TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Vantagem Comparativa E O Conceito De Custo De Oportunidade Em Um Caso.

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Da Vantagem Comparativa E O Conceito De Custo De Oportunidade Em Um Caso.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  978 Visualizações

Página 1 de 5

1 - Expliquem e apliquem a teoria da vantagem comparativa e o conceito de custo de oportunidade em um caso.

Criada e aplicada por David Ricardo, à teoria da vantagem comparativa ou princípio das vantagens comparativas de custos explica por que o comercio entre dois países, regiões ou pessoas pode ser benéfico, mesmo quando um deles é mais produtivo na fabricação de todos os bens. Diz também que o que é importante não é o custo absoluto de produção, mas a razão de produtividade que cada país possui. Embora para muitos David Ricardo nunca levasse em consideração em sua teoria fatos como, custos com transporte e produção em grande escala, em meu ponto de vista é preciso sim ver todos os ângulos para que não haja custos desnecessários, porém isso não implica no fato de que a teoria de vantagem comparativa e de suma importância nos dias atuais.

Nessa teoria também é possível ver que quando há comércio entre os países ou regiões, preferencialmente sem barreiras e restrições, a produção mundial cresce, porque permite que cada país se especialize na produção do bem a qual apresenta vantagens comparativas. Quando a o reconhecimento desse fator por parte de seus produtores, o mercado se abre para as oportunidades, chamando de livre comercio, porém ainda existem diversas criticas ao livre mercado. Como exemplo vesse muito falar que não se devem derrubar as “as barreiras protecionistas” porque os chineses trabalham por salários baixíssimos e isso quebrará nossa indústria ou ainda no caso do Brasil “custo Brasil”, e que logo temos que ter alguma barreira para proteger a indústria nacional. E isso é um verdadeiro erro a meu ver, pois as portas se fecham e os países deixam de crescer, vender seus produtos de forma externa, é cria barreiras que em tempos de grandes avanços tecnológicos não deveriam existir, ficando o pais a mercê de um único produto ou poucos.

Por isso a maneira mais simples de se perceber qual é a importância das vantagens comparativas é olhando para uma situação que ocorre praticamente todos os dias conosco, como escolher entre ficar em casa fazendo tarefas diárias e que não nos dão lucro mais são necessárias ou ir trabalhar e ganhar mais por isso gerando lucro em cadeia.

Podemos chamar isso de Custo de oportunidade. Que é quanto se deixa de produzir um bem, escolhendo empregar os recursos na produção de outro bem, ou seja, custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida.

Abaixo segue um exemplo de custo de oportunidade;

Exemplo:

Supondo duas empresas: Ronda e Chevrolet / Horas de trabalho (L) para produzir 1 unidade de carro e motocicleta.

Carro Motocicleta

Ronda 1un = 3L 1uni = 4L

Chevrolet 1un = 2L 1uni = 3L

Chevrolet tem vantagem absoluta na produção de carro e de motocicleta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com