TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da gestão

Seminário: Teoria da gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Seminário  •  3.272 Palavras (14 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 14

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Administração é um processo de tomar decisões que faz as organizações serem capazes utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos.

Objetivos e recursos são palavras-chave na definição de administração e também de organização, e é importante em qualquer escala de utilização de recursos para realizar objetivos individuais, familiar, grupal, organizacional, ou social. A medida que se avança do nível individual para o da administração na sociedade global, aumenta a quantidade de recursos e a complexidade do processo de tomar decisões.

As teorias da administração são conhecimentos organizados, produzidos pela experiência prática das organizações e é o conjunto destas teorias que são designadas por meio de diferentes termos, explicados a seguir.

Teorias são: explicações, interpretações ou proposições sobre a realidade.

Enfoque: chamado de pensamento, abordagem ou perspectiva.

Escola: é a linha de pensamento ou conjunto de autores que usam o mesmo enfoque, ou adotaram o mesmo raciocínio.

Modelo de gestão: é um conjunto de doutrinas e técnicas do processo administrativo.

Modelo de organização: é um conjunto de características que definem organizações e a forma como são administradas.

Doutrina: é um princípio de conduta, que contém valores, implícitos ou explícitos.

Técnicas: são soluções de problemas.

Conceito: é uma ideia fundamental.

Podemos notar diversos acontecimentos que deram início as teorias da administração :

Por volta de 4000 AC. a revolução agrícola evoluiu para a revolução urbana em uma parte que deveria ser o oriente médio, se destacando perante a Ásia e a América, que virtualmente estavam ainda na pré história e no mesmo período a Europa saía da pré história e passava para a evolução agrícola. Com estas evoluções começou a surgir as cidades e estados que com as organizações se demandava práticas administrativas que se estabilizavam e evoluiriam com o passar dos séculos.

Por volta de 3000 AC. , no que viria a ser o Iraque, foi se desenvolvendo as cidades da civilização Suméria e a abundância de água levou os primeiros colonizadores da Mesopotâmia a formar uma “sociedade de irrigação “ que se constituía de pequenas comunidades que tinham templos construídos a mando dos Reis-sacerdotes, que se tornaram centros de administração onde trabalhavam funcionários que faziam anotações em placas de argila onde eram registrados o recebimento, armazenagem e desembolso de produto, que excedente era usado para pagar seus servidores e virava também moeda de troca por produtos escassos como metal e madeira.

Os Sumérios inventaram a escrita e a aritmética, criando assim a administração pública e procedimentos burocráticos com seus funcionários.

No Egito um dos mais conhecidos testemunho de aptidões técnicas e administrativa é as pirâmides, que para serem construídas os egípcios enfrentaram e resolveram problemas gigantescos na administração da mão de obra, uso de arquitetos e logística.

Outra evidência de que os egípcios eram bons planejadores é vista em sua organização militar que era composta por soldados assalariados distribuídos em uma rede de fortes que continham grandes celeiros que supriam várias centenas de homens durante o ano e, provavelmente abastecidos por um centro de suprimento de retaguarda.

Cerca de 2000 AC. , a Babilônia dominou os Sumérios, e as suas placas de argila guardam o registro meticuloso de transações comerciais , evidenciando preocupação com o controle , sendo uma delas frisando o princípio de que a responsabilidade não se delega. Tratava-se de uma mensagem do rei ordenando que dez pessoas construíssem um canal de irrigação, e se não fosse bem feito a responsabilidade do serviço seria do capataz. O código do rei Hamurábi, escrito no século XVIII AC. contém 282 regras que incluem princípios como”olho por olho” e “o consumidor que se cuide”e é um dos primeiros e certamente mais importantes conjunto de leis da história do mundo.

A partir do século XVIII a. C. , com o império assírio controlando a mesopotâmia , começou uma época com grandes avanços na organização militar com o exército assírio desenvolvendo características que serviram de modelo para os exércitos posteriores se destacando a sua logística incluindo navios construídos por eles que navegavam pelos rios Tigre e Eufrates , e chegando até o Golfo Pérsico. Assim ficou formado o primeiro exército de longo alcance que chegava a fazer campanhas até 500 quilômetros de distância da sua base .

Os Babilônios derrotaram os Assírios em 605 a.C., e passaram a dominar a Mesopotâmia e o Rei Nabucodonosor construiu os Jardins Suspensos da Babilônia, que tinham sua cidade enfeitada com tijolos e ladrilhos coloridos. Eles usavam cores para controlar a produção e estoque da fábrica de tecidos , a armazenagem de produtos no celeiro e também foram os primeiros a criar um sistema de incentivo salarial, que era pago de acordo com a produção individual.

Na China encontramos as obras de Sun Tzu que escreveu no século IV a.C. sobre a estratégia militar e usava métodos inteligentes para se vencer uma guerra, pois ele recomendava evitar a batalha, intimidar psicologicamente o inimigo e o atacando quando ele estivesse desprevenido.

Podemos notar que Confúcio já se baseava no mérito ou a capacidade e a excelência moral para habilitar as pessoas a serem líderes e não o berço, enfatizando o mérito por conhecimento e Mêncio, seu discípulo que pregava a meritocracia e defensor da democracia , acreditava na natureza humana e tinha grande desconfiança em relação ao governo, colocando o povo antes do que a nação , fazendo assim sua popularidade cair entre os poderosos da época.

De Shih Huang-Ti em diante , se teve uma burocracia estatal bem definida , baseada nos princípios de Confúcio, pois os candidatos eram submetidos a exames que avaliavam e classificavam os melhores colocados, que recebiam os melhores cargos e em 219 d.C., os candidatos começaram a prestar concurso público.

Na Grécia no século V a.C., começou uma época de produção de ideias e soluções que influenciariam profundamente a todos os tipos de administração, eles abordavam assuntos tipo: democracia, estratégia, igualdade de todos perante a lei, ética na administração pública, planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com