TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Administração

Trabalho Universitário: Teorias Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.497 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

Ênfase nas Competências e na Competitividade; A administração hoje a e as tendências para o futuro.

Esta atividade é importante para que você assimile que o dinamismo do contexto empresarial leva as Teorias da Administração ao desenvolvimento constante de propostas adequadas aos novos problemas existentes em ambientes empresariais cada vez mais complexos, considerando agora que o administrador exerce diversos papéis na organização e que as pessoas são o principal recurso organizacional.

Se utilizada com eficácia, a remuneração por competência, além de recompensar os funcionários pelo valor que agregam aos seus cargos, ajuda a organização melhor focar sua missão e conseqüentemente atingir seus objetivos.

Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa Observa-se nas organizações da nova economia que a revolução do conhecimento, ora em curso, tem como principal objeto o aumento de sua capacitação institucional e, em decorrência desta, que os empregados melhorem suas habilidades, atitudes e qualificações, partilhem experiências, idéias e expertises no trabalho, reavaliem e inovem suas práticas e rotinas de trabalho durante o processo de aprendizagem, integrem tecnologia como parte de suas tarefas e que simultaneamente seja desenvolvido comprometimento mútuo entre empresa e empregado, um investimento para retorno em longo prazo.

Competência, em administração, é a integração e a coordenação de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que na sua manifestação produzem uma atuação diferenciada. O administrador, sob a perspectiva de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos, desenvolve as três competências individuais: o conhecimento, a perspectiva e a atitude , indicando que a teoria da competência referia-se unicamente ao indivíduo.

Competências Essenciais: atividades mais elevadas que são a chave para a sobrevivência da organização e centrais para a formulação da estratégia.

Competências Distintivas: atividades que os clientes reconhecem como diferenciadores de seus concorrentes e que provêem vantagens competitivas.

Competências Organizacionais: Competências e atividades chaves esperadas de cada unidade de negócios da empresa.

Competências de Suporte: Atividades que são importantes para apoiar um leque de competências.

Capacidades Dinâmicas: Capacidades de uma empresa de adaptar suas competências pelo tempo. São diretamente relacionadas aos recursos importantes para a mudança.

Há muitos termos novos envolvendo tecnologia da informação que estão aparecendo com alta freqüência nos últimos tempos. Para o profissional da área de negócios fica a tarefa de entender e tentar utilizar esse avanço tecnológico em benefício próprio.

Quando se atinge à conscientização da necessidade tecnológica, outras necessidades irão surgir ao longo do percurso. É quando se contextualiza a concepção de ativos intangíveis. A reorganização dos métodos de trabalho na década de 90 caracterizada pela reengenharia. Sim, havia a necessidade de se alterar os processos de trabalho para compatibilizar com a tecnologia. Havia a necessidade de mudanças em relação às atividades e responsabilidades dos colaboradores. Enfim, a associação de novas tecnologias ao treinamento e outros instrumentos que possibilitasse a mudança advinda dos aparatos tecnológicos ao ambiente de trabalho.

Como as Empresas afetam o Meio Ambiente?

Pelo uso de matérias-primas e insumos de produção;

Pelo consumo de água, energia, combustível;

Com a movimentação de cargas e pessoas da empresa e para a empresa;

Através do uso dos seus produtos ou serviços;

Na prestação de assistência técnica (óleos, graxas, peças velhas);

Pelo uso físico de áreas onde se instalam;

Com a emissão de poluentes (partículas, gases, odores, barulho);

Através de testes e pesquisas de processos industriais e produtos;

Com o descarte dos produtos colocados à disposição dos consumidores.

Por emissores da própria indústria ou de terceiros (partículas, gases, odores, barulho);

É o desenvolvimento de novo método organizacional ou de gestão nas práticas de negócio da empresa, na organização do trabalho ou em suas relações externas.

Inovações organizacionais podem visar a melhora do desempenho de uma empresa por meio da redução de custos administrativos ou de custos de transação, estimulando a satisfação no local de trabalho (e assim a produtividade do trabalho), ganhando acesso a ativos não transacionáveis (como o conhecimento externo não codificado) ou reduzindo os custos de suprimentos.

As inovações organizacionais em práticas de negócio compreendem novos métodos para a organização de rotinas e procedimentos para a condução do trabalho. Isso inclui, por exemplo, o desenvolvimento de novas práticas para melhorar o compartilhamento do aprendizado e do conhecimento. Um exemplo é a introdução de práticas para a codificação do conhecimento, pelo estabelecimento de bancos de dados com as melhores práticas.

