TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Queer

Casos: Teoria Queer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

Filme Escritores da Liberdade e Musica Brazuca

O filme Escritores da Liberdade mostra o esforço de uma professora recém-formada que procura fazer seu trabalho de uma forma completa e plena, estimulada por seus princípios com o intuito de fazer emergir uma turma “problemática” com grande dificuldade de aprendizado, ela observa a realidade dos alunos da turma 203 que é colocada à margem pelo sistema educacional deficiente, que sofre preconceito, injustiças e violência.

No decorrer do conto, são abordados temas importantes como: Família desestruturada, desemprego, racismo, exclusão social e descaso educacional. Os obstáculos passados pela professora G. com relação à precária infraestrutura, mas ainda falta de apoio de seus colegas de trabalho assemelha-se a vida de outros educadores espalhados por todo o mundo.

Ela introduz em seus alunos uma perspectiva de mudança incorporando métodos de ensino desenvolvidos pela própria, os quais vão contra as didáticas da escola da qual faz parte. Passa a incluir uma participação ativa dos jovens na sala de aula, incentivando o gosto pela leitura e fazendo com que os mesmos tivessem acesso ha livros, A senhora Gruwell apresenta a turma O Diário de Anne Frank que narra a historia de uma jovem garota que teve sua vida abalada e destruída pelo fascismo, mas que sempre se mostrou inteligente, tagarela e que teve que luta contra os seus medos. Eles não só se sentem inspirados e identificados com a vida da pequena Anne como também passam a escreve um diário também, pela primeira vez percebem-se inseridos em uma família.

O filme nos faz refletir sobre o menosprezo educacional, por parte não só do governo, mas também de uma parcela dos membros que compõe a escola, há membros que trabalham com desdém e que não se importam com a realidade dos estudantes, alguns acabam desistindo de ser educador devido ao baixo salario, insegurança e pânico da sala de aula, outros por sua vez a exemplo da historia verídica da Sr.ª Erin Gruwell continuam acreditando na poder da educação como agente transformador e libertador do homem.

Assim como o filme Escritores da Liberdade a música Brazuca de Gabriel Pensador, é marcada pela critica social e moral. A letra faz uma censura à educação no Brasil. Narra à história de dois irmãos: Brazuca que superou a infância pobre e conseguiu garantir seu futuro graças ao futebol e seu irmão Zé Batalha que não era bom de bola e continuou com uma vida de trabalho árduo e acabou sendo vitima da violência tão presente no Brasil. “Nenhum dos dois estudou porque não existe educação pro povo no país do futebol” aqui atentamos o não comprimento do direito das crianças à escola.

Futebol? futebol não se aprende na escola”, nesse trecho da musica observa-se que se o futebol fosse ensinado na escola o menino Brazuca provavelmente não teria desenvolvido sua aptidão para o jogo de bola, pois não ha incentivos, recursos financeiros e infraestrutura para a pratica de esporte em muitas escolas publicas do país. Igualmente é presente a analise do orgulho que o brasileiro sente em ser o país “campeão do futebol” trazendo um sarcasmo com relação às dificuldades enfrentadas diariamente pelos brasileiros.

É campeão da hipocrisia, da violência, da humilhação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com