TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Das Restrições

Exames: Teoria Das Restrições. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 6

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

ADMINISTRAÇÃO – 7º SEM. N2ELA

PAULO FERREIRA DA SILVA FILHO - RA 303102011

PORTFÓLIO 01

ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE, PRODUTIVIDADE E MÉTRICA EM SISTEMAS.

...............................................................................................................................

Guarulhos

2014

PORTFÓLIO 01

ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE, PRODUTIVIDADE E MÉTRICA EM SISTEMAS.

Trabalho apresentado ao Curso de Admistração da Faculdade ENIAC para a disciplina de Administração da Qualidade, Produtividade e Métrica em Sistemas.

Profº.: Renato Lobo

Guarulhos

2014

Respostas

.............................................................................................................

Faça uma pesquisa na biblioteca virtual do Eniac ou em sites que possuam artigos científicos (google acadêmico, scielo,spell, etc) utilizando da palavra chave “ projeto”. Escolha um artigo que possa resposder os seguintes questionamentos:

“Conceito de Projeto”

De acordo com Vargas (2000), o projeto pode ser definido como um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com inicio, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros pré-definidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade.

Conforme o Project Management Institute (2000) o projeto é um processo que envolve planejamento, execução, acompanhamento e controle de determinadas tarefas que se relacionam entre si. O resultado deste relacionamento entre as tarefas é a existência de um produto final especifico, que deve ser criado dentro de prazos, custos e especificações

de qualidade.

Segundo Menezes (2001), o trabalho desenvolvido nas organizações é formado por serviços e/ou projetos. Os projetos, que são normalmente desenvolvidos com uma visão na organização estratégica da empresa, e os serviços, que são atividades rotineiras, possuem algumas semelhanças, pois ambos são realizados por pessoas, através de recursos limitados e que devem ser planejados, executados, acompanhados e controlados. Porém existem as diferenças uma vez que serviços são atividades de caráter continuo e repetitivo e projetos de caráter temporário e único.

O que é o escopo do projeto?

Com isso temos após as definições de escopo do projeto de cada autor posso dizer que em minha opinião o escopo do projeto segue ao entendimento dos objetivos de cada projeto, dos resultados esperados e à descrição sumária do trabalho a ser realizado. É feita na etapa de iniciação do projeto e detalhada na etapa de planejamento. Descreve as características do produto e o trabalho necessário para realizá-lo.

Podendo ainda citar que segundo TENSTEP (2007), o escopo é a maneira de descrever os direitos e obrigações entre a empresa-cliente (ou um contratante qualquer) e a consultoria (ou um contratado qualquer), definindo o que a contratada irá realizar e o que não irá realizar.

A finalidade de definir o escopo é descrever e obter um consenso sobre os limites lógicos da atuação da contratada. Na maioria dos casos, a forma mais fácil de começar a definir o escopo é através dos objetivos. Por definição, deve existir uma ou mais entregas, criadas para realizar cada objetivo. O conjunto das entregas se transforma na base para a definição do escopo. De acordo com os estudos da TENSTEP (2007), em muitos casos, a contratada vai ao cliente procurando por respostas para ajudar a definição do escopo do projeto, porém, o cliente não terá a informação necessária. Isto não significa que o cliente não saiba o que está fazendo. Geralmente, o cliente tem uma visão somente dos resultados finais, mas não consegue traduzir isso em entregas concretas.

O consenso inicial sobre o escopo do projeto é estabelecido entre pessoas, organizações ou departamentos de organizações, sendo uma pessoa, empresa, o cliente, o demandante do serviço, o prestador de serviços designado ou outra pessoa, para fazê-lo.

Embora pareça tratar de informações redundantes, é um processo necessário para explicitar a percepção do que o cliente espera do produto e o que o prestador de serviços precisa projetar produzir, entregar.

Por que é importante controlar o tempo do projeto?

De acordo com Valeriano (1998), uma das áreas de conhecimento de projetos que dever ter uma administração mais rígida é o tempo. A gestão do tempo está diretamente ligada ao sincronismo das atividades envolvidas no projeto. Portanto, para que o projeto possa ser concluído no tempo previsto é necessário se fazer um minucioso controle e acompanhamento de todas essas atividades, através da preparação de um cronograma.

Segundo o Pons (2009), o gerenciamento de projetos, tem o objetivo de atender aos requisitos especificados no projeto, através da aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas às diversas atividades existentes no projeto.

Segundo o Project Management Institute (2000), o conceito de temporário significa que cada projeto tem um início e um fim muito bem definidos, alcançando o fim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com