TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Das Restrições

Exames: Teoria Das Restrições. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Produção e Serviços Turma – 50 – FGV - Botafofo

Titulo: A Teoria das restrições na prática

Estudo de caso: A Teoria das restrições na prática: elevação dos gargalos no processo produtivo de uma indústria metal mecânica.

Este trabalho apresenta uma resenha sobre o estudo de caso apresentado no XIII SIMPEP ( Simpósio de Engenharia de Produção – UNESP) – A teoria das restrições na prática: elevação dos gargalos no processo produtivo de uma indústria metal mecânica . O estudo de caso em questão chamou atenção por apresentar a aplicabilidade da teoria das restrições à prática e obter os resultados propostos pela teoria. Desta forma, neste trabalho serão discutidos os conceitos da teoria da restrição (TOC) e as restrições apresentadas na produção da indústria metal mecânica e como a mesma foi reduzida aplicando a TOC.

NETO e MARCO (2006) observaram que as indústrias metal mecânicas vivem em um ambiente turbulento e de alta competitividade, o que caracteriza o ramo fértil para estudar a melhoria no desempenho produtivo, eles entendem que para melhorar a produção é necessário checar as restrições na produção, antes de entrar mais no assunto é preciso destrinchar os conceitos ligados a teoria da restrição.

De acordo com GUERREIRO (1996, P.14) “na Teoria das Restrições a palavra chave passa a ser “restrição, definida como qualquer coisa que limite o alcance do objetivo da empresa. As restrições podem ser físicas, como capacidades das máquinas e ou setores, pessoal insuficiente, pessoal não capacitado, ausência de pedidos de clientes, não disponibilidade de matéria-prima de fornecedores, dificuldade de logística, etc. ou restrições não físicas ou politicas que são as normas, procedimentos e praticas adoradas pela organização”. A partir do conceito apresentado por GUERREIRO (1996), é possível perceber que as restrição é qualquer coisa que impeça uma organização de alcançar uma meta/objetivo.

Entende-se que a TOC é capaz de reunir condições de dissolução dos eventos restritivos apresentando por consequente melhoria financeira, pois busca a maximização do ganho através da otimização da produção. A TOC considera que existem restrições em todos os sistemas e que deve-se considera-las para que as mesmas não se tornem um grande problema.

NETO e MARCO (2006) mencionam 5 passos (GOLDRATT,1992) que podem administrar as restrições). Estes 5 passos foram aplicados para reduzir as restrições apresentadas na Indústria Metal Mecânica neste estudo.

1)Identificar as restrições do sistema – nesta fase procura-se identificar o fator limitante de ganho no sistema, um modo de identificar é medir a capacidade de cada equipamento ou centro de trabalho para cada produto produzido, quando a carga de trabalho for maior que a sua capacidade eis a restrição.

2)Decidir como explorar as restrições do sistema – nesta fase deve-se utilizar a capacidade máxima da restrição, de modo que a mesma não fique parada mesmo em períodos de lanche e almoço, deve-se extrair da restrição o máximo possível.

3)Subordinar o resto a decisão anterior – garantir que tudo caminhe de acordo com as retrições, mudando o ritmo das não-restrições de modo a evitar produzir em excesso.

4) Elevar a restrição do sistema – nesta fase é preciso aumentar a capacidade da restrição, normalmente são necessários adotar investimentos como aquisição de novos equipamentos, empregados, etc.

5)Se, num passo anterior uma restrição for eliminada, volte ao primeiro passo, mas não permita que a inercia gere uma restrição no sistema – é importante reavaliar sempre as reatrições pois na medida que ocorre uma alteração no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com