TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da gestão

Artigo: Teoria da gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Artigo  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria da administração

Segundo Chiavenato (2003), os sistemas podem ser classificados em dois aspectos, constituição e natureza. Quanto à constituição, podem ser concretos ou abstratos. Os sistemas concretos são aqueles compostos por aparelhamentos, maquinaria e objetos reais. São denominados hardware. Os sistemas abstratos são os conceitos, ideias. Estão ligados ao conceito de software. Quanto à natureza, os sistemas podem ser classificados em abertos e fechados. Os sistemas fechados são totalmente desintegrados com o meio externo. Como não existem sistemas desse tipo, o termo é mais usado para se referir a sistemas com comportamento determinístico. Por outro lado, o sistema aberto tem comportamento probabilístico e recebe influência ao mesmo tempo em que influencia o meio externo, pois apresenta relação de intercâmbio com o ambiente no qual está inserido, por meio de inúmeras entradas e saídas. Por isso, os sistemas abertos são adaptativos, reajustando-se constantemente ao meio.

A Administração é frequentemente tomada como sinônimo de Administração de Empresas. Porém, isto somente faz sentido se o termo empresa for considerado como sinônimo de organização, que significa os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. O adequado é considerar a Administração de Empresas subárea da Administração, uma vez que esta trata de organizações que podem ser públicas, sociedades de economia mista ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do Século XIX, levou profissionais de outras áreas mais antigas, a exemplo da Engenharia, a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim, a aplicação de métodos de ciências diversas, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da Ciência da Administração.

A administração de empresas desenvolve teorias sobre a organização do trabalho das empresas capitalistas, enquanto a administração escolar formula proposições teóricas sobre a organização do trabalho na escola e no sistema escolar. Em função de terem sido criadas para as empresas,as teorias administrativas apresentam alguns conceitos que precisam ser repensados , quando tentamos aplicá-los à realidade da escola , pois esta é uma instituição que possui certa especificidade em relação às demais organizações sociais .

Teoria Administrativas e Gestão Escolar da mesma forma que as concepções de educação – discutidas nas faculdades de educação – vêm evoluindo ao longo da história, as teorias administrativas também passaram por um processo semelhante, havendo uma variedade grande dessas teorias.Porém, focalizaremos aqui apenas algumas delas com o objetivo de ressaltar sua importância para as organizações no mundo moderno. Para alcançar esse objetivo, as agruparemos em duas grandes abordagens: teorias de natureza prescritiva e normativa, e teorias de natureza explicativa e descritiva.

A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com