TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da gestão científica

Tese: Teoria da gestão científica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Tese  •  3.004 Palavras (13 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 13

Quais as características básicas da Teoria da Administração científica? No que se baseava?

Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência, pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional, pela ênfase nas pessoas; preocupação com o comportamento organizacional (processo de trabalho) e estudo do comportamento humano (motivação humana - teoria de Maslow).

Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor; Criou funções básicas que qualquer empresa precisava ter; alem das funções administrativas.

Quais os fatores que explicam a Teoria da Contingência? Quais suas características principais.

O escopo da teoria das contingências é encontrar a combinação entre o desenvolvimento dos sistemas contábeis e das contingências especificas. Tal combinação é capaz de auxiliar o gestor a atingir os objetivos da empresa e melhores resultados. Portanto, não existe uma estratégia administrativa geral aplicável em todas as organizações e em todas as circunstâncias, pois os sistemas são desenvolvidos com base em uma combinação de fatores externos e características internas das empresas.

A teoria da contingência é uma perspectiva teórica do comportamento organizacional que enfatiza a maneira pela qual as contingências, como a tecnologia e pressões ambientais, afetam o desenvolvimento e o funcionamento das organizações. Alem disso, as contingências influenciam a estrutura das organizações nos níveis de formalização, especialização, diferenciação e burocratização.

Assim, a Teoria da Contingência apresenta os seguintes aspectos básicos:

A organização é de natureza sistémica; ela é um sistema aberto.

As variáveis organizacionais apresentam um complexo inter-relacionamento entre si e com o ambiente.

Caracteristicas:

Estrutura burocrática organizada a partir de uma minuciosa divisão de trabalho. A organização se caracteriza por ciclos de actividades rotineiras que se repetem indefinidamente.

Cargos ocupados por especialistas nas respectivas tarefas com atribuições fixas, definidas e delimitadas. Cada um executa sua tarefa como se fosse distinta e separada das demais.

Centralização das decisões: tomadas somente pela cúpula da organização

Hierarquia de autoridade rígida: com pouca permeabilidade entre os níveis hierárquicos, autoridade baseada na posição.

Sistemas rígido de controle: com estreita amplitude administrativa pela qual cada supervisor tem um numero determinado de subordinados.

Sistema simples de comunicação: o fluxo de informação quase sempre conduz mais ordens de cima para baixo do que dados e retorno de baixo para cima.

Predomínio da interacção vertical: entre superior e subordinado.

Ênfase nas regras e nos procedimentos: formalizados por escrito e que servem para definir os comportamentos das pessoas

Ênfase nos princípios universais da gestão: princípios funcionam como norma sobre como a empresa deve ser organizada e dirigida.

Na realidade a organização mecanísticas funciona como um sistema mecânico, fechado e introspectivo, determinístico e racional, voltado para si mesmo e ignorando totalmente o que ocozre no ambiente externo que o envolver;

Explique a racionalidade presente na Teoria da Burocracia? O que e como interfere nos processos?

A racionalidade é um conceito muito ligado à Burocracia para Weber e implica na adequação dos meios aos fins. No contexto burocrático, isto significa eficiência.

Conseqüências previstas são: previsibilidade do comportamento humano e a padronização do desempenho dos participantes.

Objetivos são: Máxima eficiência da organização, ou seja, uma organização é racional se os meios mais eficientes são escolhidos para a implementação das metas, a racionalidade funcional é atingida pela elaboração – baseada no conhecimento cientifico – de regras que servem para dirigir, partindo de cima, todo comportamento de encontro à eficiência.

Weber usa o termo burocratização em um sentido mais amplo, referindo-se também às formas de agir e de pensar que existem não somente no contexto organizacional, mas que permeiam toda a vida social.

Quais as diferenças entre Teoria Clássica e Neoclássica?

Teoria Clássica:

Eficiência pela estrutura.

Enfoque de cima para baixo (direção para execução).

Unidade de comando

Funções técnicas versus administrativas.

Controle organizacional.

Teoria Neoclássica:

Eficiência pela racionalização.

Enfoque de baixo para cima (execução para direção).

Supervisão funcional.

Concepção versus execução.

Enfoque no controle.

Explique o que é treinamento e desenvolvimento?

Treinamento é o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. Já o desenvolvimento é o processo de longo prazo, para aperfeiçoar capacidades e motivações dos empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos da organização. O desenvolvimento inclui não apenas o treinamento, mas também a carreira e outras experiências.

Explique o que é seleção? Quais as técnicas de seleção? Explique-as.

Processo de escolher o melhor candidato para o cargo e/ou a obtenção e uso da informação a respeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com