TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Gestão da História

Seminário: Teoria da Gestão da História. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  Seminário  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

A história da Teoria da Administração

A T.A começou como uma teoria preocupada inicialmente com alguns poucos aspectos e variáveis situados dentro da organização e voltada exclusivamente para os problemas mais concretos e imediatos do ponto vista de sua aplicação e foi paulatinamente expandido o seu objetivo de estudo.

A recentemente história da T.A teve o inicio no começo do século XX, que é resumida em cinco fases que realça e enfatiza o aspecto importante da administração.

A abordagem da Escola Administrativa Científica

Tem o foco na ênfase nas tarefas que teve o inicio no século XX pelo o engenheiro norte americano Frederick Taylor, que é considerado o fundador da T.A moderna, Taylor provocou a verdadeira revolução no pensamento da administração no mundo Industrial da sua época, com preocupação original foi tentar eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas as Indústrias Americanas e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas.

A primeira aproximação teórica dos estudos da administração empresarial que iniciou no plano do trabalho individual e cada operário tomado isoladamente, para Taylor com isso os operários tinham o direito de escolher a maneira pessoal e como ele ia executar a tarefa, com isso os operários poderiam se tornar eficientes.

Para Taylor a Administração Científica tem quatro princípios importantes:

Princípio do Planejamento

Princípio de Preparo

Princípio do Controle

Princípio de Execução

A técnica do método racional era o estudo do tempo e movimentos as atividades que eram mais complexas eram substituídas em atividades mais simples e os movimentos elementos que denominou para poder utiliza-lo como unidade fundamental de trabalho que foram padronizados no sentido de facilitar a atividade dos crononalistas.

Os objetivos do estudo dos tempos e movimentos são:

Reelaboração da tarefa para fazer com que os movimentos sejam mais simples e mais rápidos.

Desenvolvimentos de padrões mais eficientes de movimentos para os trabalhadores, de modo que possam fazer o trabalho mais rapidamente e com menos fadiga.

Estabelecimentos de padrões para certas tarefas sejam usadas com base para a determinação de escalas de pagamentos e como critérios de avaliação dos trabalhadores.

Desenvolvimento de uma descrição completa de tarefas para ajudar no processo de recrutamento e seleção de novos trabalhadores, orientação e treinamento dos mesmos.

Com isso a fragmentação das tarefas, é a especialidade do trabalhador para conseguir o aumento da eficiência dos operários foi com os planos de incentivos salariais e prêmios de produção, com isso os operários eram motivados para trabalhar e serem remunerados quanto mais ele produzia mais eles recebiam dinheiro, ao busca-lo a produtividade sempre maior, Administração Cientifica voltou-se para a tecnologia de produção em massa.

Os princípios de produção em massa são:

Padronização das maquinas e dos equipamentos de produção para reduzir a variabilidade e a diversidade no processo produtivo.

Racionalização do trabalho

Movimento ordenado do produto, através da linha de montagem, em uma série de operações planejadas em postos de trabalho específicos.

Com a pressuposição era de que a tecnologia de produção em massa combinada com a técnica de estudo de tempos e movimentos para a organização das tarefas individua resolveria todos os problemas de produtividade, isso se previa a ocorrência do aumento da produção e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com