TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento de teorias de gestão e procedimentos administrativos que servem de base para a administração atual

Relatório de pesquisa: Treinamento de teorias de gestão e procedimentos administrativos que servem de base para a administração atual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.879 Palavras (16 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 16

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo o entendimento do proces-so administrativo como um todo, dês de suas primeiras teorias, até o modelo atual de administração. Ele mostra toda a evolução da administração, suas principais teorias e soluções criadas pelos maiores administradores da história, para determinadas situações problema. Para alcançar esse objetivo, foi utilizado todo meio possível de informação, livros, filmes, artigos, internet, revistas, a fim de obter maior precisão nas informações aqui apresentadas. Ao final do artigo acadêmico, será pro-posta uma nova teoria administrativa, buscando englobar todos os conhecimentos adquiridos nas pesquisas, a fim de alcançar uma teoria que englobe todas as variáveis necessárias da atualidade.

Palavras-Chave: Administração; Teorias; Soluções.

ABSTRACT

This study aims at understanding the administrative process as a whole, des of his first theories to the current model of administration. It shows the whole evolution of management, its main theories and solutions created by the greatest directors in history, for certain problem situations. To achieve this goal, we used every possible means of information, books, films, articles, internet, magazines, in order to get higher accuracy of the information presented here. At the end of the academic article will propose a new management theory, seeking to encompass all the knowledge acquired in research, in order to achieve a theory that encompasses all the variables needed today.

KeyWords: Administration; Theories; Solutions.

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo o aprendizado das teorias administrativas e dos processos administrativos que servem como base para a administração atual. A partir das atividades propostas na ATPS, abordaremos sobre o processo evolutivo da administração, dês de seu surgimento até os dias atuais. Assim, poderemos compreender, através das teorias administrativas, as formas de administração e de resolução de problemas, tomadas pelos pais da administração, podendo agregar ao nosso conhecimento não só os pontos positivos de cada teoria, mas também as suas “falhas e erros”, para que possamos nos tornar bons gestores. Todas as teorias administrativas são validas, e não podem ser consideradas falhas ou erradas, como citado anteriormente, por ser a solução para suprir as necessidades geradas na época em que foram criadas e aceitas dentro do ambiente organizacional.

2. DESENVOLVIMENTO

Para abordar sobre as teorias administrativas, se faz necessário entender primeiramente o conceito de organizações, administração, seu papel nas organizações e sua relação entre teoria e prática.

Organização, dentro da sociedade, é a fornecedora de meios para atender as necessidades das pessoas. Através de serviços de saúde, água e energia, segurança pública, controle de poluição, alimentação, diversão, educação, praticamente tudo que está dentro de nossas rotinas. Além de fornecer também meios de subsistências para as pessoas, salários, abonos, lucros distribuídos, em troca de trabalho.

Uma organização transforma recursos em produtos ou serviços, e tem como objetivo principal o lucro. Portanto faz se necessário o uso de dois conceitos importantíssimos dentro do possesso administrativo, a eficiência e a eficácia.

Eficiência é produzir de maneira econômica, não só aproveitando os recursos, mas também o tempo de trabalho. Já a Eficácia, é a habilidade de conseguir alcançar seus objetivos em menor tempo possível. Eficiência e eficácia são dois conceitos diferentes, mas que devem andar juntos dentro do ambiente organizacional.

Administração nada mais é do que o processo de tomada de decisões, a respeito de processos produtivos, utilização de capital e recursos. Seu papel dentro das organizações é fundamental, pois ela que determinará o rumo que a empresa deverá tomar para atingir aquela meta de produção, ou aquele mercado de um produto ou serviço especifico. Além de definir o caminho para o alcance do objetivo, também cabe à administração controlar o andamento do mesmo, para que o gestor tenha um feedback dos procedimentos da empresa.

O gestor tem papéis importantes dentro das empresas. Cabe a ele planejar, organizar, dirigir e controlar os processos administrativos.

• Planejamento: Vem como primeira função, por ser a base para as outras. É ele que determina quais são os objetivos a serem alcançados;

• Organizar: Determina o plano de ação para se alcançar os objetivos. É neste processo que ocorre a departamentalização, e a designação das atividades para os seus determinados cargos;

• Dirigir: E conduzir a equipe para fazer o processo todo acontecer. Envolve comunicação, assistência, orientação e motivação, que são os meios utilizados pelos administradores para fazerem os subordinados alcançarem o objetivo esperado;

• Controle: É o ato de verificar se o que foi planejado está sendo executado.

Depois de ter tomado as decisões, o gestor tem que usar de artifícios para que os subordinados executem as funções impostas a eles, para que o resultado final seja alcançado. São eles:

• Comunicação: É o que realmente determina o sucesso, ou o fracasso. É de suma importância que um gestor saiba dialogar e motivar o seu grupo de trabalho para atingir seus objetivos. Os subordinados precisam de uma comunicação clara e objetiva do que é para ser feito, enquanto os gestores precisam de uma boa comunicação por parte dos subordinados para que possa se receber um feedback do que está acontecendo.

• Liderança: O Gestor, acima de tudo tem que ser um líder, conduzir as pessoas. “Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana à consecução de um ou de diversos objetivos específicos” (Tannenbaum, Weschler e Maparik).

• Dinâmicas de Grupo: pode ser utilizado pelo gestor para propor aos subordinados, certos valores, atitudes e crenças que a empresa necessita no momento, formando assim as relações intrínsecas dentro de um grupo de funcionários.

A administração passou a ter uma abordagem humanística a partir de 1932, quando as organizações deram conta de eram formadas não apenas com tecnologias, matérias-primas e papéis, eram formadas principalmente de pessoas.

A abordagem humanística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com