Utilizando a gestão do conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.

A principal preocupação dos investigadores na área da gestão do conhecimento reside na busca da melhoria de desempenho das organizações através de condições organizacionais favoráveis, processos de localização, extração, partilha e criação de conhecimento, assim como através das ferramentas e tecnologias de informação e comunicação.

De forma geral, acredita-se que uma boa prática de gestão do conhecimento influencia direta e indiretamente o bom desempenho organizacional e financeiro de uma organização.

Capital intelectual é o nome dado a toda a informação, transformada em conhecimento que se agrega àqueles que você já possui. Assim, por exemplo, uma pessoa que sabe dirigir um veículo pode não entender de mecânica. Mas, outro, poderá fazê-lo, se souber mecânica.

Administração e o seus objetivos são um processo de entendimento dos objetivos de uma organização, de maneira que a administração e funcionário desempenhem as suas funções em função desses objetivos e que os compreendam.

Qualquer gestor facilmente encontra problemas em compreender e concordar com os funcionários, a respeito de o que se pretende atingir. A APO consiste, basicamente, num processo que requer a identificação e descrição precisas de objetivos (a atingir) e prazos para conclusão e monitorização. Tal processo exige que o gestor e o funcionário concordem no que a administração pretende atingir no futuro e que todos desempenharão as suas funções em função dos objetivos (de outra forma se conseguirá a noção de compromisso).

Por exemplo, independentemente do que for debatido entre gestor e funcionário no dia-a-dia, suponha-se que ambos concordam acerca da introdução de um indicador de performance que relate o desenvolvimento das vendas de uma parte da organização. Então, o gestor e funcionário necessitam discutir o que está a ser planejado, qual o prazo e as várias interpretações que indicador pode assumir. Por conseguinte, ambos devem certificar-se que o objetivo está a ser considerado e que será concluído no tempo estipulado.

Todas as organizações observam falta de recursos e, como tal, incumbe-se ao gestor que considere o nível de abastecimento mas também se os objetivos abordados em grupo pela organização serão os mais indicados e se representam a melhor alocação de esforço. Também, Sistemas de informação de gestão confiáveis são necessários para estabelecer objetivos relevantes e monitorar as taxas de sucesso, sob o ponto de vista dos objetivos.

O ensino de Administração e, a sua prática no mundo das organizações sempre esteve associado a idéia-força de melhorar o desempenho através do treinamento sistemático.

A Administração, por e através de seus agentes cada vez mais, necessitará compreender as normas, valores e visões do mundo dos colaboradores diretos, grupos, unidades e de toda a organização. A compreensão de tais questões, formam a base a partir da qual se prescruta o futuro e se decide sobre os novos conhecimentos que são legítimos e os que não são. Trata-se portanto, de algo que ultrapassa a mera referência à visão/missão da organização, descrição de postos de trabalho, organograma e ferramentas a serviço da organização. As pessoas participam e contribuem para o seu conhecimento, para o conhecimento da organização onde trabalham, para a família, a igreja, o clube social, etc. Todas essas experiências de mão dupla, influenciam a maneira de ser da organização onde trabalham e vice-versa.

A Administração está percorrendo caminhos para constituir-se tanto em “ciência” como em “arte” e “técnica”. Há em Administração princípios, teorias, instrumentos e técnicas. Está emergindo uma linguagem comum da Administração e talvez até haja uma disciplina universal. Sem dúvida alguma, há uma função genérica mundial que chamamos de “administração” e que atende a mesma finalidade em toda e qualquer sociedade desenvolvida. Como decorrência, a Administração também é uma cultura de valores e crenças. Pode ser considerada a ponte entre uma civilização que está se tornando mundial e uma cultura que manifesta tradições, valores, crenças e patrimônios divergentes. A Administração precisa tornar-se cada vez mais um instrumento pelo qual a diversidade cultural passa a atender as finalidades comuns da humanidade. Porém, ao mesmo tempo, a Administração está sendo cada vez mais exercida dentro das fronteiras de uma única cultura, legislação ou jurisdição nacional. A Administração deve e pode, tornar produtivos os valores, as aspirações e as tradições do indivíduo, da comunidade e da sociedade, para atender a uma finalidade produtiva comum. Se a Administração não tiver êxito em colocar a funcionar o patrimônio cultural específico de um país, de uma região, de uma comunidade, não pode ocorrer o desenvolvimento social e econômico.

Os administradores tem que ser mais persistentes em suas ideias , para q sua empresa possa r se destacar mais na frente .

...

Baixar como  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »