TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Produção em Massa

Resenha: Teoria da Produção em Massa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  Resenha  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

Frederick Taylor, O criador da Administração Científica.

O início do século XX foi um momento de grandes transformações tecnológicas,econômicas e sociais. Nessa época havia uma grande preocupação dos Administradores pela eficiência nos processos de fabricação. Quem conseguiu montar um conjunto de princípios para tratar dessa necessidade da eficiência foi Frederick Taylor.

Taylor e seus seguidores tiveram o mérito de assimilar, sistematizar e disseminar um conjunto de princípios que vinham ao encontro de uma necessidade, as idéias dos princípios de Taylor, mais tarde, foram retomados e aprimorados pelos japoneses que os transformaram no então KAIZEN- Aprimoramento contínuo. Esses princípios ainda hoje são usados pelas grandes empresas.

Teoria da Produção em Massa.

A produção massificada, sistema implantado por Henry Ford, o ideal a ser alcançado é o da padronização, e para tanto, é utilizado o mesmo sistema de calibragem para todas as peças em todo o processo de manufatura, além da especialização da mão-de-obra.

Nesse sistema, cada pessoa e cada grupo de pessoas tem uma tarefa fixa dentro de uma etapa de um processo pré definido. A divisão é feita de acordo com a especialização de cada trabalhador. Este sistema estabeleceu e definiu padrões no processo industrial a nível mundial que são aplicadas até hoje.

Fayol.e a Teoria Clássica da Administração

A teoria de Fayol é utilizada hoje por grandes empresas, e que consiste em, planejamento, organização, coordenação e liderança.

Segundo Fayol, a administração é uma função distinta das demais funções.

A administração é um processo de planejamento, organização, liderança e coordenação e que o sistema pode ser ensinado.

O trabalho de um dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades, de modo que as atividades de planejar, organizar,liderar, e coordenar sigam uma seqüência lógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com