TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da comunicação: Ideias, conceito e métodos.

Por:   •  13/8/2018  •  Resenha  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha

MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria da comunicação: ideias, conceito e métodos. 5. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. P.

Luís Mauro Martino é doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Foi pesquisador-bolsista na School of Political, Social and International Studies na University of East Anglia (Inglaterra). É professor no mestrado, na graduação e na pós-graduação lato sensu na Cásper Líbero. Também leciona no curso de Música da Faculdade Cantareira.

Vivemos em uma época totalmente voltada para a tecnologia, e o texto “Em que mundo você vive” vem de encontro a essa realidade tão gritante em nossa sociedade. O autor em seu texto diz que quando essa pergunta é feita a alguém é porque percebe-se que esta pessoa esta alheia tudo que acontece a sua volta. E ao mesmo tempo questiona como é possível alguém viver em seu próprio mundo, mas totalmente distante mundo real, isto é, normal.

No entanto, pressupõe que existem várias ordens ou dimensões de uma realidade concreta que trabalha com a possibilidade, baseada em algumas hipóteses e especulações científicas, deum universo que não é o único com uma realidade fragmentada. Para o autor o pior dos mundos é a internet que oferece excelentes exemplos da criação de realidades, mas o efeito de seu exagero pode ser cômico.

Ao se falar em "realidade", Kant, na Crítica da Razão Pura, é um elemento subjetivo, pois corre-se o risco de distorção dos dados da realidade que só existe como fato objetivo se percebida pela manifestação das coisas que permanecem fechadas aos nossos sentidos.

A realidade na perspectiva do Real é relacional, isto é, vista como o resultado de uma interação entre sujeitos e objetos, pois o mundo vivido, nessa perspectiva, está na consciência e na interpretação de cada um conforme a construção de seu próprio mundo. O objetivo e o subjetivo estão em relação, sem se redução um do outro e sem alterar a percepção da realidade, portanto sem a eliminação de nenhum deles.

O pesquisador norte-americano Erwin Goffman propõe explicar a existência de "diferentes realidades" através do aparato mental que cada indivíduo usa para dar significado ao mundo real. Para ele uma boa dose dos mal-entendidos cotidianos deve-se ao uso de diversas formas para interpretar uma mesma situação – como por exemplo: a simpatia de uma pessoa como interesse afetivo. Uma das dificuldades é que fácil explicar o que é a "realidade" e associá-la com o "normal" quando se está distante, no entanto quando se aproxima a lente da existência individual, torna-se possível perceber o que é normal ou anormal até o problema ser pensado em termos particulares.

Portanto percebe-se que os termos relacionados a interação, se aproxima mais da perspectiva do texto porque parte do pressuposto de a realidade quando construída nas representações e a partir da interação entre os seres humanos, pode ser alterada e reconstruída na medida em que as transformações vão acontecendo.

Embora a maioria das pessoas possuírem a ideia de que a realidade é uma só e comum a todos, ela é fragmentada e cada ser percorre as várias partes desses fragmentos para formar o que chama de seu real. Sabe- se também que a percepção da realidade pode ser alterada, de acordo com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com