TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Da Adm

Trabalho Universitário: Teoria Geral Da Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  3.125 Palavras (13 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 13

1. BASES HISTÓRICAS DA ADMINISTRAÇÃO

1.1 Introdução

Administração tornou-se uma das mais importantes áreas da atividade humana. Vivemos em uma civilização na qual o esforço cooperativo do homem é a base fundamental da sociedade.

A tarefa básica da Administração é a de fazer as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente. Seja nas indústrias, comércio, órgãos públicos, hospitais, escolas ou em qualquer outra forma de empreendimento humano, a eficiência e eficácia com que as pessoas trabalham sempre dependerá daqueles que cuidam da chamada função administrativa.

Peter Drucker, um dos mestres da administração, nos ensina que não existem países desenvolvidos e subdesenvolvidos, e sim países bem e mal administrados. O mesmo ocorre com as empresas.

A tarefa de administrar se aplica a qualquer tipo ou tamanho de organização, seja ela uma grande indústria, uma cadeia de supermercados, uma academia, hospital ou uma empresa de consultoria.

Toda organização, seja ela industrial ou prestadora de serviços, precisa ser administrada para alcançar seus objetivos com a maior eficiência e economia de ação e de recursos.

A capacidade de administrar esteve evidente durante a evolução humana desde há muito tempo, permeando a história das cidades, dos governos, dos exércitos e das organizações religiosas. As evidências demonstram que já há pelo menos cinco mil anos, as civilizações praticavam o que hoje chamamos de conhecimento administrativo (MAXIMIANO, 2005).

Entretanto, foi a partir da I Revolução Industrial (1780-1860) e da II Revolução Industrial (1860-1914), que as teorias da Administração começam a se formar com os estudos desenvolvidos em grandes indústrias (MAXIMIANO, 2005), o que fez alterar radicalmente a forma de produção (CHIAVENATO, 2006). Por isso, a transição do século XIX para o século XX é considerada o marco do surgimento da administração enquanto ciência, cujas transformações criaram profundo impacto na forma de se fazer as coisas, como ocorre com mudanças de paradigmas intensas.

A TGA estuda a Administração das organizações e empresas do ponto de vista da interação e interdependência entre as cinco variáveis principais: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente. Cada um influencia e é influenciado pelo outro.

1.2. Perspectivas Futuras da Administração:

Estamos passando por grandes mudanças nas rotinas das empresas. Algumas dessas mudanças são evoluções necessárias devido a mudança do comportamento do ser humano. Vejamos abaixo uma série de fatores que deverão provocar profundos impactos sobre as organizações e empresas:

Crescimento de algumas organizações: algumas empresas estão se aliando a outras, formando grandes conglomerados, são as chamadas fusões ou incorporações. Com o crescimento desse tipo de empresa, composta por uma grande quantidade de funcionários, processos e produtos, surgirá uma necessidade de profissionais com uma visão mais ampla de tudo o que ocorre na empresa;

Crescimento do número de micros empresas: no Brasil o número de micros e pequenas empresas não pára de crescer. Este segmento já gera cerca de 95% de todos os empregos formais no país. Este é um mercado muito carente de profissionais qualificados, com uma real visão do que é Administração;

Concorrência mais forte: À medida que aumentam os mercados e os negócios, crescem também os riscos da atividade empresarial. O produto ou serviço que prove ser superior ou melhor será o mais procurado. O desenvolvimento dos produtos ou serviços exigirá maiores investimentos em pesquisa e desenvolvimento, aperfeiçoamento das tecnologias, dissolução de velhos e criação de novos departamentos, busca incessante de novos mercados e a necessidade de competir com outras organizações, concorrendo com elas para sobreviver e crescer;

Sofisticação da tecnologia: Com o uso das telecomunicações, computador e do transporte, as organizações e empresas estão expandindo suas áreas de atuação. A tecnologia introduzirá novos processos e instrumentos que causarão impactos sobre a estrutura e comportamento das organizações;

Taxas elevadas de inflação: Os custos de energia, matérias-primas, mão-de-obra e do dinheiro estão se elevando continuamente. A inflação exigirá, cada vez mais, maior eficiência da administração das organizações para que estas possam obter melhores resultados com os recursos disponíveis e programas de redução de custos operacionais;

Globalização da economia e internacionalização dos negócios: O esforço de exportação, criação de novas subsidiárias para deitar raízes em outros territórios estrangeiros, é um fenômeno que influenciará as organizações do futuro a sua administração. A globalização faz com que a competição se torne mundial;

Visibilidade maior das organizações: Enquanto crescem, as organizações tornam-se competitivas, mais sofisticadas, internacionalizam-se mais e, com isso, aumentam sua influência ambiental, ou seja, as organizações chamam mais atenção do ambiente e do público e passam a ser mais visíveis e percebidas pela opinião pública. A visibilidade da organização – a sua capacidade de chamar a atenção dos outros – pode ocorrer de maneira positiva ou negativa. De qualquer forma, a organização jamais será ignorada pelos outros: consumidores, fornecedores, imprensa, sindicatos, governo, etc., e isso influenciará seu comportamento.

1.3 O ADMINISTRADOR E AS ÀREAS DE ATUAÇÃO DO ADMINISTRADOR

É o gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa. Ele ajuda a definir, a analisar e a cumprir as metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos. Conduz as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários, e do relacionamento com os sindicatos de cada categoria. Implementa planos de carreira e programas de benefícios. Coordena, ainda, os recursos materiais da companhia, controlando a compra e a estocagem de matérias-primas e produtos finais. No setor financeiro, cuida de orçamentos e fluxo de caixa. Também se envolve com a publicidade e o marketing, na promoção de vendas dos produtos ou serviços.

Quem são os administradores

São as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com