TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Administração

Pesquisas Acadêmicas: Teorias Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  3.869 Palavras (16 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBIES.

POLO: TUCURUÍ-PA.

ACADÊMICOS: AELSON DE SOUZA DA SILVA – RA 435497

ANA PAULA DE OLIVEIRA – RA 440027

CARLA CRISTINY F. D. DO NASCIMENTO - RA: 7984728957

FERNANDA CUNHA DOS SANTOS – RA 9988647540

LILIAN WANSELER GONÇALVES – RA 7932689167

MIRIAM MACEDO SARAÍVA – RA 8142756515

A oportunidade de despertar competência para a transmissão do conhecimento por meio de produção científica.

Tucuruí – PA

27/09/2013

CADÊMICOS: AELSON DE SOUZA DA SILVA – RA 435497

ANA PAULA DE OLIVEIRA – RA 440027

CARLA CRISTINY F. D. DO NASCIMENTO - RA: 7984728957

FERNANDA CUNHA DOS SANTOS – RA 9988647540

LILIAN WANSELER GONÇALVES – RA 7932689167

MIRIAM MACEDO SARAÍVA – RA 8142756515

A oportunidade de despertar competência para a transmissão do conhecimento por meio de produção científica.

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) realizada para obtenção de nota da disciplina: Teorias da Administração do Curso de Ciências Contábeis.

Sob orientação da Profª. Mônica Satolani e do Tutor Presencial: Marcos B. Ferreira da Universidade Anhanguera - UNIDERP

Tucuruí – PA

27/09/2013

Introdução.

Teoria Geral da Administração enfoca como premissa as Teorias Administrativas que forma no todo conjunto de normas principais que se complementam, para levar o campo das ciências humanas a uma mais ampla compreensão da administração científica no dia a dia das pessoas, das organizações e do relacionamento entre elas como um todo, no intuito de gerar desenvolvimento, com o objetivo principal da máxima eficácia e eficiência, no contexto da produção e do lucro.

A partir do início do século XX, as Teorias Administrativas tiveram sua importância reconhecida em virtude do surgimento da Revolução Industrial tornou-se necessário começar a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens já era realidade imediata e havia a urgência em organizar e controlar tal produção. Antes desse período, as indústrias produziam seus produtos manufaturados artesanalmente, suas formas de produção eram rudimentares e sem nenhum controle de produção, eram executadas de acordo com as necessidades, independente do lugar ou época.

Sem as normas administrativas e os critérios adotados atualmente pela Administração, dificilmente uma organização sobrevive a um período superior a dois anos. É necessário o exercício de planejar, organizar, liderar, executar e controlar.

1. Princípios históricos e a visão da administração científica.

Em toda sua história o ser humano sempre procurou encontrar meios, para assim alcançar melhores resultados de suas ações, aprendeu a reunir forças, juntar pessoas, idéias e experiências e daí então passou a trabalhar em conjunto, surgindo assim a “organização”, que é entre todas as criações do homem, a mais esplendida; capaz de criar, projetar, produzir e distribuir bens e serviços, uma organização não é igual à outra. Cada uma tem suas particularidades próprias.

Além disso, as organizações operam em ambientes diferentes e sofrem grandes influências dos meios e também dos seguintes fatores: culturais, econômicos, legais, políticos, tecnológicos, sociais e demográficos, que se integram entre si e se alternam constantemente. A administração é uma habilidade humana, sem dúvida.

Porém, uma habilidade adquirida após séculos de evolução, pela extrema necessidade de organização que afeta aos homens de negócios. A Administração recebeu influências que moldaram seu futuro caráter científica. Grandes filósofos da Idade Antiga deixaram em seus escritos, contribuições para a Administração moderna. Sócrates, em seu trabalho, cita administração como habilidade pessoal; Platão, em seu livro “A República”, expõe a forma de governo e a administração de negócios públicos; Aristóteles, quando escreveu “A Política”, fala sobre a organização do Estado e suas formas governamentais. (CHIAVENATO, 2003).

A Administração recebeu influência também da organização da Igreja Católica, na adoção da hierarquia, disciplina, descentralização de atividade e a centralização de comando, assim como das organizações militares, que repassaram seus conceitos de disciplina, unidade de comando, estratégia e obediência à hierarquia.

No século XVIII o surgimento das fábricas e a invenção da máquina a vapor através da revolução industrial e sua utilização na produção fez surgir uma nova forma de trabalho baseado na produção em longa escala, que modificou os padrões econômicos e sociais da época. Esses acontecimentos propiciaram condições favoráveis à criação de estudos científicos, porque era necessário o aperfeiçoamento da produção nas empresas.

O surgimento das teorias administrativas começou neste período a suprir a ausência de bases científicas da Administração, bem como dar visibilidade e credibilidade à nova ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com