TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Administração

Dissertações: Teorias Da Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2012  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  1.459 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

A ADMINISTRAÇÃO COMO UMA HABILIDADE HUMANA

E ACONTECIMENTOS SOCIAIS QUE OCASIONARAM O SURGIMENTO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

INTRODUÇÃO

Em todas as disciplinas e áreas do conhecimento, seja ela exata humana ou biológica, é de fundamental importância o estudo investigativo dos primeiros pensadores de determinado assunto, bem como de suas respectivas teorias, princípios e fórmulas.

Este trabalho tem como objetivo compreender o surgimento das teorias da administração como um evento social baseado na evolução humana, identificando os problemas quais essas teorias pretendiam solucionar, trata-se também da Administração ser uma habilidade humana e aborda os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias. As características marcantes principalmente de Taylor evidenciaram suas contribuições para época, apontando as razões que fizeram surgir às abordagens Humanísticas, Neoclássica e Estruturalista da Administração.

Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Existem três aspectos chaves que devem ser apontados nesta definição: dá maior ênfase ao elemento humano na organização, focaliza a atenção nos resultados a serem alcançados, isto é nos objetivos em vez de nas atividades, incluiu o conceito de que a realização dos objetivos pessoais de seus membros deve ser integrada à realização dos objetivos organizacionais é administrar a ação através das pessoas com objetivo bem definido Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar.

ADMINISTRAÇÃO UMA HABILIDADE HUMANA

O conhecimento tecnológico da Administração é importantíssimo, básico e indispensável, mas depende, sobretudo, da personalidade e do modo de agir do administrador, ou seja, de suas habilidades.

Há pelo menos três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa executar eficazmente o processo administrativo : a habilidade técnica, a humana e a conceitual.

As habilidades podem ser natas ou adquiridas, ou seja, as pessoas nascem e desenvolvem habilidades próprias e outras são obtidas, de acordo com a necessidade e motivação que passarão a ter ao longo de sua existência.

Habilidade técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos,técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas específicas, através de sua instrução, experiência e educação.

Habilidade humana: Consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz.

Habilidade conceitual: Consiste na habilidade para compreender as complexidades da organização global e o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da organização. Esta habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da

organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu grupo imediato.

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO.

Dentre os principais fatos que caracterizam os primórdios da Administração estão os fatos históricos, sociais, políticos e econômicos, caracterizando o cenário no qual estão contidas as organizações do passado.

As características mais marcantes nas organizações, em meados do século XVIII, estavam voltadas ao artesanato, com seus artesãos atuando em pequenas oficinas/escolas e aos profissionais autônomos. Nessa época a sociedade era diferente dos dias atuais.

A Administração recebeu influências que moldaram seu futuro caráter científico. Grandes filósofos da Idade Antiga deixaram em seus escritos, contribuições para a Administração moderna. Sócrates, em seu trabalho, cita administração como habilidade pessoal; Platão, em seu livro “A República”, expõe a forma de governo e a Administração de negócios públicos; Aristóteles, quando escreveu “A Política”, fala sobre a organização do Estado e suas formas governamentais. (CHIAVENATO, 2003).

Segundo Maximiano, (2007), algumas contribuições, deixadas pelos povos da Antigüidade foram importantes.

O Renascimento, período histórico de grande destaque para as Artes e outras ciências.

A Administração recebeu influência também da organização da Igreja Católica, na adoção da hierarquia, disciplina, descentralização de atividades e a centralização de comando.

No século XVIII, as tendências que o Mercantilismo havia iniciado, foram impulsionadas pela Revolução Industrial, que foi produto de dois acontecimentos: o surgimento das fábricas e a invenção da máquina a vapor e sua utilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com