TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria De Comunicação De Massa

Artigos Científicos: Teoria De Comunicação De Massa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

Quem foi Harold Dwight Lasswell?

1. R: Harold Dwight Lasswell foi um cientista político e teórico da comunicação estadunidense. É considerado um dos fundadores da psicologia política.

Nascimento: 13 de fevereiro de 1902

Falecimento: 18 de dezembro de 1978

Educação: Universidade de Chicago

O que é interação Social:

R: São formas diferentes. A forma que a interação social assume chama-se relação social. Um professor dando aula tem um tipo de relação social com seus alunos, a relação pedagógica. Da mesma forma, uma pessoa comprando e outro vendendo, estabelecem uma relação econômica. Além dessas, as relações sociais podem ser políticas, religiosas, culturais, familiares e etc.

O que é Teoria Empírica de Campo?

É um modelo de teoria da comunicação, também conhecido como Teoria dos Efeitos Limitados. Trata de influência e não apenas da que é exercida pelos mass media, mas da influência mais geral das relações sociais. Em síntese, diz respeito a todos os mass mediado ponto de vista da sua capacidade de influência sobre o público e da influência mais geral das relações sociais, da qual os mass media são apenas uma parte. Nesta teoria, que consiste em associar os processos comunicativos de massa às características do contexto social em que estes se realizam, é possível distinguir duas correntes: a primeira diz respeito ao estudo da composição diferenciada dos públicos e dos seus modelos de consumo da comunicação de massa.

A segunda, e mais significativa, compreende as pesquisas sobre a mediação social que caracteriza esse consumo.

Abordagem Empírica de Campo abandona a relação direta de causa e efeito entre a mensagem e o comportamento do indivíduo. Antes, enfatiza a influência indireta que a mídia exerce sobre o público tal como faria qualquer outra força social (igreja, família, partido político etc). O alcance das mensagens midiáticas depende do contexto social em que estão inseridas, ficando sujeitos aos demais processos comunicativos que se encontram presentes na vida social.

Influencias sobre a Teoria Empírica de Campo?

R: Ler jornal, ouvir rádio, ver televisão, isso significa fazer dados de meio de comunicação.

Teoria Critica?

É parte do pressuposto das teorias marxistas e investiga a produção midiática como típico produto da era capitalista. Desvendam assim a natureza industrial das informações contidas em obras como filmes e músicas: temas, símbolos e formatos são obtidos a partir de mecanismos de repetição e produção em massa, que tornam a arte adequada para produção e consumo em larga escala.

Teoria Culturológica?

R: É pesquisar os efeitos ou as funções da mídia, procura definir a natureza da cultura das sociedades contemporâneas. Conclui assim que a cultura de massa não é autônoma, como pretende as demais teorias, mas parte integrante da cultura nacional, religiosa ou humanística. Ou seja, a cultura de massa não impõe a padronização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com