TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria ácido-base De Brønsted-Lowry

Casos: Teoria ácido-base De Brønsted-Lowry. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2014  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria ácido-base de Brönsted-Lowry, conceito ácido-base de Brönsted-Lowry ou ainda modelo ácido-base de Brönsted-Lowry é uma das elaboradas teorias ácido-base que propõe descrever o mecanismo de reação entre ácidos e bases. Recebe o nome composto Brönsted-Lowry em homenagem a dois cientistas que a propuseram independentemente: Johannes Nicolaus Brönsted e Thomas Martin Lowry, ambos em 1923.1 2

As espécies químicas consideradas ácido ou base, são, por simplicidade, muitas vezes ditas "ácido (ou base...) de Brönsted". Menos frequente, embora, pode-se ainda encontrar a denominação ácido de Lowry.

Caracterização

Nesse proposto sistema (e é isso o que precisamente o caracteriza, em essência), chama-se:

ácido: qualquer espécie química que exiba tendência a ceder prótons(íons H+);

base: qualquer espécie química que exiba tendência para receber prótons (íons H+).

Pares conjugados

Comportam-se, desse modo, as espécies químicas efetivamente como pares conjugados: uma dada espécie química será apreciada como ácido ("ácido de Brönsted-Lowry") em relação a outra espécie química bem definida. Com efeito, pode dar-se de certa espécie química "A" mostrar-se um ácido perante outra espécie "B" e, todavia, comportar-se como base perante uma terceira espécie "C" — o que está em perfeita conformidade com o modelo proposto (a proposta teoria ácido base de Brönsted-Lowry).

Água como base de Brønsted

Assim, outras substâncias, tais como a água, podem comportar-se, nessa definição específica, quer como ácido quer como base, a depender do par em apreciação.

Como exemplo, na reação entre ácido acético e água, o ácido acético atua como um ácido por doar um hidrogenio à água, a qual atua como uma base (em relação ao ácido em consideração).

Água como ácido de Brønsted

Doutro lado, a água pode também atuar como um ácido perante, por exemplo, a amônia (NH3).

Brønsted-Lowry versus Lewis

O conceito protônico de ácido-base segundo Brösted-Lowry, em sua generalização, encontra identificação mais imediata e pronta com a concepção comum, empírica e ordinária que se empresta aos ácidos e às bases, enquanto substâncias químicas e enquanto funções químicas com características bem definidas.

O conceito eletrônico de Lewis, por outro lado — embora mais generalista e de ampla utilidade científica — nem sempre encontra semelhante identificação com as concepções comuns, empíricas e ordinárias concedidas aos ácidos e às bases. Nesse sentido, pode-se dar que "quase sempre um ácido (ou base) de Brönsted-Lowry será também um ácido (ou base) de Lewis, mas o inverso nem sempre será verdadeiro".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com