TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Neuclassica

Casos: Teoria Neuclassica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

Historial da Teoria Neoclássica da Gestão.

A Teoria Neoclássica da Administração é o nome dado a um conjunto de teorias que surgiram na década de 1950 e que propõem uma retomada das abordagens clássica e científica da administração. A teoria tem como principal referência Peter Drucker, mas também inclui um grupo amplo de autores como William Newman, Ernest Dale,

Ralph Davis, Louis Allen e George Terry.

O mundo passou a experimentar um notável surto de desenvolvimento industrial e económico sem precedentes, isto após a 2ª guerra mundial. Em outras palavras, o mundo das organizações começou em uma etapa de grandes mudanças e transformações.

Apesar de toda influência das ciências do comportamento sobre a teoria administrativa, os pontos de vista dos autores clássicos nunca deixaram de subsistir.

Malgrado toda a crítica aos postulados clássicos e aos novos enfoques da organização, verifica-se que os princípios de administração, a departamentalização, a racionalização do trabalho, a estruturação linear ou funcional, enfim, a abordagem clássica, nunca fora totalmente substituída por outra abordagem, sem que alguma coisa fosse mantida. Todas as teorias administrativas se assentaram na Teoria Clássica, seja como ponto de partida, seja como crítica para tentar uma posição diferente, mas a ela relacionada intimamente.

I. Fundamentos Da Abordagem Neoclássica

A abordagem Neoclássica fundamenta-se na Teoria Clássica devidamente actualizada e redimensionada aos problemas administrativos actuais e ao tamanho das organizações de hoje. Ela baseia-se nos seguintes fundamentos:

1. A administração é um processo operacional composto de funções como panejamento, organização, direcção e controle; 2. Como a administração envolve uma variedade de situações organizacionais, ela precisa fundamentar-se em princípios básicos que tenham valores preditivos.

UniZAMBEZE/FCSH/CONTABILIDADE E FINANÇAS/1º ANO/GESTAO I/3º GRUPO

Ela precisa apoiar-se em princípios universais que possam orientar a conduta dos administradores.

3. Os princípios de administração, a exemplo dos princípios das ciências lógicas e físicas, são necessários e verdadeiros.

4. A cultura e o universo físico afectam o meio ambiente do administrador. Como ciência ou técnica, a teoria da administração não precisam abarcar todo o conhecimento para poder servir de fundamentação científica dos princípios de administração.

A abordagem neoclássica é também chamada de Escola Operacional, Escola de Processo Administrativo ou ainda Abordagem Universalista da Administração.

I. Factos Que Dão Origem A Abordagem Neoclássica

A Teoria Neoclássica é uma teoria essencialmente integradora, ecléctica e utilitarista. Visto que ela surge para retomada das abordagens clássicas e científicas da administração desta forma as suas origens remontam aos seguintes factos:

a) Fortalecimento do pragmatismo, como estilo de vida, principalmente nos estados e consequente preocupação com adopção de esquemas e princípios de adopção.

b) Necessidade de actualização dos princípios gerais da velha teoria clássica que careciam de ideias inovadoras para um mundo em transição; c) Necessidade de reduzir o mecanicismo e rigidez da teoria clássica, que fora criada e desenvolvida no começo do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com