TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Positiva

Ensaios: Teoria Positiva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  1.611 Visualizações

Página 1 de 8

1. Discuta a relação entre teoria positiva e normativa.

2. Quais são as críticas à teoria positiva da contabilidade (não melhora as práticas contábeis)? Você concorda com elas?

3. A teoria positiva da Contabilidade, parte da noção de que a firma, por si só, é considerada um nexus de contratos entre vários indivíduos interessados e os agentes apresentam incentivos diversos para entrar em um contrato. O arranjo contratual é inicialmente estabelecido por razões de eficiência, em que contratos bem desenvolvidos reduzem o custo de agência que pode surgir na firma.

a) Se um gestor é remunerado por um percentual dos lucros, isso realmente gera um motivo para manipular os lucros? Se isso pode ser antecipado pelos principais, como eles reagiriam a essa expectativa?

b) Explique a perspectiva de eficiência e a perspectiva oportunística da teoria positiva da Teoria Positiva da Contabilidade.

4. Quais são as três hipóteses básicas relacionadas à teoria positiva da Contabilidade? Descreva-as.

5. Quais os agentes potencialmente envolvidos com conflitos de agência nas organizações modernas? Como se dão esses conflitos?

6. Em que a contabilidade pode ser útil para a administração desses conflitos?

7. Qual o papel da informação contábil dentro da teoria contratual da firma?

8. Quais os principais contratos que você conhece entre os agentes envolvidos com a firma? Qual o papel da contabilidade nesses contratos?

9. Conceitue informação assimétrica, seleção adversa e risco moral, contrastando as diferenças entre os dois últimos. Se a informação fosse simétrica, haveria seleção adversa e risco moral? Por quê?

10. Um fato estilizado com relação ao mercado financeiro é que somente as empresas grandes e bem-estabelecidas têm acesso aos mercados de títulos (bônus e ações) para financiar suas atividades. Você seria capaz de utilizar a abordagem da informação assimétrica para explicar porque empresas menores e menos conhecidas geralmente não conseguem colocar títulos no mercado? Se sim, então utilize e explique.

11. Digamos que você tenha sido contratado para administrar uma fábrica de aparelhos de som. Você sabe que os aparelhos de som produzidos nesta fábrica são de alta qualidade. Mas a firma é nova e pouco conhecida no mercado, de modo que os consumidores não têm conhecimento da qualidade dos produtos. Que medidas você adotaria para sinalizar a alta qualidade dos produtos e amenizar a seleção adversa?

12. Alguns mercados se caracterizam pela existência de informação assimétrica. Indique se a afirmativa é Verdadeira ou Falsa:

( ) O problema da informação assimétrica refere-se apenas ao fato de que informação representa um custo, não tendo portanto qualquer efeito sobre a alocação eficiente.

( ) Segundo Akerlof, no mercado de bens usados o resultado esperado é um preço médio uniforme para todos os bens vendidos, na ausência de garantias ou instrumentos similares.

( ) Os salários de eficiência fornecem uma explicação para o fenômeno do desemprego involuntário no mercado de trabalho.

( ) O problema do risco moral no mercado de seguros surge porque a parte segurada pode influenciar a probabilidade do evento gerador do pagamento.

( ) Na seleção adversa, tanto as pessoas envolvidas com riscos mais elevados quanto as pessoas envolvidas com riscos menores passam a optar pela aquisição do seguro.

13. Tomando por base o artigo “Shoppings rejeitam 'valor justo'” publicado no Jornal Valor on line, do dia 31/03/2011 de autoria de Fernando Torres, analise qual (is) o(s) problema(s) de assimetria de informação podem ser advindos das políticas adotadas pelos shoppings citados. Justifique sua resposta.

1) Friedman especifica que a economia normativa trabalha com o desejável, o que deve ser, já a economia positiva trabalha com o que de fato é. Ela é uma ciência social, que verifica evidências, enquanto a normativa lida com aspectos morais ou éticos.

Declarações econômicas normativas são subjetivas e frequentemente não são baseadas em fatos e evidências. Elas refletem valores e opiniões e julgam se um resultado será positivo ou negativo. A economia positiva lida com declarações sobre a realidade econômica, que podem ser apoiadas ou rejeitadas com base em fatos. Ela é uma ciência e pode ser testada.

2) A principal crítica ao positivismo está ligada a perda da uniformidade dos registros contábeis, algo desejável e um de seus principais atributos. Fazendo uma breve analogia à uma língua, quando falamos de normativismo avaliamos uma língua gramaticalmente, como ela de fato deve ser falada e os PCGA são uma espécie de gramática, já no positivismo seria como se avaliássemos todos os dialetos ao pensar sobre uma língua, ao incorporar o positivismo nas regras gramaticais a língua perderia sua uniformidade.

3)

a) A remuneração variável do gestor com base no lucro é um fator que o faz tender manipular a variável lucro, visto que a obtenção de um maior lucro trará a ele maior remuneração. Desse modo, cabe ao principal monitorar e tentar mensurar o risco do processo das informações contábeis para que a manipulação de dados possa ser evitada.

b) A teoria positiva da contabilidade é classificada sob duas perspectivas: a oportunística e a da eficiência. A primeira, conforme Dias Filho e Machado (2004, p. 26) “baseia-se na premissa de que os indivíduos agem com oportunismo, isto é, buscando defender seus interesses pessoais. Nesse sentido, dentro da perspectiva oportunística, coloca-se que os administradores (indivíduos) realizam a escolha de critérios contábeis influenciados em interesses pessoais, em termos individual (si próprio) ou coletivo (stakeholders ligados à firma). Na perspectiva da eficiência, ocorre o contrário: a escolha é de natureza ex ante. Como exemplo, pode-se citar o estudo de Whittred (1987). Esse autor procurou explicar por que determinadas empresas publicavam suas demonstrações contábeis voluntariamente, sem exigência regulamentar alguma. Constatou-se, que, quando essas empresas recorriam a empréstimos, os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com