, numa viagem que duraria cinco anos. Durante a viagem, Darwin, além de escrever um diário contando tudo o que observara, coletou desde insetos até grandes mamíferos que ele mesmo empalhou. No ano de 1836, Darwin desembarcou de volta à Inglaterra e começou a separar e classificar tudo o que havia encontrado durante a viagem a bordo do Beagle, publicando em seguida a obra “Zoologia da viagem do Beagle”.

Mesmo com todas as observações feitas durante a viagem, Darwin ainda não sabia explicar como ocorria de fato a seleção dos organismos na natureza. Foi no ano de 1838 que Darwin, lendo o livro do economista britânico Thomas Malthus sobre crescimento populacional, deduziu que os únicos organismos que conseguiam sobreviver às adversidades eram aqueles que tinham características exclusivas. Depois dessa conclusão, Darwin elaborou a teoria da seleção natural, que é aceita até os dias atuais.

Segundo a teoria da seleção natural de Darwin:

● Todos os organismos vivos competem entre si e com outras espécies (competição interespecífica e intraespecífica) e, assim, poucos conseguem chegar à idade reprodutiva gerando descendentes férteis.

● Como os organismos competem por alimento, espaço físico, fêmeas, etc., somente os mais aptos conseguem sobreviver, reproduzir e gerar descendentes férteis.

● Os organismos de uma mesma espécie não são idênticos entre si e dependendo das necessidades do organismo, essas diferenças podem ser benéficas ou não, sendo que os organismos que tiverem diferenças favoráveis conseguirão se adaptar melhor àquele ambiente, além de transmitir essas diferenças a todos seus descendentes.

Lamarck foi um dos primeiros naturalistas que elaboraram teorias evolucionistas e, com elas, conseguiu atrair a atenção de Darwin. Segundo Lamarck, as girafas tinham pescoço comprido de tanto o esticarem em busca de alimento, mas Darwin deu outra explicação para esse fato. De acordo com Darwin, existiam girafas de pescoço longo, que alcançavam alimento tanto nas copas das árvores quanto em arbustos rasteiros, e girafas de pescoço curto, que conseguiam alimento somente em arbustos rasteiros. Em determinada época, uma seca prolongada fez com que os arbustos rasteiros se tornassem escassos, eliminando então a população de girafas de pescoço curto. Como as girafas de pescoço longo estavam melhores adaptadas, elas foram as únicas que sobreviveram, transmitindo a seus descendentes essa característica.

Outro exemplo clássico da teoria da seleção natural elaborada por Darwin ocorreu com as mariposas da espécie Biston betularia, que podem ser de cor clara ou escura. Na Inglaterra, antes da Revolução Industrial, as mariposas de cor escura eram as mais predadas por aves, pois elas eram mais vistas sob os troncos das árvores que eram brancos. Logo depois da Revolução Industrial, a fumaça das chaminés das fábricas fez com que os troncos das árvores se escurecessem, dando às mariposas de cor escura a chance de se camuflarem. Dessa forma, a população

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com