TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Pesonalidade

Trabalho Universitário: Teoria Da Pesonalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

A teoria da personalidade

A teoria de traços da personalidade pode ser definida como padrões habituais de comportamento, pensamento e emoção. Onde diferem entre os indivíduos. Pois a personalidade e ligada à postura e valores, em alcançar determinados objetivos. Através dela, consegue-se encontra soluções diferentes diante de novas experiências. Os traços de personalidade representam características à disposição do individuo, para se comportar em uma determinada ocasião. Um traço bastante importante para um líder e a humildade, pois deve reconhecer e apoiar talentos e o desenvolvimento das outras pessoas.

Outra teoria importante é a situação ou contingenciais, que tem como principio básico a não existência de um único estilo ou característica de liderança, ou seja, o líder eficaz e o que tem capacidade de se adaptar a grupos de pessoas sob características extremamente variadas, assim as variáveis fundamentais são o líder, o grupo, e a situação.

A teoria do traço das personalidades defende a ideia de que possuímos características especiais que seriam facilitadoras no desempenho da liderança. E permitido que os lideres já nascem com o tal, ou seja, de que os lideres já nasçam feitos e não aprendendo a ser lideres. Atualmente essa teoria foi ultrapassada, pois segundo os pesquisadores, hoje se e possível identificar novos traços para serem desenvolvidos. As teorias, discussões e controvérsias sobre a Personalidade foram temas sempre presentes em toda história da filosofia, psicologia, sociologia, antropologia e medicina geral. Entre tantas tendências destaca-se um tronco ideológico segundo o qual os seres humanos foram criados iguais quanto sua capacidade potencial. Neste caso, a ocorrência das diferenças individuais seria interpretada como uma decisiva influência ambiental sobre o desenvolvimento da Personalidade.

De acordo com tal enfoque, havendo no mundo uma hipotética igualdade de oportunidades, seríamos todos iguais quanto as nossas realizações, já que, potencialmente seríamos iguais. Assim pensando, se a todos fossem dadas oportunidades iguais, como por exemplo, oportunidade musical ou artística, seria impossível destacar-se um Chopin, Mozart, Monet, Rembrandt, porque a potencialidade de todos seus colegas de classe seria a mesma. A única diferença entre Einstein e os demais teria sido uma simples questão de oportunidade e circunstâncias ambientais. Neste caso a Personalidade, a inteligência, a vocação e a própria doença mental seriam questões exclusivamente ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com