TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Da Adm

Trabalho Escolar: Teoria Geral Da Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  2.003 Palavras (9 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2

2 SURGIMENTO DAS TEORIAS 3

3 TEORIAS ADMINISTRATIVAS 4

4 TEORIA DA BUROCRACIA 6

5 TEORIA DA CONTINGÊNCIA 8

6 TEORIA ESTRUTURALISTA X NEOCLÁSSICA X HUMANISTA 9

7 ORIGEMA TEORIA NEOCLÁSSICA 10

8 ÊNFASE NA TECNOLOGIA E ÊNFASE NO AMBIENTE 11

9 APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL 12

12 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

A administração é uma ciência social aplicada, fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção. A Cada abordagem representa uma maneira específica de encarar a tarefa e as características do Trabalho de administração. A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a Teoria Clássica de Fayol e com a Teoria Burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da Teoria Comportamental e pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela Teoria da Contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente Teoria Administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA.

2 SURGIMENTO DAS TEORIAS

A moderna teoria geral da administração, que se estuda hoje é formada por conceitos que surgiram e vêm-se aprimorando há muito tempo, desde que os administradores do passado enfrentaram problemas práticos e precisaram de técnicas para resolvê-los. Com a Revolução Industrial do Século XVIII e o surgimento das máquinas a vapor, fator determinante na mecanização da indústria e da agricultura, com desenvolvimento do sistema fabril, e substituição da tarefa artesanal pela atividade da máquina, que se cria uma necessidade de sistematizar um processo administrativo que atendesse as exigências do novo modelo organizacional.

Taylor assegurava que as indústrias de sua época padeciam de males que poderiam ser agrupados em três fatores:

1- Vadiagem sistemática por parte dos operários, que reduziam propositadamente a produção a cerca de um terço da que seria normal, para evitar a redução das tarifas de salários pela gerência.

Há três causas determinantes da vadiagem no trabalho, que são:

O erro de época imemorial disseminada entre os trabalhadores, de que o maior rendimento do homem e da máquina terá como resultante o desemprego de grande número de operários;

O sistema defeituoso da Administração, que força os operários à ociosidade no trabalho, finalidade de proteger os seus interesses;

Os métodos empíricos ineficientes, com os quais o operário desperdiça grande parte do seu esforço e do seu tempo.

2- Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização.

3- Falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho. De acordo com Taylor, a implantação da Administração Científica deve ser gradual e obedecer a certo período de tempo, para evitar alterações bruscas que causem descontentamento por parte dos empregados e prejuízos aos patrões. A gerência deve cooperar com os trabalhadores, para que a execução seja a melhor possível.

3 TEORIAS ADMINISTRATIVAS

Teoria da Administração Científica. Um dos maiores expoentes da teoria da administração, conhecida como Administração Científica foi Taylor. Em sua Teoria Geral da Administração, nota-se que Taylor compartilhou com Fayol, criador da Teoria Clássica, o reconhecimento de serem os fundadores da moderna administração. A chamada administração científica começou a contribuir realmente com a ciência da administração através de observações empíricas realizadas no período da Revolução Industrial.

A administração científica contribuiu bastante com a evolução do estudo dos processos administrativos, partindo da observação de tempos e movimentos necessários para realizar determinados trabalhos de natureza física.

Foi nos primórdios da administração científica que surgiu a Organização Racional do Trabalho, ¾ O R T ¾ quando Taylor observou os operários aprendendo uns com os outros através da observação. Descobriu que esse costume natural entre os operários, desenvolvia diferentes métodos de execução da mesma tarefa, variando instrumentos e ferramentas para a mesma operação. A partir dessas constatações, Taylor criou a Organização Racional do Trabalho,substituindo métodos empíricos e rudimentares por métodos científicos. Seus principais fundamentos são:

1) Análise dos “tempos e movimentos”;

2) Estudo da fadiga humana;

3) Divisão do trabalho e especialização, reduzindo o trabalho a uma única tarefa;

4) Desenho de cargos e tarefas;

5) Incentivos salariais e prêmios por produção;

6) “Homo Economicus” (o operário movido por recompensas financeiras);

7) Condições ambientais de trabalho;

8) Padronização de métodos, máquinas e equipamentos;

9) Supervisão funcional (administração funcional)

As origens da ORT, foi um ponto marcante, consolidou e deu uma consistência objetiva aos postulados de Taylor e seus seguidores.

Muitas teorias da administração participam da abordagem clássica. Na verdade ela não foi uma criação individual do engenheiro Henri Fayol em 1916. Ele utilizou o modelo da organização militar como exemplo para estruturar suas proposições teóricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com