TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria de controle

Seminário: Teoria de controle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Seminário  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

Teorias da Administração

O início das teorias da Administração como área do conhecimento foi marcado pelos estudos de Taylor, no fim do século XIX e no início do século XX, após a Revolução Industrial.

O americano Frederick W. Taylor é um dos mais importantes personagens da história dos estudos voltados para a administração, mas não o único.

Veremos também um pouco sobre alguns nomes como Henri Fayol, Max Weber e Henry Ford.

O objetivo de Taylor era criar uma teoria que ajudasse a solucionar os problemas da época dentro das organizações (empresas). Alguns desses problemas eram: grande quantidade de pequenas empresas; problemas de baixos rendimentos dos recursos utilizados, desperdício, operários insatisfeitos com as empresas, intensa concorrência e a falta de preocupação com a tecnologia. Esse panorama levou Taylor a desenvolver a administração cientifica.

Que tinha como ideia principal achar um método para que se chegasse no lucro da empresa, produzindo mais, e na satisfação do trabalhador ao mesmo tempo. Foi a partir de Taylor que vemos também uma maior preocupação com o ser humano em si, onde os operários trabalhavam em torno de 12, 14 e até 16 horas diárias.

O foco de Taylor estava no empregado com ênfase nas tarefas. Consequentemente através de um empregado feliz, trabalhando menos e recebendo mais, as empresas recebiam vantagens como uma maior produtividade e eficiência. A divisão de tarefas também fez parte de sua ideologia para a administração da época. Taylor foi um agente muito importante na evolução da Administração.

O francês Henry Fayol, que assim como Taylor, tem suas bases fixadas na Teoria Científica.

A ênfase de sua teoria está na estrutura das organizações/empresas. As cinco funções dessa estrutura são: o Planejamento, Organização, Comando, Coordenação e Controle.

Em seu pensamento uma empresa sem um planejamento ou um objetivo era como um barco navegando as escuras, sem instrumentos e sem rumo. Sendo simplesmente levado pelos ventos para qualquer lugar ou lugar nenhum. Sem dúvida um dos nomes mais importantes também na evolução da administração.

Vemos agora o alemão Max Weber, que tem seus estudos em cima do modelo burocrático. Onde a burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, ou seja, na adequação dos meios aos fins pretendidos, com a finalidade de garantir a máxima eficiência possível para alcançar os objetivos desejados.

As características do sistema burocrático eram as regras, a divisão do trabalho, a hierarquia dentro das empresas e o seu foco era a organização inteira como um todo.

E por fim temos o norte americano Henry Ford, mais conhecido por nós como o criador da marca FORD e consequentemente do automóvel fabricado por ele em grande escala e na forma de linha de produção.

Na verdade, Ford não foi o criador da linha de montagem, nem da produção em massa e também não foi o idealizador de muitas teorias citadas, mas usou todos os conceitos de forma muito eficácia.

O ápice de seu sucesso se viu no ano de 1927, onde conseguiu chegar a marca de 17 milhões de automóveis do seu primeiro modelo. Dessa maneira, a indústria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com