TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Hipodérmica

Exames: Teoria Hipodérmica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

Aplicando a Teoria Hipodérmica ao gênero de Reality Show

A Teoria Hipodérmica é um modelo de Teoria da Comunicação, e está alocada na subdivisão da comunicação denominada Comunicação de Massa, e opera da seguinte forma: Supõe-se que uma mensagem midiática enviada a um público de massa afeta da mesma maneira todos os indivíduos.

Os conceitos da Teoria Hipodérmica foram elaborados pela Escola Norte Americana na década de 1930, e os objetivos do desenvolvimento deste modelo de Teoria da Comunicação giravam em torno da busca por uma maneira de compreender as influências da comunicação no comportamento da população, para a partir disto ser possível exercer influência comportamental sobre o povo.

Também conhecida por Teoria da Bala Mágica, a Teoria Hipodérmica é assim definida por basear-se da suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta, sem encontrar resistência do receptor, como o disparo de uma arma de fogo, que perfura a pele humana sem dificuldade. A passividade do receptor é a principal característica do individuo nesta teoria.

A Teoria Hipodérmica analisa a mídia com embasamento no Behavorismo, conjunto das teorias psicológicas que definem como principal objeto de estudo psicológico o comportamento.

No entanto, a Teoria Hipodérmica é tida como limitada, por ter um embasamento extremamente simples, considerando a massa de indivíduos receptores completamente homogêneos. Nela todos os indivíduos são pensados como equivalentes e que recebam as mensagens de uma mesma forma. Essa teoria surgiu no período entre guerras e durante a Segunda Guerra Mundial, pois os meios de comunicação de massa tiveram papel crucial no momento de dominar o pensamento da população, exemplo disso é a utilização do Rádio por Adolf Hitler para discursar para multidões.

A Teoria Hipodérmica é muito usada nos Realitys Shows, quando um produto é lançado no mercado e comercialmente é divulgado nesse tipo de programa, a sua aceitação tende a ser enorme, pois acaba criando tendências.

Com o passar dos anos, são criadas novas teorias, pois as que já existem ficam ultrapassadas e consequentemente fica mais difícil de manipular as pessoas. Se o uso da teoria que já existe persistir, dificilmente atingirá o êxito esperado pelos seus idealizadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com