TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Administração

Artigos Científicos: Teorias Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  3.930 Palavras (16 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

PÓLO DE APOIO PRESENCIAL ULIANÓPOLIS-PA

CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Cleonilton de Souza RA 427347

Edivaldo Sousa Barros RA 417858

Francisca Vanessa Mendonça de Lima RA 426299

Maria Helena Oliveira da Silva RA 414706

Manoel Alves Souza Filho RA 427352

Ricardo Costa Loeschke RA 442949

Prof: Monica Satolani

Tutor: Walton da Silva Nunes

Ulianópolis, 23 de Agosto de 2013.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

PÓLO DE APOIO PRESENCIAL ULIANÓPOLIS-PA

CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Cleonilton de Souza RA 427347

Edivaldo Sousa Barros RA 417858

Francisca Vanessa Mendonça de Lima RA 426299

Maria Helena Oliveira da Silva RA 414706

Manoel Alves Souza Filho RA 427352

Ricardo Costa Loeschke RA 442949

Trabalho solicitado para fins de avaliação da disciplina de TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO, apresentado à banca examinadora da Faculdade Anhanguera UNIDERP.

Ulianópolis, 23 de Agosto de 2013.

Resumo.

Buscamos através deste trabalho, mostrar o início e a evolução das teorias da administração através dos tempos e como essa evolução influenciou e influencia ainda a maneira pela qual a administração é aplicada até hoje. A administração faz parte do nosso cotidiano de tal forma que muitas vezes não percebemos, mas podemos colher os resultados que uma boa administração é capaz de fazer. Nossa intenção é demonstrar como teorias descobertas durante todos esses anos ainda hoje são utilizadas pelas organizações com o intuito de se atingir a plena eficiência de uma organização. A abordagem do tema torna-se relevante devido à importância do mesmo para o entendimento das organizações e para construção do pensamento administrativo atual, exigente de profissionais flexíveis e adaptáveis.

Sumario.

INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------------------- 05

RELATORIO ----------------------------------------------------------------------------------------- 06

CONSIDERAÇÕES FINAIS ---------------------------------------------------------------------- 12

CONCLUSÃO --------------------------------------------------------------------------------------- 13

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ------------------------------------------------------------ 14

Introdução.

Habilidades Humanas – estão relacionadas com o trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais. As habilidades humanas estão relacionadas com a interação com as pessoas. O desenvolvimento da cooperação dentro da equipe, o encorajamento da participação, sem medos ou receios, e o envolvimento das pessoas são aspectos típicos de habilidades humanas. Saber trabalhar com pessoa e por meio das pessoas.

A Teoria Geral da Administração (TGA) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da administração em geral, não se preocupando onde ela seja aplicada, se nas organizações não lucrativas (empresas) ou nas organizações não lucrativas, resumindo, a TGA trata do estudo da Administração das organizações, demonstrando a administração como sendo uma habilidade humana e conhecer melhor as teorias da administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração. Com base nas pesquisas realizadas sobre as sete teorias propostas, a saber: Teoria da administração científica, teoria clássica, teoria da burocracia, teoria neoclássica, teoria das relações humanas, teoria comportamental e teoria da contingência, etc.

Vamos portanto dentro das nossas limitações acadêmicas, estudar os conceitos fundamentais de administração, de acordo com essas teorias, para compreender os processos administrativos e exemplificar alguns casos. Além disso, propõe se expor as principais características das teorias da administração por meio de seus precursores. O conceito de administrar está associado a gerir algo de forma disciplinada a fim de atingir objetivos de forma eficiente e eficaz. Quando se fala em administrar não se refere somente a uma organização, é possível identificar formar de administrar ou até mesmo conceitos de administração nas ações cotidianas.

A cada dia estamos sujeitos a tomadas de decisão que propiciaram ou não a eficiência ou eficácia de nossas ações. Com base no exposto, é possível entender que a administração é um elemento humano composto que envolve diversas áreas como, por exemplo, Direito,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com