TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Dasrestriçoes

Trabalho Universitário: Teoria Dasrestriçoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 6

TEORIA DAS RESTRIÇÕES-TOC

A teoria das restrições-TOC teve inicio na década de 1970 quando o físico israelense Eliyahu Golbratt se envolveu com os problemas da logística de produção. Na década de 1980, Goldratt escreveu um livro sobre sua teoria “A Meta” mostrando a dificuldade de um gerente de fábrica para administrar a empresa em que trabalha. No desenrolar da história, o gerente vai descobrindo os princípios da teoria de Goldratt auxiliado por um consultor de nome Jonah, e a empresa recupera sua competitividade.

A idéia básica da TOC e que todo sistema tangível como um empreendimento com fins lucrativos, tem pelo menos uma restrição. No caso do empreendimento com fins lucrativos, seriam lucros infinitos em vista da restrição ser um fator que impede o ecossistema de conseguir mas daquilo que almeja, o gerente ou o empreendedor interessado em obter mais lucros deve então administrar melhor as restrições. Nesse assunto não há escolha: ou o individuo controla as restrições, ou elas o controlam. As restrições iram determinar o nível Maximo de output do sistema, que sejam reconhecidas e controladas ou não.

A TOC e composta de sois campos: os processos de raciocínio e os aplicativos específicos (como logística de produção). Os processos de raciocínios ultrapassaram os limites da administração e são usados em muitos outras áreas do conhecimento humano, e forman, a base de toda a TOC.

Na essência, a teoria das restrições eu processo de melhoria continua para qualquer sistema, seja ele negócio, pessoal ou ambiental

O QUE E UM A RESTRIÇÃO

Restrição e qualquer coisa que limita significativamente o desempenho de um sistema, dificultando o atingimento de suas metas.

Os tipos de restrições definidas por Goldratt são:

RESTRIÇÃO DE NATUREZA FISICA: esse tipo de restrição esta associado a limitação de recursos para se cumprir uma demanda ou aumentar o output do processo em um determinado período de tempo. Um bom exemplo é a limitação de entregas de um armazém ou centro de distibuição(CD) pela falta de veículos.

RESTIÇÃO LIGADA AS POLITICAS DA ORGANIZAÇÃO: Vincula- se as regras que a organização gerou para regular e direcionar o comportamento do sistema. Contudo, com as mudanças ocorridas, essas normas se tornaram pouco apropriadas e afetam o desempenho do sistema de forma negativa;

RESTRIÇÃO DE COMPORTAMENTO: as pessoas ficam confortáveis quando estabelecem ações previsíveis, fazendo coisas que fazem sentido e que lhes dão um sentimento de segurança e controle do ambiente.Mesmo que o ambiente mude, elas continuam a se comportar de forma que tenham segurança e controle.

Existe uma ligação entre essas restrições :Exemplo , o numero de motoristas que ignoram o sinal vermelho.Antes da invenção do semáfaro não era possível ter esse tipo de controle.

As medidas ditam o comportamento das pessoas no sistema. A partir delas,as pessoas modificam o seu comportamento para se adequarem ao que o sistema impõe, como parar quando o semáfaro fica vermelho e avançar quando fica verde.

Etapa da teoria da Teoria Das Restrições

Uma das contribuições da TOC é o seu processo de otimização continua que contem as seguintes etapas:

*Identificação dos gargalos dos sistemas.

*Decisão de como explorara-los.

*Subordinação de tudo o mais á decisão a cima.

*Aumento da capacidade dos gargalos do sistema.

*Caso, no passo anterior o gargalo seja eliminado no reinicie o passo 1.

Com esse processo, é possível concentrar esforços nos poucos pontos de um sistema que determinam seu desempenho,ou seja,as restrições ou gargalos e assim melhorar seu desempenho no curto prazo.Com essa definição concluímos que todo sistema tem uma restrição,caso contrario seu desempenho será infinito.Goldratt afirma que na maioria das empresas não existe restrições físicas,como um gargalo,sua afirmação sugere que na maior parte das vezes o que limita o desempenho de um sistema é a sua inércia.

Processos De Raciocínio na TOC

Os processos de raciocínio formam a base da TOC. Trata-se de ferramentas lógicas criadas por Goldratt para auxiliar na solução de problemas, e que se baseiam nas relações de causa e efeito Esses processos podem ser usados individualmente ou em conjuntos dependendo de que se deseja atingir, para problemas mais amplos deve-se usá-los em conjuntos visando responder as questões:

*O que mudar?

* Para que mudar?

*Como usar a mudança?

O que mudar?

Direciona a execução de um diagnostico da situação na tentativa de encontrar o problema básico do sistema. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com