TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da organização

Tese: Teoria da organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Tese  •  2.465 Palavras (10 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

SANTOS

2014

(Título do Trabalho)

Integrantes

Sumário

Para alcançar a eficácia o trabalho passou de um fim de si mesmo para constituir um meio de alcançar as metas e obter resultados. Essa reformulação representa uma revolução na teoria administrativa: uma mudança do panorama gravitacional no universo administrativo. Isso porque as pessoas e as organizações estavam mais preocupadas em executar e trabalhar do que produzir resultados. (Idalberto Chiavenato-teoria geral da administração)

Administração por objetivo (APO)

A partir da década de 1950, a teoria neoclássica deslocou a tensão antes fixada nas chamadas “atividades-meio” para os objetivos ou finalidades da organização. O enfoque baseado no método e no processo e a preocupação maior com as atividades (meio) passaram a ser substituídos por um enfoque nos resultados e objetivos a serem alcançados (fins). A preocupação de “como” administrar passou à preocupação de “por que “ou “para que” administrar. A ênfase em fazer o trabalho mais relevante aos objetivos da organização.

1. Teoria da organização

2. A teoria clássica concebe a organização como uma estrutura de órgãos e cargos, com uma forma e disposição das partes, além dor inter-relacionamento entre partes. Essa maneira de conceber a estrutura organizacional e influenciada pelas concepções antigas de organização (como a organização militar e eclesiástica) tradicionais, rígidas e hierarquizadas. Nesse aspecto, a teoria clássica não desligou do passado. Embora tenha contribuído para tirar a organização industrial do caos primitivo que enfrentava em decorrência da revolução industrial, a teoria clássica pouco avançou em termos de teoria da organização.

3. A estrutura organizacional constitui uma cadeia de comando que estabelece uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e define que subordina a quem. A cadeia de comando – também denominada escalar – baseia-se no princípio da unidade de comando, que significa que cada empregado de se reportar a um superior.

Conceito da linha de staff

A teoria clássica enfatiza a organização linear, que constitui um tipo simples de organização. A organização linear se baseia nos princípios de:

a) Unidade de comando ou supervisão única: cada pessoa tem apenas um único e exclusivo chefe.

b) Unidade de direção: todos os planos devem se integrar a planos maiores que conduzam aos objetivos da organização.

c) Centralização da autoridade: toda autoridade máxima de uma organização deve estar concentrada no seu topo.

d) Cadeia escalar: a autoridade deve estar disposta em uma hierarquia, isto é, em escalões hierárquicos, de maneira que todo o nível hierárquico está subordinado ao nível hierárquico superior (autoridade de comando).

A organização linear apresenta um formato piramidal. Nela ocorre a autoridade linear, baseada na unidade de comando, e que é o oposto da supervisão funcional proposta pela administração cientifica. Na organização linear, todos os órgãos que compõem a organização seguem rigidamente o princípio escalar (autoridade de comando). Para que os órgãos de linha possam se dedicar exclusivamente ás suas atividades especializadas, tornam-se necessários outros órgãos prestadores de serviços especializados estranhos ás atividades dos órgãos de linha ( como contabilidade, pessoal, propaganda, assessoria jurídica etc.) esses órgãos prestadores de serviço – denominados órgãos de staff ou de assessoria – fornecem aos órgãos de linha, serviços, conselhos, recomendações, assessoria e consultoria, que esses órgãos não tem condições de prover por si próprios. Tais serviços e assessoria não podem ser impostos obrigatoriamente aos órgãos de linha, mas simplesmente oferecidos. Assim, os órgãos de staff não obedecem ao princípio escalar nem possuem autoridade de comando em relação aos órgãos de linha. A autoridade de staff é a autoridade de comando em relação aos órgãos de linha. Autoridade de staff é a autoridade de especialista e não autoridade de comando.

Autoridade de linha é a forma de autoridade em que os gerentes tem o poder formal de dirigir e controlar subordinados imediatos. Autoridade de staff e a forma de autoridade atribuída aos especialistas de staff em suas áreas de atuação e de prestação de serviços. A autoridade de staff é a ais estreita e inclui o direito de aconselhar, recomendar e orientar. A autoridade de staff é uma relação de comunicação. Os especialistas de staff aconselham os gerentes em suas áreas de especialidade.

Técnicas relacionadas com a organização

Alguns aspectos da organização formal são visualizados e compreendidos por meio de gráficos. Os gráficos podem se referir-se a aspectos globais ou parciais da estrutura organizacional e recebem o nome de organogramas ou gráficos de organização. Podem também se referir a procedimentos ou rotinas de trabalho e recebem o nome de fluxograma ou gráficos de fluxo ou sequência de operação. Enquanto os organogramas são gráficos estáticos, fluxograma são gráficos que demonstram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com