TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Administração

Tese: Teorias Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Tese  •  6.055 Palavras (25 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 25

Resumo

Teoria é a tentativa de associar e integrar os dados coletados através da experimentação e observação em um sistema explanatório compreensível.

A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A administração trata do planejamento, da organização, da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão do trabalho que ocorram dentro de uma organização.

O objetivo deste estudo além de demonstrar as teorias que deram origem aos processos administrativos é demonstrar o processo de liderar pessoas, os principais estilos, principalmente o estilo da liderança situacional que é propagada como sendo aquela que representa a atuação de acordo com cada situação vivida pela organização e características, maturidade pessoal e profissional das pessoas que compõe a equipe de trabalho. Outro fator importante é o papel do líder como fonte de transformação e quais qualificações deve ter para uma atuação dinâmica.

Abstract

Theory is an attempt to link and integrate the data collected through experimentation and

observation in an explanatory system understandable.

The administration is nothing more than rational driving the activities of an organization, whether profit or non-profit. Management deals with the planning, organization, direction and control of all activities differentiated by division of labor that occur within an organization.

The aim of this study demonstrate beyond theories that gave rise to administrative proceedings is to demonstrate the process of leading people, the major styles, mostly situational leadership style that is propagated as being the one that represents the performance according to each situation experienced by organization and characteristics, personal and professional maturity of the people who make up the team. Another important factor is the leader's role as a source of transformation and what qualifications must have for a dynamic performance.

Introdução

O objetivo deste trabalho é conhecer as teorias da administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.

Com base nas pesquisas realizadas sobre as sete teorias propostas, a saber: Teoria da administração cientifica, teoria clássica, teoria da burocracia, teoria neoclássica, teoria das relações humanas, teoria comportamental e teoria da contingência, abordarão duas questões fundamentais no estudo da administração moderna das empresas.

Uma questão proposta é o estudo das principais contribuições das teorias referidas na administração moderna das empresas, que serão estudadas no desenvolvimento deste trabalho. A outra questão surge da constatação de que ainda existem empresas que aplicam conceitos antigos por falta de conhecimento e porque não dizer, por falta de uma política empresarial de gestão do conhecimento.

Vamos, portanto, estudar os conceitos fundamentais de administração, de acordo com essas teorias, para compreender os processos administrativos e exemplificar alguns casos.

1-Teoria da administração cientifica

Um dos maiores expoentes da teoria da administração, conhecida como administração cientifica foi Taylor. Através da leitura de Idalberto Chiavenato, em sua Teoria geral da administração, nota-se que Taylor compartilhou com Fayol, criador da teoria Clássica, o reconhecimento de serem os fundadores da moderna administração.

2-Teoria clássica

Muitas teorias da administração participam da abordagem clássica. Na verdade ela não foi criação individual do engenheiro Henri Fayol em 1916. Ele utilizou o modelo da organização militar como exemplo para estruturar suas proposições teóricas. Outros estudiosos de administração também davam ênfase à estrutura das organizações, na formulação se suas teorias, na mesma época.

3-Teoria da Burocracia

A burocracia traz por seu lado a contribuição para os registros que ficam na memória da empresa, que podem ser utilizados “pela gestão do conhecimento”. Entretanto, por outro lado, em alguns aspectos, esfria o relacionamento humano, trazendo para a área central, para o cérebro da empresa, um comportamento mecanicista, que passa das maquinas dos operários para os papeis dos funcionários administrativos.

4-Teoria Neoclássica

A teoria neoclássica representa uma grande contribuição do espírito pragmático dos empresários americanos. A característica principal passa pela forte ênfase nos aspectos práticos aplicados á administração.

Na verdade, a teoria Neoclássica é a teoria clássica, renovada, atualizada, corrigida sob a égide das novas teorias e dos problemas administrativos atuais. Aos neoclássicos absorvem, aceitam a influencia das ciências do comportamento na administração, para ao mesmo tempo reafirmarem nos postulados clássicos, com argumentos mais convincentes.

5-Teoria das relações humanas

A teoria das relações humanas foi desenvolvida por cientistas sociais, como um movimento de oposição à teoria clássica. Com uma abordagem humanística, a teoria administrativa sofreu verdadeira revolução conceitual. A ênfase voltou-se para as pessoas que trabalhavam na organização. Seu surgimento, que começou após a morte de Taylor, a partir da década de 30, foi possível devido ao desenvolvimento da Psicologia, bem como as modificações ocorridas no panorama político e socioeconômico da época que foi elaborada.

6-Teoria Comportamental

Teoria comportamental segue uma linha humanística e para isto a psicologia organizacional contribuiu decisivamente para o surgimento de uma teoria administrativa mais democrática. Ensinando que o homem deve pensar mais e criar mais, a teoria comportamental propõe o abandono de posições normativas e descritivas e a adoção de uma posição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com