TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Da Adm

Exames: Teoria Geral Da Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 3

Comente os princípios da administração de Taylor

Um princípio é uma afirmação válida para determinada situação; é uma previsão antecipada do que deverá ser feito quando ocorrer a situação, para racionalizar, padronizar e prescrever normas de conduta ao administrador, os engenheiros da administração científica definiram princípios para serem aplicados a todas as situações possíveis, lembrando que de modo geral a abordagem feitas pelos engenheiros americanos concebeu a organização dentro de um sentido mecânico, não revelando na devida medida os aspectos humanos da organização, assim o emprego de técnicas mecanicistas passou a representar o máximo de desumanização do trabalho industrial.

Os princípios da Administração Científica para Taylor são:

Princípio de planejamento: Substituir o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírico-prática por métodos baseados em procedimentos científicos. Substituir a improvisação pela ciência através do planejamento do método do trabalho.

Princípio de preparo: Selecionar cientificamente os trabalhadores, de acordo com suas aptidões, e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado. Preparar máquinas e equipamentos em um arranjo físico e disposição racional.

Princípio do Controle: Controlar o trabalho para confirmar que esta sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos e segundo o plano previsto. A gerência deve garantir que a execução seja a melhor possível.

Princípio da execução: Distribuir atribuições e responsabilidades para disciplinar a execução do trabalho. O gerente planeja, e o operário executa.

Em que aspectos a análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos serviram de base para o trabalho de Taylor?

Observando metodicamente a execução de cada operação a cargo dos operários, Taylor viu a possibilidade de compor cada tarefa e cada operação da tarefa em uma série ordenada de movimentos simples, os movimentos inúteis foram eliminados enquanto os úteis eram simplificados e racionalizados, para proporcionar economia e eficiência no trabalho dos operários, com esta análise seguiu o estudo dos tempos e movimentos por meio da utilização de um cronômetro, eliminando assim todos os desperdícios de tempo, matéria prima, e melhorando a qualidade dos movimentos e serviços dos operários. 

Explique o que é eficiência.

É a palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica, seus recursos. Quando mais alto o grau de produtividade ou economia na utilização dos recursos, mais eficiente a organização é ou será.

O que é divisão do trabalho e especialização do operário?

A divisão do trabalho é o processo que permite superar as limitações individuais por meio da especialização. Quando se juntam as tarefas especializadas, realizam-se produtos e serviços que ninguém conseguiria fazer sozinho quanto menor e mais simples a tarefa, maior será a habilidade do operário em desempenhá-la. Ao realizar um movimento simples repetidas vezes, o funcionário ganha velocidade na sua atividade, aumentando o número de unidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com