TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Do Turismo

Artigos Científicos: Teoria Do Turismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  2.409 Palavras (10 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 10

1. IDENTIDADE E HERANÇAS CULTURAIS

A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "Carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "Carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.

Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-Feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", O termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.

Na Antiguidade o Carnaval era marcado por grandes festas, comidas e bebidas, muitas celebrações e alegria. A festa durava sete dias nas ruas, na época tudo quanto era atividades e compromissos eram adiados por conta da celebração, até mesmo escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que quisessem, era uma festa só, as pessoas trocavam presentes e saiam por ruas e praças comemorando.

E no período do renascimento, a comemoração foi incorporando os bailes de mascaras, com suas fantasias muito belas, e carros alegóricos, tornando uma festa mais organizada, assim progressivamente, festa foi tomando o formato atual do que tem hoje.

1.1 No Brasil

No final do século XIX, No Brasil começaram a surgir os primeiros blocos carnavalescos, cordões e famosos “corsos”, tornaram-se populares no começo do séc. XX. As pessoas saiam nas ruas fantasiadas decoravam seus carros e em grupos desfilavam pelas ruas.

No Século XX o carnaval foi crescendo cada vez mais, se tornando uma festa cada vez mais popular. O crescimento foi com a ajuda das “marchinhas carnavalescas”. Que eram Musicas animadas.

A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro, se chamava “Deixa Falar”. Ela foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. E assim foi surgindo mais escolas de samba, no Rio de Janeiro e em São Paulo, foram organizadas ligas de escolas de sambas, que começaram a competir para ver quem era mais bonita, ou seja virou algo um pouco mais organizado e padronizado.

Escolas de Samba Vencedoras nos Últimos Carnavais no Rio de Janeiro:

1998 - Mangueira e Beija-Flor

1999 - Imperatriz Leopoldinese

2000 - Imperatriz Leopoldinese

2001 - Imperatriz Leopoldinese

2002 - Mangueira

2003 - Beija-Flor

2004 - Beija Flor

2005 - Beija-Flor

2006 - Unidos de Vila Isabel

2007 - Beija-Flor

2008 - Beija-Flor

2009 - Acadêmicos do Salgueiro

2010 - Unidos da Tijuca

2011 - Beija-Flor

2012 - Unidos da Tijuca

2013 - Unidos de Vila Isabel

2014 - Unidos da Tijuca

Escolas de Samba Vencedoras nos Últimos Carnavais em São Paulo:

1998 - Vai-Vai

1999 - Vai-Vai, Gaviões da Fiel

2000 - Vai-Vai, X-9 Paulistana

2001 - Vai-Vai, Nenê de Vila Matilde

2002 - Gaviões da Fiel

2003 - Gaviões da Fiel

2004 - Mocidade Alegre

2005 - Império de Casa Verde

2006 - Império de Casa Verde

2007 - Mocidade Alegre

2008 - Vai-Vai

2009 - Mocidade Alegre

2010 - Rosas de Ouro

2011 - Vai-Vai

2012 - Mocidade Alegre

2013 - Mocidade Alegre

2014 - Mocidade Alegre

O carnaval de rua manteve suas tradições de sua originalidade, porém na região nordeste do brasil. Nas cidades como Recife, e Olinda, no período da festa as pessoas saem em ritmos como: frevo e maracatu, desfiles de bonecos gigantes, uma das grandes atrações na festa.

Já em Salvador, os trios elétricos, é um grande atrativo do carnaval, contagiando por músicas muitos animadas, e dançantes, destaca-se também no carnaval de salvador o Olodum e o Ileyaê, e os blocos de rua e do afoxé filhos de grandhi.

1.2 Curiosidades do carnaval no mundo

Sendo a festa mais tradicional do carnaval acontece em Veneza (Itália), as pessoas vão as ruas com as luxuosas fantasias e mascaras para fazer festa. Em outros pontos da Europa e Américas há muito o que comemorar também. Com uma tradição de mais de 800 anos, o carnaval na cidade de suíça ainda mantém suas tradições seculares. Quando é as 4hs da manhã de terça-feira gorda, chamados pelo sino da catedral e pelo ‘rufar’ dos tambores, os fanfarrões invadem as ruas da cidade com lanternas coloridas cantando sátiras dos temas mais diversos, e pelo som de pífanos e flautas.

Na cidade de Nice, França, duzentas mil lâmpadas fazem a iluminação de carros alegóricos. Os carros levam enormes bonecos de papelão e moças ornamentadas de flores. Uma tradição mantida, é a queima do Rei do carnaval, meio a um show de fogos na madrugada da quarta-feira de cinzas.

Em Paris, a comemoração se resume a terça-feira gorda, as pessoas cantam e dançam pelas ruas, praças e cafés, e promovem uma verdadeira guerra de ovos e farinhas.

Na Alemanha, a festa é mais animada na cidade de colônia. Acontece o encontro de pessoas nas ruas para a comemoração, há cortejos de carros alegóricos, onde fazem “chover” balas, bombons em toda as pessoas que acompanham os carros.

Nos EUA, em Nova Orleans, a tradição começa na Segunda-Feira, com tradicional baile de máscaras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com