TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da gestão com o homem

Projeto de pesquisa: Teoria da gestão com o homem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Já não cabe mais a teoria administrativa continuar a legitimar a racionalidade funcional da organização, como tem feito em larga escala. O problema básico do passado era superar a escassez de bens materiais e de serviços elementares. Nessa época, era técnica e socialmente necessária, e até mesmo inevitável que houvesse um grande esforço nos ambientes de trabalho, o que já não é verdade hoje.

2 DESENVOLVIMENTO

DESENVOLVIMENTO DAS QUESTÕES PROPOSTAS

1. No texto o autor relaciona as Teorias da Administração com o homem. Neste sentido apoiado na descrição dos três tipos de homens propostos (operacional, reativo e parentético) identifique quais Teorias da Administração se relacionam com cada um dos tipos de homem justificando o por quê. A justificativa deve conter as principais características da Teoria da Administração citada.

2. Com base no texto e nos estudos da Comunicação e Linguagem, crie um fixa/resumo com as principais etapas do texto tais como: Introdução; objetivos do artigo Desenvolvimento e Conclusão (ver livro Comunicação e Linguagem Cap. 3 _ Rumo à produção de textos). Este item deve conter no máximo uma página e não pode ser cópia do resumo do artigo.

3. O autor comenta sobre Darwinismo Social pesquise sobre o que é e como se aplica a Administração.

4. Descreva as características do comportamento de cada tipo de homem apresentada pelo texto.

Respostas:

1.O homem operacional equivale ao homo economicus,na teoria administrativa, usado na economia clássica; e ao homo sociológicos, descrito por David Truman, Christian Bay e Sheldon Wolin, como sendo modelo predominantemente empregado na política vigente. As características psicológicas básicas que estes tipos têm em comum os levam a conformarem-se aos critérios inerentes ao sistema social industrial e, portanto a manterem-no incólume.

O homem reativo é um modelo desenvolvido pelos humanistas com tudo o que termo implica. Para os humanistas, assim como para seus antecessores, o sistema industrial e a empresa funcionam como variáveis independentes. O objetivo principal da administração é estimulado comportamentos que reforcem sua racionalidade específica.

O homem parentético não pode deixar de ser um participante da organização. Mas, justamente por tentar ser autônomo, ele não pode ser entendido ou explicado pela psicologia da conformidade, como são os indivíduos que se comportam de acordo com os modelos operacional e reativo. Ele possui uma consciência critica altamente desenvolvida sobre as premissas de valor latente mente presentes em seu dia-a-dia.

2. Segundo Koch (2002): a concepção da língua como representação do pensamento corresponde a do sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações.

A leitura é simplesmente uma captação das idéias do autor, não se levando em conta as experiências e vivências dos leitores. O foco é o autor e suas intenções, fazendo com que o leitor exerça um papel de passividade.

Nesta concepção, cabe ao leitor o simples entendimento dos códigos utilizados e estrutura do texto. É uma leitura que exige do leitor foco no texto, uma vez que “tudo está dito no dito”.

Foco na interação autor-texto-leitor

O sentido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com